A força da natureza continua a causar estragos em Alvalade. A primeira parte até nem foi fácil para o sueco, que teve pouco espaço no corredor central e junto da baliza, devido ao bom trabalho defensivo dos centrais do FC Porto, e apareceu descaído no corredor esquerdo — como também gosta. Ainda assim, tudo mudou no segundo e Viktor Gyökeres voltou a causar impacto num clássico contra os dragões.

Os abalos de Gyökeres dão uma ordem natural ao jogo através do caos (a crónica do Sporting-FC Porto)

Foi à passagem do minuto 69 que o sueco mudou o jogo. Gyökeres recebeu a bola em cima da linha de meio-campo e, ao contrário normal, no corredor direito, ultrapassou Otávio Ataíde em velocidade, entrou na área e foi carregado pelas costas pelo jovem central. Luís Godinho assinalou a grande penalidade e foi aí que apareceu Pedro Gonçalves a fazer uma assistência daquelas que não aparecem nas estatísticas. O internacional português é, normalmente, o batedor das grandes penalidades mas, num gesto de frieza e maturidade, entregou a bola ao sueco. Gyökeres assumiu a responsabilidade e enganou Diogo Costa, dando início à vitória leonina.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com esse golo, o avançado continuou de pé quente em jogos frente aos portistas, já que este foi o seu quarto golo em clássicos. Para além disso, Gyökeres marcou em todos os jogos contra o FC Porto a contar para o Campeonato Nacional e fez o seu 50.º golo ao serviço do Sporting, tornando-se no décimo estrangeiro a atingir esta marca nos leões, apenas atrás de Yazalde (126), Bas Dost (93), Iordanov (70), Jardel (67), Arizaga (62), Slimani (61), Balakov (60), Fernando Puglia (58) e Manoel (56).

Contudo, Gyökeres é o sexto jogador que precisou de menos jogos para atingir a marca dos 50 golos. O sueco precisou apenas de 55 jogos e, neste capítulo, só é batido por Peyroteo (25), Jardel (38), Lourenço (45), Manuel Soeiro e Puglia (47). Tudo isto em apenas um ano nos leões. Para além do golo, o jogador de 26 anos fez um passe de rutura, cinco remates, três conduções progressivas e quatro dribles eficazes.

No final do clássico deste sábado, Gyökeres foi eleito o homem do jogo para a Liga Portugal e, na flash-interview da SportTV, considerou “justa” a vitória leonina, já que a sua equipa “controlou o jogo e teve mais ocasiões”. “É sempre importante ganhar jogos, especialmente contra uma equipa de topo. É importante vencer contra eles [FC Porto]. Aprendemos com os últimos jogos, mantivemos a clean sheet e assim fica mais fácil ganhar”, analisou o sueco, que se tornou no sétimo jogador do Sporting a marcar nas quatro primeiras jornadas.

Questionado sobre os 29 golos na última edição Campeonato Nacional e sobre se pode superar essa marca na presente temporada, Gyökeres acredita que sim. “O objetivo é fazer mais como equipa e eu também quero melhorar. Quero marcar mais”. Sobre a liderança do Sporting que, à condição, é de forma isolada, o avançado destacou a prestação da equipa neste arranque de época: “Ganhámos todos os jogos, marcámos muitos golos, temos um bom ritmo e vamo-nos conhecendo jogo a jogo”.