O secretário-geral da ONU, António Guterres vai participar no 10º Fórum Global da Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) a decorrer no Estoril no final do mês de novembro, divulgou esta quarta-feira o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
O encontro que vai assinalar os vinte anos anos da génese da Aliança das Civilizações pretende fazer um balanço do trabalho levado a cabo nas duas últimas décadas e “projetar o futuro da iniciativa”.
O fórum vai decorrer entre os dias 25 e 27 de novembro e além da presença do secretário-geral das Nações Unidas “foram convidados” os chefes de Estado dos oito países que organizaram os fóruns anteriores: Espanha, Turquia, Brasil, Qatar, Áustria, Indonésia, Azerbaijão e Marrocos, refere-se num comunicado do gabinete de Paulo Rangel.
Como país anfitrião, Portugal deve convidar representantes da Arábia Saudita, que vai organizar o 11º Fórum Global em 2026, África do Sul e Cabo Verde.
“Aguarda-se a participação de algumas dezenas de Ministros dos Negócios Estrangeiros, para além de altos responsáveis de diversas organizações internacionais. Vão marcar presença diversos antigos chefes de Estado e de Governo”, acrescenta o comunicado da organização do encontro.
O Fórum vai decorrer no Centro de Congressos do Estoril e é organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, além de eventos programados para o Forte de São Julião da Barra.
De acordo com a organização vão estar presentes entre 1.500 e dois mil participantes entre altos responsáveis das Nações Unidas, líderes políticos, religiosos e culturais, representantes de organizações internacionais, centros de investigação e sociedade civil.
Durante os trabalhos, vai decorrer uma sessão de homenagem ao Presidente Jorge Sampaio (1939-2021), primeiro Alto Representante da Aliança das Civilizações das Nações Unidas.