Todos os distritos de Portugal continental estarão a partir de sexta-feira sob aviso por causa da chuva e trovoada. Os alertas são laranja para quatro distritos, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, enquanto os restantes 14 estão a amarelo, bem como a ilha da Madeira.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Faro e Beja vai estar a partir das 3h00 da madrugada desta sexta-feira e até às 15h00 sob aviso laranja — o segundo mais grave — por causa da chuva, e Setúbal e Lisboa ficam com o mesmo alerta entre as 6h00 e as 12h00. A partir daí os alertas passam a amarelo.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

[Já saiu o segundo episódio de “A Grande Provocadora”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de Vera Lagoa, a mulher que afrontou Salazar, desafiou os militares de Abril e ridicularizou os que se achavam donos do país. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube. E pode ouvir aqui o primeiro episódio.]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também por causa da chuva, o aviso amarelo estará ativo em todo o território de Portugal continental a partir das 3h00 de sexta-feira, sendo que em Bragança e Guarda mantém-se até às 15h00 e em Braga, Coimbra, Aveiro, Viana do Castelo, Vila Real, Porto e Viseu estende-se até às 21h00.

Nos distritos de Portalegre, Castelo Branco, Beja, Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal e Évora, o aviso amarelo por causa da chuva estende-se até sábado, nalguns casos até às 21h00.

Além da chuva, a trovoada também levou o IPMA a emitir aviso amarelo a partir das 3h00 de sexta-feira nos distritos de Faro e Beja, estendendo-se pelo menos até às 15h00. Para esta quinta-feira o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos, vento fraco e uma descida da temperatura, em especial da mínima.