Acompanhe aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou, esta quarta-feira, que o plano de vitória já está terminado e pronto a ser apresentado aos parceiros ocidentais. “Todos os pontos, todos os focos chave, todos os apêndices com detalhes para o plano foram identificados. Tudo está tratado. O mais importante agora é a determinação para o implementar”, afirmou durante o seu discurso diário.

No que toca aos diálogos com parceiros internacionais, o chefe de Estado acrescentou que muitas das promessas feitas pelos Aliados na Cimeira da NATO em julho ainda não foram cumpridas. “A prioridade é não só implementar tudo o que já acordámos, que está a ser dificultado pela fase logística, mas mais coisas estratégicas”, declarou.

Na sua comunicação, Zelensky mencionou ainda os avanços militares, destacando a “resposta forte” à contraofensiva russa em Kursk, o reforço de toda a frente de combate leste e o “ataque da noite passada em território russo“, que afirma ter comprovado as capacidades de longo alcance da Ucrânia e que classificou como de “uma precisão admirável“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR