Era uma das grandes atrações da próxima temporada da NBA e já se concretizou: LeBron e Bronny James tornaram-se os primeiros a partilhar equipa e court enquanto pai e filho. Com 39 e 20 anos, os dois jogadores dos Lakers coexistiram pela primeira vez num jogo de pré-época, contra os Phoenix Suns, e já protagonizaram a fotografia mais icónica da semana ao surgirem lado a lado com o mesmo equipamento.

LeBron James, que vai arrancar a 22.ª temporada na NBA, e Bronny James, que vai estrear-se na NBA depois de ter sido a 55.ª escolha no draft, já se tinham cruzado nos treinos de pré-temporada dos Lakers. Depois disso, e pela primeira vez desde que o jovem jogador que deu nas vistas na University of Southern California entrou oficialmente no plantel, surgiram publicamente em conjunto do media day da equipa de Los Angeles.

O momento histórico aconteceu no segundo período da derrota contra os Phoenix Suns, no Acrisure Stadium de Pittsburgh, quando Bronny James entrou em campo — no dia em que também comemorava o 20.º aniversário. “Wow, isto foi surreal”, escreveu LeBron nas redes sociais, já depois de ter confessado aos jornalistas que os quatro minutos que partilhou com o filho foram quase inacreditáveis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Tínhamos acabado de sair de um desconto de tempo e ficámos ao lado um do outro. Olhei para ele. Foi como estar no Matrix ou assim, não parecia real. Mas foi ótimo ter este momento. Ainda estou a tentar acostumar-me, mas é muito bom para e nós especialmente para a nossa família. Para um pai, significa muito”, explicou o norte-americano, que jogou um total de 13 minutos e marcou 19 pontos. Já Bronny, que se tinha estreado dias antes contra os Minnesota Timberwolves num jogo em que o pai participou, ficou a zeros.

Já na semana passada, quando tiraram as primeiras fotografias com o mesmo equipamento, LeBron James tinha revelado sentir “muito entusiasmo” e “uma alegria pura” na antecâmara de uma temporada que será histórica. “Ter a possibilidade de vir trabalhar todos os dias, de trabalhar muito com o meu filho todos os dias, de poder continuar a vê-lo crescer. Puxamos um pelo outro. Ele puxa por mim, eu puxo por ele. É um momento de muita alegria, não só para mim como para a nossa família. É fantástico e está a dar-me muita vida”, atirou, depois de um verão em que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris com a seleção dos Estados Unidos.

Já Bronny, que irá provavelmente passar grande parte da temporada na G-League, reconheceu que fazer parte da mesma equipa que o pai é “uma loucura”. “Estava ali a olhar para o meu pai a tirar fotografias e só pensava: ‘O que é que se está a passar?’. Era literalmente o que me passava pela cabeça. Estou a tentar absorver tudo. Estou extremamente grato pela oportunidade”, disse o jovem jogador, que é o mais velho dos três filhos de LeBron James.

“O meu último ano vai ser para jogar com ele.” LeBron vai continuar a carreira até conseguir jogar ao lado do filho