Bicicletas, trotinetes, comboios, autocarros e elétricos, entre outros meios de transporte — e, claro, caminhadas a pé. Será disso que se vai falar durante esta Semana Europeia da Mobilidade, que hoje começa. Sem esquecer o automóvel e o uso responsável com que estes veículos devem ser usados. Um pouco por todo o país (e Europa) arrancam hoje sete dias de debates, eventos, inaugurações, concentrações e muitas outras iniciativas para pensar a forma como nos movemos nas grandes cidades.
No próximo domingo, 22 de setembro, celebra-se o Dia Europeu sem Carros e, à semelhança do que aconteceu nos anos anteriores, a Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com várias entidades, realiza a este propósito um vasto programa de iniciativas, subordinado ao tema genérico “Combina e Move-te – Espaço Público Partilhado”. O principal objetivo é convidar a comunidade a usufruir do espaço público, conviver e praticar atividades ao livre, ao mesmo tempo que se pretende sensibilizar para o impacto que as opções individuais de mobilidade têm na sociedade.
A Rádio Observador associa-se mais uma vez a este movimento, com uma emissão em direto do Terreiro do Paço, na próxima terça-feira, dia 17, logo a partir das sete da manhã. Pela grande tenda onde estará instalado o nosso estúdio passarão Rita Castel’Branco, especialista em mobilidade urbana, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Filipe Anacoreta Correia, vice-presidente com o pelouro da mobilidade, Pedro Dinis, diretor municipal de Mobilidade, Pedro Brito Bogas, presidente da Carris, Rosa Pita, vice-presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa, Carlos Silva, presidente da EMEL, entre outros convidados que ao longo do dia nos ajudarão a refletir sobre os desafios dos transportes e da mobilidade. Das alternativas ao automóvel até às fontes de energia sustentáveis, entre tantos outros temas.
Mas nem tudo se passa no Terreiro do Paço. O programa lisboeta desta Semana da Mobilidade começa num lugar habitualmente muito movimentado: a Alameda dos Oceanos, entre a saída do Centro Comercial Vasco da Gama e o MEO Arena. Aí decorre, durante esta segunda-feira feira, até às 18h00, o programa “BIRD: Mobilidade Suave com Segurança”. Trata-se de uma atividade prática e educativa sobre mobilidade suave e segura, em que os visitantes são convidados a fazer passeios de trotinete ou a participar em workshops de segurança no trânsito e consciencialização ambiental. Esta atividade destina-se ao público em geral, embora só os maiores de 18 anos possam testar os veículos.
Ao longo de toda a semana, as escolas do Agrupamento Virgílio Ferreira, entre Telheiras e o Lumiar, serão objeto de um conjunto de palestras intituladas “Da Bicicleta para a Escola.” O objetivo é incentivar a utilização deste meio de locomoção suave no quotidiano dos mais jovens, e se calhar também do pessoal docente e não docente. Em foco estarão as vantagens de utilizar a bicicleta e não o automóvel, mas também a maneira de assegurar a segurança rodoviária, do próprio e dos outros, bem como os modos de articulação com transportes públicos.
Mas há muito mais para assinalar esta semana. No Dia Europeu sem Carros, por exemplo, a CP tem um tarifário especial para os comboios urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra (ida e volta por três euros) entre as 10h00 e as 18h00 horas de 22 de Setembro.
A Semana Europeia da Mobilidade é promovida pela Comissão Europeia desde 2002, depois do sucesso alcançado pelo Dia Europeu sem carros nos dois anteriores. Este ano, a iniciativa conta com a adesão de 42 países, com 1845 localidades participantes.