A startup portuguesa PluggableAI, que desenvolve tecnologias para criar estratégias de fan engagement, já usadas em eventos como o Rock in Rio, fechou uma ronda de investimento seed de 1,75 milhões de euros. A empresa, fundada em 2022 e incubada na Startup Braga, diz que pretende utilizar o financiamento para “acelerar o processo de internacionalização” e para o “crescimento da equipa”.

Atualmente, a startup conta com cinco trabalhadores e está a “recrutar ativamente”, com o objetivo de crescer até “às 11/12 pessoas até ao final de 2024 e até às 17 pessoas até meados de 2025”, avança Bruno Fernandes, CEO e cofundador, em respostas escritas enviadas ao Observador. Para preencher as vagas estão a ser procurados perfis de “tecnologia, inteligência artificial, sensorização, sales/growth e marketing”.

Quanto à internacionalização, disse o CEO ao Observador, a PluggableAI atua “principalmente no mercado nacional e procura expandir para os mercados europeu e Médio Oriente”, sendo que a “internacionalização está pendente do crescimento da equipa nas áreas de growth e business“. Já em comunicado, divulgado esta terça-feira, Bruno Fernandes salienta que o investimento “é um passo fundamental e necessário”, que permitirá “crescer a equipa e acelerar o negócio a uma velocidade que, de outra forma, não seria possível”.

[O investimento] valida também o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela equipa nos últimos meses, não só pelo interesse demonstrado por diversas capitais de risco, mas também pelo follow-on da Portugal Ventures”, diz Bruno Fernandes.

A ronda de financiamento foi liderada pelo fundo GED Tech Seed, gerido pela sociedade de capital de risco GED Ventures, e contou também com a participação da Portugal Ventures — que dá seguimento ao investimento que já tinha realizado anteriormente, numa ronda pré-seed no valor de 100 mil euros.

A PluggableAI desenvolveu a tecnologia Fanmeter, que utiliza inteligência artificial e sensores para criar estratégias de fan engagement, como o conceito “Fan of the Match” ou o “The Festival Lover”. Em comunicado, a empresa diz que a tecnologia já é utilizada pelo Sporting Clube de Braga, para “premiar os seus adeptos, nos jogos em casa, durante a temporada 2024/2025”, ou pelo Rock in Rio, para proporcionar “experiências mais interativas e premiar os seus festivaleiros”.

Nos próximos meses, a startup espera “fechar novas parcerias e colaborações com organizações desportivas, como Federações, Ligas e Clubes, aumentar a sua presença em festivais e trazer inovação a programas televisivos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR