O Opel Frontera é o novo SUV do segmento B da Opel, que substitui o Crossland e herda a mesma base do Citroën C3 Aircross, também ele do grupo Stellantis. A principal vantagem do novo SUV, face ao seu antecessor, é a capacidade de oferecer mecânicas mais modernas e adaptadas à actual realidade do mercado europeu, onde a procura se divide entre versões eléctricas e outras equipadas com motores a combustão, de preferência electrificadas para reduzir os consumos e emissões. Curiosamente, este mesmo Frontera que é comercializado no Reino Unido com emblema Vauxhall (a marca irmã da Opel) é proposto pelo mesmo preço, seja ele equipado com mecânica híbrida a gasolina ou 100% eléctrica.
No site da Vauxhall britânica, o Frontera apresenta-se em duas versões, a híbrida e a eléctrica, ambas por 23.495 libras, o equivalente a 27.935€ à cotação actual. O Frontera Hybrid 1.2 Turbo é um mild hybrid (mHEV) que possui como unidade principal um motor a gasolina sobrealimentado com três cilindros e 1,2 litros, a fornecer 100 cv e 205 Nm de binário, contando com a pequena ajuda de um motor eléctrico a 48V com 29 cv e 55 Nm, alimentado por uma bateria com apenas 0,43 kWh de capacidade útil (0,89 total). Isto permite à Opel/Vauxhall reduzir o consumo de 6,2 l/100 km (como o do C3 Aircross com o mesmo motor a gasolina de 100 cv, mas sem assistência eléctrica do sistema mHEV), para 5,5 l/100 km do Frontera, a que corresponde uma redução das emissões de 139 para 122 g de CO2/km.
O Frontera eléctrico que a Vauxhall utiliza para termo de comparação com a alternativa mHEV é a primeira versão do SUV a bateria a chegar ao mercado, dotada com um motor de 113 cv e 125 Nm, alimentado por uma bateria com uma capacidade de 44 kWh e uma química LFP (lítio fosfato de ferro). Este acumulador aceita carga até uma potência de 100 kW em corrente contínua (DC) e 11 kW em corrente alternada (AC), permitindo ao Frontera Electric anunciar 305 km de autonomia segundo o método europeu WLTP.
Em Portugal não há paridade e… ainda bem
Se no Reino Unido há paridade de preços entre a versão eléctrica e aquela que recorre a um motor a combustão, o mesmo não acontece em Portugal. Isto porque o Opel Frontera, que já está disponível no site nacional da marca, propõe a mesma versão mHEV com 100 cv por 23.740€, enquanto a versão 100% eléctrica exige 28.740€.
O Frontera Electric com 113 cv é actualmente a única versão exclusivamente a bateria que é proposta em Portugal (a gama irá ser completada mais tarde com uma versão equipada com uma bateria de 54 kWh e uma autonomia de 400 km), sendo comercializado apenas por mais 810€ do que em Inglaterra. A pequena diferença explica-se facilmente se tivermos em conta que o IVA entre nós é de 23%, 3% acima do britânico.
Não existindo grande diferença no valor da versão eléctrica em Portugal face ao Reino Unido, os condutores lusos têm a vantagem de pagar substancialmente menos pela opção mild hybrid do Frontera. Enquanto no Reino Unido os clientes têm de desembolsar o equivalente a 27.930€, por cá os condutores nacionais poupam 4190€, uma vez que o Frontera Hybrid 1.2 Turbo com 100 cv é proposto por 23.740€. Se, por um lado, é bom que o Frontera tenha conseguido a paridade entre as versões eléctricas e a combustão, para já no Reino Unido, por outro lado, parece que este equilíbrio foi conseguido à custa de um preço mais elevado para a versão híbrida a gasolina, pelo que os condutores nacionais podem agradecer, sobretudo os que visam adquirir a versão mais acessível deste novo SUV.