O Governo do Reino Unido pretende iniciar uma investigação ao aumento de preços dos bilhetes consoante a procura para a tour da banda Oasis em 2025, indicou a ministra da Cultura britânica, Lisa Nandy, segundo a Reuters.

Oasis anunciam primeira tour em 15 anos. Reino Unido e Irlanda vão receber 14 concertos no verão de 2025

Em causa estão os chamados “preços dinâmicos” praticados pela Ticketmaster, o que levou a que os bilhetes que, inicialmente, custavam 150 libras passassem a ser comercializados a 350 libras. Os “preços dinâmicos” são praticados para aumentar ou diminuir em tempo real o custo de determinados serviços ou bilhetes tendo em conta a procura do público.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Lisa Nandy considerou ser “deprimente ver como os preços estão inflacionados, o que priva os fãs comuns de qualquer possibilidade de desfrutar do seu grupo preferido em palco”. Assim, um sistema mais justo que não seja o de preços dinâmicos estará a ser trabalhado pelo governo trabalhista britânico.

Em resposta, a Ticketmaster UK defendeu-se dizendo que o “organizador da digressão, os promotores e os artistas optaram por fixar o preço dos bilhetes com base no seu valor de mercado”.

Antes desta polémica dos Oasis, a Ticketmaster já tinha estado envolvida numa polémica semelhante no ano passado relativamente aos preços dos bilhetes para a tour de Bruce Springsteen nos Estados Unidos.

Bruce Springsteen: bilhetes da “tour” vendidos a preços “exorbitantes”. Fãs estão indignados

E mais profundamente esteve no centro dos concertos de Taylor Swift nos Estados Unidos.

Swiftonomics. Será Taylor Swift a conseguir quebrar o alegado monopólio da Ticketmaster?