Pelo menos oito migrantes morreram este domingo no naufrágio de uma embarcação precária que tentava atravessar o Canal da Mancha com destino ao Reino Unido.
De acordo com a Sky News, o acidente aconteceu numa noite em que as autoridades francesas registaram pelo menos 18 tentativas de atravessar o Canal da Mancha a partir da região de Pas-de-Calais. Só no sábado, 801 pessoas chegaram à costa britânica a partir de França, em 14 barcos.
Num período de 24 horas entre a noite de sexta-feira e a noite de sábado foram resgatadas cerca de 200 pessoas na costa de Calais. Mais a sul, em Le Portel, foram resgatadas 55 pessoas que se tinham lançado ao mar num bote sem condições de navegação.
Em La Becque d’Hardelot, quase 150 pessoas foram resgatadas quando tentavam atravessar o canal.
No caso do bote que naufragou, o acidente ocorreu ao largo de povoação francesa de Ambleteuse. Pelo menos oito pessoas morreram e 51 foram resgatadas com vida. Dessas, seis foram levadas para o hospital — incluindo um bebé de 10 meses de idade que sofria de hipotermia.
A embarcação embateu em rochas e partiu-se, explica a Sky News.
De acordo com um responsável das autoridades regionais de Pas-de-Calais, Jacques Billant, em mais de meia centena de passageiros, só seis pessoas tinham um colete salva-vidas.
“Guiados pelo lucro, os traficantes humanos estão a pôr cada vez mais vidas em risco, a vender passagens em condições perigosas e em barcos sem condições”, disse, sublinhando que esta prática leva as pessoas “à morte”.