Sabia que somos o 4º país da Europa que mais desperdiça? Em média, cada português deita fora cerca de 184 kg de comida por ano. Esta é uma realidade que se quer combater e que traz o desperdício alimentar, cada vez mais, para “cima da mesa”. Consciencializar, educar, mudar. São verbos de ordem quando a vontade é a de alterar este paradigma. Numa sociedade em que “as compras do mês” são uma realidade e onde a ideia de “mesa farta” é-nos incutida desde sempre, é importante perceber o que podemos fazer, que hábitos podemos alterar, para que, aos poucos, o verbo desperdiçar deixe de fazer parte do vocabulário.
A 1ª edição do Make It Sustainable: Food Waste Edition, promovida pela Phenix Portugal, teve lugar em 2023 e destacou-se por ser um evento pioneiro em Portugal. Quem o diz é Carlos Hipólito, Head of Phenix Portugal: “Faço um balanço bastante positivo da 1ª edição. Foi algo também pioneiro no universo da Phenix, nunca tinha sido feito nos outros mercados, então a equipa, aqui em Portugal, foi pioneira nesse sentido. Conseguimos colocar grandes marcas e grandes nomes do retalho a debater e a falar sobre os desafios que enfrentam, bem como as suas boas práticas no que diz respeito ao desperdício. Conseguimos também ter uma boa audiência, contámos com cerca de 150 pessoas”. A boa notícia é que, depois de uma primeira edição de sucesso, é já no dia 30 de setembro que terá lugar, no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa, a 2ª edição.
“Aquilo que se pretende é juntar retalhistas, produtores, distribuidores, instituições…para termos aqui um bocadinho daquilo que são as boas práticas na luta contra o desperdício. Discutir os desafios, os obstáculos”, explica-nos Carlos Hipólito, acrescentando ainda que este ano haverá também espaço para novidades: “Aproveitamos o evento para dar a conhecer novos projetos dentro desta área da sustentabilidade e também para falar sobre um projeto que nós temos com a União Europeia, que é o desenvolvimento de uma plataforma para controlar aquilo que é o desperdício, o que é que nós estamos a fazer em termos de desperdício, a que instituições é que estamos a levar os produtos em fim de validade, etc. A plataforma tem toda essa informação. O ano passado nós apresentámos o projeto, mas neste momento ele já está quase a terminar, já está em fase de teste, e este ano vamos mostrar um bocadinho mais aquilo que será, efetivamente, a plataforma. Inclusive, as pessoas vão ter a oportunidade de interagir com ela”.
Conheça o Alinhamento!
↓ Mostrar
↑ Esconder
Data: 30 de setembro de 2024
Local: Pavilhão do Conhecimento, Lisboa
AGENDA
09:30 | Abertura de portas
10:00 | Início do Evento – Discurso boas vindas de Carlos Hipólito, Country Manager da Phenix em Portugal
10:30 | Painel 1 Combate ao desperdício no Setor – Responsabilidade no “Presente & Futuro”
Moderação: Cristina Câmara, Head of Sustainability APED
João Silva, Regulatory Manager Danone Iberia
Pedro Lago, Sustainability Projects Director Sonae MC
Luís Correia, CEO Planície Verde
11:30 | Coffee Break
11:50 | Painel 2 EN Food Lost & Waste – Global International Vision Powered by Life
Moderação: Maria Baquero, Sustainability Coordinator Bureau Veritas
Jean Moreau, Co-Founder & CEO Phenix
Francis Lemontey, CSR and Sustainable Development Project Manager Pierre Fabre
Colin Peacock, Group Strategic Coordinator ECR Retail Loss Group
Ana Silva, Coordenadora de Projetos de Inovação nas Áreas Alimentar e Sustentabilidade Sonae MC
13:00 | Almoço
14:00 | Painel 3 Novos Caminhos para uma segunda vida dos produtos alimentares
Moderação: João Paulo Sacadura, jornalista Observador
Gonçalo J. Costa, Founder Cricket Farmingo
Gonçalo Ramos, Co-founder e CCO Speedsight
14:50 | Coffee Break
15:10 | Apresentação LifeFoodCycle
Guilherme Gonçalves, Project Manager Sonae
15:30 | Coffee Break
15:45 | Painel 4 A doação como ferramenta de luta contra o desperdício alimentar – desafios e oportunidades
Moderação: Catarina Oliveira, Diretora Canela Portugal
Carlos Hipólito, Country Manager Phenix Portugal
Pedro Gonçalves, Coordenador e Secretário Geral Associação Vida Abundante
Hunter Gonçalves, Fundador e Presidente do Movimento Refood
17:00 | Fim do evento
Ao lado de parceiros, instituições, retalhistas e distribuidores, a missão do dia passará por dar destaque ao desperdício alimentar, alertando para tudo o que é preciso fazer enquanto sociedade. Ações que vão desde as mais pequenas – e presentes no nosso dia-a-dia -, às maiores e mais impactantes. O que é certo é que todas elas farão a diferença na hora de tentar combater os números alarmantes que caracterizam a realidade portuguesa no que a este tema diz respeito. “Eu acho que a base do desperdício são os hábitos de consumo. Temos de mudar o nosso mindset, acho que é a principal mudança que deverá acontecer para que, efetivamente, quando nós dizemos que já estamos a contribuir, isso tenha verdadeiro impacto. Enquanto os hábitos de consumo não mudarem, vai ser difícil reduzir drasticamente aquilo que é o desperdício”, palavras de Carlos Hipólito, que aproveita a oportunidade para deixar a mensagem: “Atualmente, eu sinto que ainda estamos muito na fase da vontade. Temos de passar à ação”.
É, então, altura de agir. Para fazer parte desta mudança, e ter do seu lado toda a informação de que precisa, já sabe o que fazer: aponte o dia 30 de setembro na agenda e garanta já a sua inscrição, aqui! Venha descobrir como “sabe bem não desperdiçar”.