O incêndio que afetou o concelho de Sever do Vouga em setembro causou prejuízos de 18 milhões de euros, sendo que mais de metade deste valor diz respeito à atividade empresarial, informou esta segunda-feira aquela autarquia do distrito de Aveiro.

De acordo com o mapa de inventariação e valorização de danos e perdas decorrentes de fogos rurais de setembro de 2024 no município, enviado à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, o prejuízo total é de 18 milhões de euros.

Mais de metade deste valor, cerca de 10 milhões de euros, está relacionado com os danos sofridos pelas 26 empresas atingidas pelo fogo. Neste valor estão incluídos o custo de reposição e o valor estimado da perda de rendimento.

Ao nível das habitações, registaram-se danos em 19 casas e anexos, totalizando um prejuízo de cerca de 290 mil euros.

Na agricultura, foram contabilizadas perdas na ordem dos 2,5 milhões de euros, incluindo armazéns e outras construções, animais, culturas permanentes e temporárias e máquinas e equipamentos.

O incêndio, que consumiu uma área florestal de 4.500 hectares, causou ainda prejuízos de 4,45 milhões de euros em equipamentos e infraestruturas municipais e 345 mil euros em equipamentos e infraestruturas das freguesias.

Nos equipamentos de coletividades, Instituições Particulares de Solidariedade Social e entidades religiosas os danos rondam os 500 mil euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR