A força da natureza continua a causar estragos em Alvalade. A primeira parte até nem foi fácil para o sueco, que teve pouco espaço no corredor central e junto da baliza, devido ao bom trabalho defensivo dos centrais do FC Porto, e apareceu descaído no corredor esquerdo — como também gosta. Ainda assim, tudo mudou no segundo e Viktor Gyökeres voltou a causar impacto num clássico contra os dragões.
Os abalos de Gyökeres dão uma ordem natural ao jogo através do caos (a crónica do Sporting-FC Porto)
Foi à passagem do minuto 69 que o sueco mudou o jogo. Gyökeres recebeu a bola em cima da linha de meio-campo e, ao contrário normal, no corredor direito, ultrapassou Otávio Ataíde em velocidade, entrou na área e foi carregado pelas costas pelo jovem central. Luís Godinho assinalou a grande penalidade e foi aí que apareceu Pedro Gonçalves a fazer uma assistência daquelas que não aparecem nas estatísticas. O internacional português é, normalmente, o batedor das grandes penalidades mas, num gesto de frieza e maturidade, entregou a bola ao sueco. Gyökeres assumiu a responsabilidade e enganou Diogo Costa, dando início à vitória leonina.
Este momento. ???? #SCPFCP pic.twitter.com/RjllAedwjt
— Sporting CP (@SportingCP) August 31, 2024
Com esse golo, o avançado continuou de pé quente em jogos frente aos portistas, já que este foi o seu quarto golo em clássicos. Para além disso, Gyökeres marcou em todos os jogos contra o FC Porto a contar para o Campeonato Nacional e fez o seu 50.º golo ao serviço do Sporting, tornando-se no décimo estrangeiro a atingir esta marca nos leões, apenas atrás de Yazalde (126), Bas Dost (93), Iordanov (70), Jardel (67), Arizaga (62), Slimani (61), Balakov (60), Fernando Puglia (58) e Manoel (56).
Estrangeiros que marcaram 50 + golos pelo Sporting:
126 ???????? Yazalde
93 ???????? Bas Dost
70 ???????? Iordanov
67 ???????? Jardel
62 ???????? Arizaga
61 ???????? Slimani
60 ???????? Balakov
58 ???????? Fernando Puglia
56 ???????? Manoel
50 ???????? Gyokeres pic.twitter.com/svp5ZXPuCq— Playmaker (@playmaker_PT) August 31, 2024
Contudo, Gyökeres é o sexto jogador que precisou de menos jogos para atingir a marca dos 50 golos. O sueco precisou apenas de 55 jogos e, neste capítulo, só é batido por Peyroteo (25), Jardel (38), Lourenço (45), Manuel Soeiro e Puglia (47). Tudo isto em apenas um ano nos leões. Para além do golo, o jogador de 26 anos fez um passe de rutura, cinco remates, três conduções progressivas e quatro dribles eficazes.
Jogos para marcar 50 golos pelo Sporting:
25 Peyroteo????
38 Jardel
45 Lourenço
47 Manuel Soeiro
47 Puglia
55 Gyokeres ???? pic.twitter.com/G6WUimVCvF— Playmaker (@playmaker_PT) August 31, 2024
???????? DESTAQUE GOALPOINT | Sporting 2 – 0 Porto
◉ Viktor Gyökeres ???????? começa a criar o hábito de marcar em clássicos e dérbies mas o seu grande jogo não se ficou por aí, fazendo (como é costume) a cabeça (e os bolsos) dos adversários em água ⭐️
◉ Todos os ratings em… pic.twitter.com/opg4zGzKeX— GoalPoint (@_Goalpoint) August 31, 2024
No final do clássico deste sábado, Gyökeres foi eleito o homem do jogo para a Liga Portugal e, na flash-interview da SportTV, considerou “justa” a vitória leonina, já que a sua equipa “controlou o jogo e teve mais ocasiões”. “É sempre importante ganhar jogos, especialmente contra uma equipa de topo. É importante vencer contra eles [FC Porto]. Aprendemos com os últimos jogos, mantivemos a clean sheet e assim fica mais fácil ganhar”, analisou o sueco, que se tornou no sétimo jogador do Sporting a marcar nas quatro primeiras jornadas.
Há 10 anos que um jogador do ???? Sporting não marcava nas 4 primeiras jornadas do campeonato
⚠ Jogadores do Sporting que marcaram nas 4 primeiras jornadas da Liga:
Peyroteo
Manuel Vasques
Nélson Fernandes
Yazalde
Manuel Fernandes
Montero
Gyokeres pic.twitter.com/k6ovnxEM1b— Playmaker (@playmaker_PT) August 31, 2024
Questionado sobre os 29 golos na última edição Campeonato Nacional e sobre se pode superar essa marca na presente temporada, Gyökeres acredita que sim. “O objetivo é fazer mais como equipa e eu também quero melhorar. Quero marcar mais”. Sobre a liderança do Sporting que, à condição, é de forma isolada, o avançado destacou a prestação da equipa neste arranque de época: “Ganhámos todos os jogos, marcámos muitos golos, temos um bom ritmo e vamo-nos conhecendo jogo a jogo”.