Sabe como calcular o ordenado líquido?
Nem toda a gente sabe como fazê-lo, mas este é um cálculo fundamental para a gestão das finanças de todos nós. Afinal, é com o ordenado líquido que pagamos a renda de casa, vamos ao supermercado ou, até, poupamos para podermos viajar.
Mas, antes de mais, importa perceber a diferença entre salário líquido e salário bruto. O salário líquido é o valor que efetivamente recebemos de ordenado, depois de feitas todas as deduções obrigatórias e voluntárias. E isto porque o salário bruto representa o valor antes de qualquer dedução, englobando o salário base, assim como todos os benefícios, prémios e outros subsídios. Constitui a base para o cálculo de contribuições para a Segurança Social e deduções fiscais, incluindo o IRS. Sendo assim, o salário líquido é o montante realmente recebido pelo trabalhador após todas estas deduções. Corresponde ao poder de compra real, sendo o valor que se utiliza para construir um orçamento familiar e fazer um adequado planeamento financeiro, nomeadamente, perceber o limite de gastos mensais, tendo em conta o ordenado e os objetivos de poupança.
Calcule aqui de forma simples o seu ordenado líquido (escalões de IRS utilizados para este cálculo são os em vigor à data de publicação deste artigo):