Luís Montenegro cancelou toda a agenda política até sexta-feira e decidiu adiar o Congresso do PSD, agendado para este fim de semana. A reunião magna social-democrata terá assim lugar a 19 e 20 de outubro.

A decisão do primeiro-ministro e líder social-democrata surgiu na sequência dos incêndios que estão a assolar as regiões Norte e Centro do país. Montenegro entendeu que o mais razoável era cancelar toda a agenda e adiar o 42.º Congresso do PSD, que passa agora a ter lugar nesse fim de semana de outubro, mantendo-se na cidade de Braga.

Na próxima semana, entre os dias 23 e 26 de setembro, Luís Montenegro estará em Nova Iorque para participar 79.ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. Em teoria, regressaria a tempo de organizar já no próximo fim de semana o Congresso do PSD, mas essa data acabou por não ter acolhimento.

Indiretamente, esta nova data acaba por alterar profundamente o momento político em que se realizará a reunião magna social-democrata. Este congresso iria acontecer em plenas negociações para o Orçamento do Estado para 2025 e serviria, seguramente, de antecâmara desse importante embate parlamentar.

Agora, e uma vez que a proposta de Orçamento terá de dar entrada no Parlamento até 10 de outubro, o encontro social-democrata acontecerá necessariamente depois das rondas negociais e já muito perto do dia da discussão e votação na generalidade, que deverá acontecer algures no final do mês.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR