A Assouline vai lançar no próximo dia 4 de setembro “Federer“, um novo coffee table book que é uma biografia visual do tenista suíço, na qual é contada a história da sua vida através de texto e fotografias. Esta publicação acontece menos de três meses após o lançamento de “Twelve Final Days”, um documentário da Prime Video, dirigido por Asif Kapadia, que relata os últimos 12 dias da carreira de Roger Federer.
O texto deste novo livro é da jornalista desportiva alemã Doris Henkel e baseia-se em extensas entrevistas individuais, com as quais Henkel traça a trajetória do tenista desde a infância até ao fim da carreira, na Laver Cup, em Londres, em 2022.
Desde a conquista de inúmeros campeonatos até às vivências pessoais, “Federer” foi criado em colaboração com o famoso tenista e a mulher, Mirka, com quem é casado desde 2009, ao longo de dois anos, e oferece aos leitores uma visão abrangente de momentos da vida privada do tenista, da sua personalidade e da carreira. O livro inclui fotografias dos álbuns privados da família de Roger Federer, assim como de torneios nos quais participou, mostrando uma trajetória da vida do atleta dentro e fora de campo. Durante vinte e quatro anos como profissional de ténis, Roger Federer disputou 1526 jogos de singulares e 224 de pares, venceu vinte Grand Slams, esteve mais de 300 semanas em primeiro lugar no ranking ATP, 237 das quais consecutivas — um recorde que ainda se mantém –, e ganhou medalhas olímpicas de ouro e prata.
Ao longo de dezasseis capítulos, o livro explora os triunfos do jogador, desde os Opens de França, Estados Unidos, Austrália ou Wimbledon, até aos Jogos Olímpicos, ATP Tour e Laver Cup. A obra aprofunda a vida pessoal de Roger – a sua infância, o encontro com Mirka, os quatro filhos do casal (dois pares de gémeos, Charlene e Myla, de 14 anos, e Lenny e Leo, de nove), e a ligação ao seu país de origem, a Suíça. Além disso, conta ainda com comentários de amigos famosos do tenista, como o colega de profissão Rafael Nadal, e também Trevor Noah, Bill Gates ou Anna Wintour.
Os leitores têm também a oportunidade de ficar a conhecer viagens exóticas de Federer e saber mais sobre algumas experiências, como a de ter sido anfitrião da Met Gala este ano ou as sessões que fez com fotógrafos de renome, como Annie Leibovitz, Craig McDean ou Mario Testino. A obra tem ainda uma secção dedicada ao trabalho filantrópico da Fundação Roger Federer, que já angariou 90 milhões de dólares para apoiar programas de educação infantil na Suíça e em África. Todas as receitas deste livro vão reverter a favor da fundação do tenista.
O livro vai estar disponível nas versões Clássica (120 euros) e Ultimate (1200 euros), sendo que esta última inclui uma edição limitada de 200 exemplares assinados à mão pelo próprio Roger Federer (2000 euros). Já é possível fazer uma pré-reserva no site da Assouline.