Fashion Clinic

Avenida da Liberdade 144, Lisboa. De segunda a sábado das 10h00 às 23h00 e domingo das 12h00 às 20h00.

A Fashion Clinic Woman tem uma nova morada, mas não foi para longe da sua habitual residência. Fica à mesma na Avenida da Liberdade, agora no número 144 e desde o passado dia 23 de agosto que pode ser visitada. O projeto é obra do arquiteto Vincent Van Duysen, que se inspirou numa galeria de arte para criar esta loja. Por isso há um aposta na simplicidade e num luxo silencioso, afinal, a moda em exibição tem a sua dose de criatividade e é a protagonista. Entre o contraste entre branco e preto na decoração, destacam-se ainda algumas peças de mobiliário também da autoria de Van Duysen. A Fashion Clinic nasceu em Lisboa em 1990 e atualmente conta com mais de 40 marcas de moda, nomes internacionais reconhecidos do prêt-à-porter de luxo. Neste espaço, as clientes vão encontrar roupa, acessórios e complementos de lifestyle. Além das marcas que já são residentes na Fashion Clinic, há um corner Christian Louboutin que será único em Lisboa, e há também um corner de joalharia.

Um recanto da nova Fashion Clinic na Avenida da Liberdade

Pandora

Praça Dom Pedro IV nº 91 (Rossio), Lisboa. Todos os dias, das 10h00 às 21h00

A Pandora abriu uma nova loja com morada na praça do Rossio, em Lisboa, e tal como as joias é uma pequena surpresa que pode estar recheada de ideias. Neste caso, em 112 metros quadrados divididos por dois pisos podem ser encontradas variadas joias e serviços da marca. Há novidades exclusivas do mercado português. Conte com peças de uma série de linhas (como por exemplo Moments, Timeless, Signature, ME e a nova Essence) e coleções temáticas que resultam de colaborações com a Disney, Marvel e Game of Thrones. E ainda serviços de realização na hora, como piercing e personalização. O espaço é um encontro entre a marca dinamarquesa e a tradição portuguesa, uma vez que foi mantida a arquitetura original do edifício, com os tetos abobadados, arcos em pedra e o chão em calçada. A decoração tem uma paleta em tons claros e aposta na simplicidade, para que as joias sejam as estrelas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O interior da nova loja Pandora, no Rossio

A Vida Portuguesa

Rua Nova do Almada nº 72. Se segunda a sábado das 10h00 às 19h30 e ao domingo das 11h00 às 19h30.

Depois de 17 anos no nº 11 da Rua da Anchieta, A Vida Portuguesa deslocou-se para umas ruas mais abaixo, mas sem sair do Chiado. Desde o dia 2 de agosto que a loja está instalada no nº 72 da Rua Nova do Almada. A anterior residente era a Livraria Férin, que fechou portas no final de 2023. O espaço aberto em 1840 pelas irmãs Maria Teresa e Gertrudes foi primeiro gabinete de leitura, depois livraria, tipografia, editora e também contou com uma oficina de encadernação. Teve como clientes a casa real portuguesa, Eça de Queiroz e Fernando Pessoa. Viria a ser anunciado o seu fecho por problemas financeiros  dias depois de também ser notícia o encerramento d’A Vida Portuguesa na Rua da Anchieta. A loja de produtos tradicionais portugueses ocupou assim o antigo espaço dedicado às leituras e faz questão de manter a secção de livraria logo à entrada e promete uma loja muito maior com um outro piso em baixo a abrir posteriormente.

A nova morada d’A Vida Portuguesa no Chiado

Kenay Home

Rua Rodrigues Sampaio 111. Tel. +351 213140417. De segunda a sábado das 10h00 às 19h00, fecha ao domingo.

A marca espanhola de mobiliário e decoração criada em 2011 abriu este verão a sua primeira loja fora de Espanha e o local escolhido foi Lisboa. Localizada no coração da capital, mesmo atrás do edifício que outrora foi morada do jornal Diário de Notícias (Marquês de Pombal), a loja Kenay tem 450 metros quadrados e está concentrado num único piso onde podem ser encontrados diferentes ambientes com peças únicas. Também é possível marcar uma reunião na loja para projetos personalizados. O espaço conta ainda com um pátio interior.

Uma imagem do interior da nova Kenay Home em Lisboa partilhada pela própria marca na sua conta de Instagram

Mateo New York

Praça do Príncipe Real, 24, Lisboa. De terça a sexta das 11h00 às 18h00. Sábado das 11h00 às 19h00. Fecha ao domingo e à segunda.

O jamaicano Matthew Harris partiu para Nova Iorque para estudar, mas acabou por dar por si à conquista de um lugar no mundo da joalharia. Lançou a marca Mateo New York em 2009 e começou por se dirigir ao público masculino. Só depois viria uma coleção cápsula feminina e, em 2014, a marca viria a fazer das mulheres o seu principal público-alvo. Entrou nos guarda-joias das celebridades através de figuras como Rihanna, Beyoncé, Zendaya ou Michele Obama. Agora a Mateo vem à conquista de Lisboa, com uma loja no bairro do Príncipe Real aberta desde o início de julho. O espaço está pensado para criar o ambiente de uma casa, há mobiliário vintage e azulejos a representar a herança nacional, mas as protagonistas são mesmo as joias em ouro e parta.

O espaço Mateo na Embaixada, através de uma imagem partilhada pela marca no Instagram

Silent Home

Rua Joaquim António de Aguiar N 70 B, Lisboa. De segunda a sábado das 10:00 às 19:00.

Com porta aberta ao público perto da praça Marquês de Pombal desde maio, a Silent Home convida a um passeio para, pelo menos, ver a seleção de peças de mobiliário, decoração e design reunidas num só ambiente. A visita incluirá sempre uma experiência de cheiros, com a ajuda das fragrâncias para a casa da marca espanhola Cereria Mollá 1899. A dupla Daniel Fonseca e Hugo Covaneiro reuniu os seus conhecimentos de trabalhos anteriores em decoração e luxo e abriu este espaço onde o nome Silent Home traz consigo o conceito de “quiet luxury”, o luxo silencioso que deixa a qualidade mostrar-se através do design e das texturas.

Uma imagem do interior da Silent Home partilhada na altura da sua abertura ao público

Zara e Zara Home

Praça Dom Pedro IV do nº 96 ao 122 (Rossio), Lisboa. Todos os dias, das 10h00 às 21h00.

Depois de se instalar o rumor de que a Inditex preparava uma Zara no quarteirão da antiga Pastelaria Suiça a expectativa era grande a o tamanho da loja correspondeu. São cinco mil metros quadrados de área comercial divididos por quatro pisos. Nos pisos 0, 1 e 2 estão as coleções de homem e mulher, o 3º está reservado a crianças e Zara Home. A loja abriu no dia 5 de setembro e conta com cerca de 280 colaboradores, uma zona dedicada à tecnologia para entrega de encomendas online e uma nova funcionalidade que permite fazer devoluções online numa espécie de self-service e há 32 “provadores inteligentes” com tecnologia que já se pode encontrar em outras lojas. No piso 0 da loja há um recanto de sabores onde uma parceria com a Castro – Atelier de Pastéis de Nata (do grupo Plateform) permitiu a criação da pastelaria Zara by Castro.

Uma sala da grande loja Zara no Rossio

Wewood

Rua Rosa Araújo, nº 31, Lisboa. De terça a sábado das 10h00 às 19h00.

Esta é a segunda loja da marca em Portugal. Depois de abrir um espaço no Porto há dois anos, é agora a vez de Lisboa ter uma Wewood, bem perto da Avenida da Liberdade. A marca está espalhada pelo mundo em showrooms e pontos de venda. A loja na capital tem 200 metros quadrados para os clientes apreciarem o mobiliário de design exclusivo, assim como peças de iluminação, têxtil e cerâmica de outras marcas nacionais e internacionais. A marca diz, em comunicado, estar a apostar em Portugal porque há uma procura crescente, reflexo dos clientes internacionais que se têm vindo a instalar no país. Acrescenta também que este espaço não se destina só a clientes particulares, “mas sobretudo a arquitetos e designers de interiores, tanto para o mercado residencial como comercial”, onde “os profissionais possam também levar os seus clientes finais”. A loja abre no próximo dia 3 de outubro.

O interior da loja Wewood, em Lisboa

Patek Philippe

Avenida da liberdade, 12D. Tel. 213 243 870. De segunda a sábado das 10h00 às 19h0. Fecha ao domingo.

Esta é, não só, a primeira loja da marca em Portugal, como em toda a Península Ibérica. São 200 metros quadrados num só piso térreo, divididos em três áreas com ambientes distintos. Um espaço informal com bar parta acolhimento dos clientes, uma área principal e coração da loja para apreciar os relógios e ter consultoria, e ainda uma sala VIP para receber os clientes mais exigentes e fiéis. “Esta boutique exclusiva representa a forte ligação que une a Patek Philippe a Lisboa há 25 anos; conseguimos o equilíbrio perfeito entre a solenidade suíça e o calor e a alegria portugueses”, diz em comunicado Mario Gimenez, Diretor Geral da empresa na Península Ibérica. A loja que abre as portas na Avenida da Liberdade no final deste mês de setembro resulta de uma parceria com a David Rosas, representante da marca de relógios em Portugal à quatro décadas.

Uma vista interior da loja Patek Philippe