O treinador do Benfica, Bruno Lage, disse esta sexta-feira que a melhor maneira de “blindar” o grupo às notícias das acusações que decorrem em tribunal sobre o clube da I Liga de futebol é pelo “exemplo”.

Eu, como não sou advogado, nem juiz, o que sou é treinador, o meu foco é esse: preparar a equipa. E a melhor maneira de nós focarmos os jogadores, ou blindar, é eles terem-nos, a mim e à minha equipa técnica, como exemplo”, afirmou o treinador, no Seixal, em conferência de imprensa de antevisão da visita ao Pevidém, para a Taça de Portugal.

A Benfica SAD foi acusada pelo Ministério Público (MP) de vários crimes, entre os quais corrupção ativa e fraude fiscal, juntamente com o antigo presidente Luís Filipe Vieira, segundo despacho a que a agência Lusa teve acesso na terça-feira.

Benfica acusado de corrupção sem nenhum caso concreto de adulteração da verdade desportiva

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No despacho, o MP elenca vários crimes alegadamente cometidos pelos arguidos, para os quais pede ainda penas acessórias, que podem implicar “a suspensão de participação em competição desportiva”.

O treinador foi questionado mais do que uma vez sobre o tema, mas desviou sempre o foco para a preparação do encontro de sábado, insistindo que a sua “preocupação e responsabilidade” são apenas “preparar a equipa para deixar uma boa imagem em campo”.

“Depois, a forma como preparámos o jogo de amanhã [sábado], semelhante ao Nacional e ao Atlético [de Madrid], os jogadores olham para nós nesse sentido. Esse é o melhor exemplo para manter a equipa apenas focada naquilo que é importante, que é dar uma imagem à Benfica”, insistiu o treinador.

Frente ao Pevidém, que milita no Campeonato de Portugal, Lage disse esperar “um jogo típico de Taça”, contra “uma equipa muito bem organizada, com boas dinâmicas” e “jogadores interessantes”, mas não escondeu a ambição de seguir em frente na competição.

“Esperamos um jogo de Taça, mas a forma como o preparámos, à semelhança dos dois últimos, e a maneira como treinámos ontem e hoje com todo o grupo, deixa-nos confiantes em fazer um bom jogo, vencer, dar continuidade ao que temos vindo a fazer no último mês e seguir numa competição que temos como ambição vencer”, resumiu.

Para isso, o técnico já pode contar com Renato Sanches, recuperado de uma lesão, mas não revelou se vai utilizar já o médio emprestado pelo Paris Saint-Germain.

“O Renato já treinou com a equipa ontem e hoje. O mais importante é ter o jogador no campo e sentir que ele está feliz por voltar a treinar com a equipa, mas vamos fazer as coisas com calma para não voltarmos a dar passos atrás”, desvendou o técnico.

O Benfica visita o Pevidém no sábado, em partida da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, com início previsto para as 20h15, no Estádio Joaquim Almeida de Freitas, em Moreira de Cónegos, casa emprestada da equipa do quarto escalão, e arbitragem de David Silva (AF Porto).

A equipa orientada por Bruno Lage estreia-se na competição nesta época e vem de cinco vitórias consecutivas sob o comando do técnico, que substituiu Roger Schmidt no início de setembro.

O Pevidém, do Campeonato de Portugal, é orientado por João Pedro Coelho e deixou para trás, na segunda eliminatória, o Marítimo, da II Liga (2-1 após prolongamento), depois de ficar isento na primeira ronda da competição.