A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) assinala na quinta-feira o Dia Mundial da Saúde Mental com o arranque de uma série de formações de primeiros socorros nessa área dirigidas aos agentes educativos das escolas, para apoiar os alunos.
“A saúde mental é um pilar central do nosso compromisso humanitário e deve ser uma prioridade coletiva“, refere António Saraiva, presidente da CVP, em comunicado, por ocasião do lançamento da formação em Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) nas escolas.
“É nosso dever desmistificar e combater o estigma associado a este tema”, salienta António Saraiva.
O programa EU4HEALTH, financiado pela União Europeia e gerido pela Federação Internacional da Cruz Vermelha, é desenvolvido em 24 estruturas nacionais.
Em Portugal, o projeto “arrancou este ano letivo com formações específicas nas comunidades escolares para professores, assistentes sociais, psicólogos e assistentes operacionais, com especial enfoque nos agentes educativos que trabalham com alunos migrantes”, refere o comunicado da CVP.
As sessões “são acompanhadas por materiais pedagógicos adaptados às diferentes faixas etárias, possibilitando a integração da saúde mental no contexto educativo”.
“[Esta abordagem] visa reforçar, junto dos alunos, que todos somos promotores de saúde mental, incentivando a responsabilidade coletiva na construção de um ambiente escolar saudável”.
A ONG portuguesa espera envolver a comunidade escolar no projeto, procurando promover “discussões sobre temas como ansiedade, stress e autorregulação emocional”.
“A promoção do diálogo junto da comunidade escolar e o investimento na capacitação de educadores em Primeiros Socorros Psicológicos é um passo decisivo para criar ambientes mais saudáveis e inclusivos, onde cada aluno possa sentir-se valorizado e apoiado”, considera ainda António Saraiva.