Esta quinta-feira falamos sobre o plano Draghi. A União Europeia encomendou a Mario Draghi, o antigo presidente do Banco Central Europeu, um estudo sobre a competitividade da economia europeia. Na segunda-feira o homem que ficou conhecido como “super Mario” entregou o seu trabalho, que recebeu menos atenção do que a merecida. Por cá estivemos distraídos com a fuga de Vale de Judeus, pelo mundo com o debate Trump-Harris, mas a verdade é que o diagnóstico e as propostas avançadas num relatório de 400 páginas não podem ser ignoradas. Até porque ainda não se falou alguma coisa sobre a necessidade de na Europa se investir mais 800 mil milhões de euros em investigação e desenvolvimento todos os anos. Draghi não pede apenas mais dinheiro, talvez nem peça sobretudo mais dinheiro, pede antes reformas que evitem que a União Europeia entre naquilo a que chegou uma lenta agonia, porventura uma irreversível agonia.

Entre as 10h10 e as 12h00 pode dar a sua opinião e falar em direto com José Manuel Fernandes e Helena Matos. Basta inscrever-se ligando para o 910024185. Pode também enviar mensagens de voz gravadas, com menos de 2 minutos, por Whatsapp para o 910024185. Se preferir, pode fazer neste artigo um comentário escrito, que será lido no ar. E pode ainda enviar um e-mail com a sua opinião para ouvinte@observador.pt.

Pode ouvir o programa em direto clicando aqui. Pode também ouvir a Rádio Observador em fm, em 93.7 ou 98.7 na Grande Lisboa; em 98.4 no Grande Porto e Minho; em 88.1 no distrito de Aveiro; 92.6 no distrito de Santarém e 94 fm na região de Leiria. O programa ficará disponível em podcast aqui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR