270kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Salários

União Europeia

Salário mínimo. Comissário lamenta falta de acordo

Comissário europeu do Emprego, Nicolas Schmit, lamenta que não tenha sido possível durante a presidência portuguesa alcançar acordo sobre a definição de salários mínimos europeus.
RTP

Sindicato exige "aumentos salariais justos" à RTP

O novo presidente do Conselho de Administração assumiu que está empenhado no desenvolvimento das carreiras profissionais e no compromisso de que os trabalhadores têm o direito de evoluir.
Porto

Trabalhadores do Bingo da Boavista exigem salários

113
Estão em falta "pelo menos seis salários, contando já com junho, e metade do subsídio de Natal", uma situação que afeta 62 trabalhadores, explica o coordenador do Sindicato da Hotelaria do Norte.
Greve

TST. Greve dos trabalhadores com 68,3% de adesão

Em 20 de maio os trabalhadores dos TST tinham dado 15 dias à empresa para responder à exigência de atualização salarial e, como não obtiveram resposta, decidiram avançar para a greve.
Concertação Social

Direitos Sociais. Governo pede posição a parceiros

O Governo pediu esta terça-feira a posição dos parceiros sociais sobre os objetivos e as metas do Pilar Europeu dos Direitos Sociais. Questão salarial parece ser a mais sensível para as confederações.
Sindicatos

Altice. Sindicatos querem salário de 850 euros 

Para além do salário mínimo, devem ser garantidas a "progressão para o nível seguinte aos trabalhadores que tenham 5 avaliações positivas", explicam os sindicatos que fazem parte da Frente Sindical.
CGTP

CGTP. Uma em 4 trabalhadoras ganha salário mínimo

Mulheres continuam a ganhar menos do que os homens. Cerca de 8,5% das mulheres estão em situação de pobreza, apesar de trabalharem, refere estudo da CGTP.
IPSS

Salário mínimo. Setor social tem direito a apoio

A ministra Ana Mendes Godinho deixou a garantia, no parlamento, de que as instituições particulares de solidariedade social "são abrangidas por todas as medidas transversais de apoio ao emprego".
Groundforce

Groundforce vai pagar salários de maio

A Groundforce garante que há "condições que permitem assegurar o pagamento dos salários do mês de maio a todos os trabalhadores". A primeira tranche, 85% do total, será paga até 6ª feira.
Protestos

Trabalhadores em greve por melhores salários 

Trabalhadores da Misericórdia de Guimarães que há 10 anos recebiam mais 100 euros em relação ao salário mínimo nacional, hoje recebem o salário mínimo, explica a dirigente nacional do Sindicato.
CGTP

CGTP discorda de compensação às empresas 

A CGTP não concorda com a compensação às empresas pelo aumento do salário mínimo, dizendo que é uma "obrigação" que lhes compete exclusivamente enquanto beneficiárias da prestação dos trabalhadores.
Economia

Empresas compensadas pela subida do salário mínimo

O subsídio tem o valor de 84,50 euros, que serão pagos por cada trabalhador que, em dezembro de 2020, recebia o ordenado mínimo.
Fact Check

Espanha tem salário mínimo de 1.050 euros?

O salário mínimo em Espanha é de 950 euros, pago em 14 meses, valor que sobe para 1.108 euros quando a conta é feita a 12 meses, como faz o Eurostat.
CGTP

Trabalhadores de cantinas em greve 

280
Em causa estão "aumentos salariais dignos e justos para 2021, na defesa dos direitos e pela negociação do contrato coletivo de trabalho", segundo um comunicado da CGTP.
Economia

Renumeração brutal média sobe para 1.227 euros

A componente regular daquela remuneração aumentou 3,6% e a remuneração base subiu 3,8%, atingindo 1.106 e 1.041 euros, respetivamente, segundo o Instituto Nacional de Estatística.
Salários

60% dos trabalhadores ganham menos de 800 euros

3291
Dados da Segurança Social mostram que mais de dois milhões de trabalhadores por conta de outrem têm um vencimento mensal igual ou inferior a 800 euros.
Coronavírus

Pandemia afetou mais de metade dos migrantes

Desde o início da pandemia, 55,8% dos migrantes viu os seus rendimentos mensais diminuídos, 53% sofreu um impacto negativo na sua atividade profissional e 32,4% estão em situação de desemprego.
Protestos

Trabalhadores da CP e da IP em greve dia 27 

Os trabalhadores da Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal marcaram uma greve, de 24 horas e para dia 27 de maio, onde reivindicam aumentos salariais para todos.
Salários

Banca. 0% de aumento, não obrigado

Os três sindicatos consideram que a proposta dos bancos "se traduz num congelamento da tabela salarial, das pensões de reforma e sobrevivência, bem como das cláusulas de expressão pecuniária"
Conselho de Ministros

Compensação de subida de salário mínimo "em breve"

Medida reclamada por empresários chega atrasada (estava prevista até março) mas ministro Siza Vieira garante que dinheiro será transferido de forma imediata mal processo legislativo esteja fechado.
Segurança Social

Segurança Social não pagou salários em atraso

A empresa Statusvoga pediu um apoio à Segurança Social para pagar salários em atraso. Contudo, a empresa já pagou a primeira prestação, condição para receber o apoio, mas a Segurança Social não pagou.
Comunicação Social

BE quer audição urgente de SJ e Marco Galinha

A Global Media Group anunciou que vai avançar com o plano de apoio à retoma progressiva. Já o Sindicado dos Jornalistas denunciou atrasos no pagamento aos colaboradores do grupo.
Coronavírus

Fiscalidade sobre salários sobe em Portugal

A carga fiscal sobre rendimentos do trabalho subiu em 2020, contrariando a tendência da maioria dos países da OCDE. O peso do IRS e das contribuições para a Segurança Social foi em média de 41,3%.
União Europeia

Salário mínimo. Bruxelas quer acordo até junho

O comissário europeu do Emprego acredita que é possível chegar-se a uma posição sobre a definição de salários mínimos europeus até junho, ainda durante a presidência portuguesa do Conselho da UE.
Fenprof

Fenprof mantém protesto para 24 de abril

A Federação Nacional dos Professores acusa o Ministério da Educação de estar "mais interessado em criar a imagem de que promove o diálogo social do que em negociar soluções para os problemas".
Coronavírus

Mais 22,5% de pedidos ao fundo que paga salários

Julho e Agosto foram os meses em que se registou um maior número de pedidos ao Fundo de Garantia Salarial, com 1.712 e 1.467. Centro distrital do Porto foi o que registou mais requerimentos.
Cultura

Independentes da cultura ganham menos de 600 euros

467
Perto de 70% dos inquiridos indicaram um rendimento líquido anual inferior a 10.800 euros. O escalão entre 7.200 e 10.800 euros reúne o maior número de respostas (19,3%).
Riqueza

Eugénio Rosa: Pandemia agravou desigualdades

137
Economista Eugénio Rosa conclui que o fosso entre os trabalhadores e os "donos do capital" aumentou durante a pandemia. Covid-19 "está a agravar ainda mais as desigualdades que já eram enormes", diz.
Açores

Direita acusa PS de criar salários "milionários"

119
As bancadas parlamentares dos Açores da direita e da esquerda trocaram acusações sobre a criação pelo anterior governo socialista de empresas públicas com "salários milionários".
Jovens

Jovens querem melhores salários e estabilidade

Secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha, diz que além do impacto da pandemia, a situação dos jovens trabalhadores foi agravada pela ausência de apoios. Jovens "são os mais atingidos pela crise".
Coronavírus

Quebras de rendimento. Loures quer apoiar famílias

A Câmara Municipal de Loures pretende criar um apoio extraordinário ao arrendamento, num valor total de 150 mil euros, para ajudar as famílias que perderam rendimento devido à pandemia de Covid-19.
Groundforce

Groundforce. Salários de fevereiro já foram pagos

Os salários dos 2.400 trabalhadores já foram pagos, com recurso às verbas recebidas da TAP no âmbito do acordo celebrado com a companhia, que prevê a venda à TAP dos equipamentos da Groundforce.
Explicador

O teletrabalho veio para ficar e "não é o paraíso"

"Estou a dar em maluco!". A dificuldade em separar a vida pessoal da profissional. As propostas dos partidos para regular o teletrabalho e a Liberty Seguros que optou por torná-lo definitivo.
Sindicatos

Sindicalistas exigem aumentos salariais ao Governo

A estrutura sindical exige o aumento de 90 euros para todos os trabalhadores e um salário mínimo de 850 euros "no curto prazo", bem como a correção da tabela remuneratória única.
Coronavírus

Quem ganha mais está em teletrabalho

125
O salário médio de quem está em teletrabalho rondava os 1375 euros no último trimestre do ano passado, contra 912 euros dos restantes trabalhadores. A diferença já foi um pouco maior.
Salários

CE propõe acesso a médias salariais nas empresas

135
Com a proposta de "transparência salarial", Bruxelas pretende que os trabalhadores tenham mais mecanismos para avaliar se estão a ser remunerados de acordo com os princípios da igualdade salarial.
Impostos

Acaba prazo para declarar rendimento não retido

Em causa está a declaração Modelo 10, usada para serem declarados os rendimentos não retidos na fonte, como o do serviço doméstico. Este ano o Governo decidiu prolongar o prazo..
Groundforce

Trabalhadores da Groundforce com salário em atraso

Na carta endereçada aos trabalhadores o presidente do conselho de administração da Groundforce disse que a empresa não está em condições de pagar de momento os salários de fevereiro.
União Europeia

Ministra promete "trabalho árduo" para consenso 

Ana Mendes Godinho disse que os estados-membros vão trabalhar "arduamente" para um consenso sobre a definição de salários mínimos europeus, mas "acomodando as preocupações" dos países.
Desigualdade

CGTP. Mulheres ganham menos 14% do que os homens 

105
A diferença salarial entre homens e mulheres é de 14% sendo que as mulheres ocupam, com maior frequência, postos de trabalho em que apenas se recebe o salário mínimo nacional.
Salários

Como é que o salário médio subiu 2,9% em pandemia?

340
Comportamento é "normal em recessões" e é explicado pela alteração na composição do emprego, que cresceu em profissões que já pagavam mais do que a média (e diminuiu naquelas que pagavam pior).
Enfermeiros

Enfermeiros acusam ARS de perdas salariais 

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses acusa a Administração Regional de Saúde do Norte de provocar perdas a centenas de enfermeiros. Em causa está a avaliação do desempenho.
Coronavírus

Salário médio subiu em 2020 para 1.314 euros 

967
Apesar da pandemia, o salário médio subiu 2,9%. Aumento pode ser explicado com o despedimento de trabalhadores que tinham ordenados mais baixos.
Arquitetura

Precariedade e baixos salários dominam arquitetura

Inquérito realizado durante o 1º confinamento conclui: há falta de cumprimento de regras de higiene, burlas ao Estado, violência moral sobre mulheres gestantes, atos de coação e despedimentos ilegais.
Salários

UE: Portugal no 10º lugar dos salários mínimos 

O salário mínimo bruto variava, em janeiro, nos 21 Estados-membros da União Europeia onde vigora, entre os 332 euros na Bulgária e os 2.202 euros no Luxemburgo. Portugal está em 10º lugar.
Salários

Aumentos salariais vigoram a partir de terça-feira

271
O diploma publicado em Diário da República para entrada em vigor na terça-feira, atualiza a base remuneratória da Administração Pública em 20 euros e aumenta em 10 euros os salários seguintes.
Salários

Motoristas de pesados com aumento nos salários

Os motoristas de pesados de mercadorias vão ter um aumento de 4,72%. O salário base vai subir de 700 para 733 euros. "Esta atualização salarial é equivalente à do SMN", diz José Manuel Oliveira.
Economia

O Grande Capital

147
A esquerda não tem o monopólio do coração, não é dona e senhora das preocupações sociais nem da defesa dos mais desfavorecidos, nem da luta por uma verdadeira igualdade de oportunidades.
Função Pública

Função pública. Afinal, quem tem aumento este ano? /premium

Governo propôs aumentos apenas dos salários mais baixos na função pública, mas sinalizou que quer dar à progressão nas carreiras "alguma aceleração". O que muda para os funcionários públicos em 2021.
Empresas

Empresas falham metas de mulheres na gestão

Estudo da consultora Mercer revela que mulheres ocupam 20% a 30% dos cargos das empresas da bolsa, abaixo de um terço definido na lei. Presidentes executivos ganham dez vezes mais que colaboradores.
Administração Pública

Salário mínimo: Governo reúne-se com sindicatos 

Executivo discute novamente com sindicatos da Administração Pública para debater aplicação do novo salário mínimo na tabela salarial da função pública. Só os dois primeiros escalões serão atualizados
Salário Mínimo Nacional

Fórum critica subida do salário mínimo nacional 

Fórum para a Competitividade considera "imprudente" a subida do salário mínimo em 2021. Alertou ainda para o risco de aumento dos custos para o Estado durante a "a pior recessão de que há registo".
Marcelo Rebelo de Sousa

PR promulga aumento de salário mínimo para 655€

100
Marcelo Rebelo de Sousa promulgou os diplomas que estabelecem o aumento do salário mínimo para 665 euros em 2021 e o alargamento da ADSE para os titulares de contrato individual de trabalho.
ADSE

ADSE. Sobem para 65 mil os beneficiários isentos

Segundo os dados oficiais, em 2015 o número de beneficiários que estavam isentos de contribuir para o sistema de proteção na saúde da função pública era de cerca de 42 mil, em 2019 eram já 60 mil.
Conselho de Ministros

Governo aprova subida do Salário Mínimo Nacional 

Aumento de 30 euros dá sequência àquilo que tem sido "o percurso sustentado" de aumento do Salário Mínimo Nacional. ADSE vai beneficiar mais 67 milhões de euros por ano com alargamento.
Salário Mínimo Nacional

BE. Errado TSU compensar subida do salário mínimo

Catarina Martins diz que quem paga pior, como as empresas de fast-food, vão sair beneficiadas em relação a outras empresas de restauração que paguem melhores salários.
Salário Mínimo Nacional

CIP: aumento do salário mínimo é extemporâneo 

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal disse que o aumento do salário mínimo lhe parece "extemporâneo e o Governo não apresentou nenhum racional económico", para justificar a decisão.
Salário Mínimo Nacional

CGTP insatisfeita com aumento salarial de 30 euros

A CGTP considera que a subida de 30 euros do SMN é "muito insuficiente" e quer um aumento para os 850 euros a curto prazo. UGT afirma que subida é razoável, tendo em conta as circunstâncias.
Resposta Pronta

Subir salário mínimo. "São compromissos políticos"

Governo quer subir salário mínimo para 665 euros. Presidente da CCP, João Vieira Lopes, avisa: "A generalidade do setor dificilmente aguentará o aumento. São opções políticas e nós discordamos".  
Salário Mínimo Nacional

Salário mínimo. Governo propõe aumento de 30 euros

168
O Governo propôs a sindicatos e patrões um aumento do salário mínimo de 30 euros em 2021, para os 665 euros. Mas vai compensar as empresas, com a devolução parcial da subida de encargos com a TSU.
Governo

Salário mínimo pode chegar aos 659 euros

Atualmente, o salário mínimo nacional é de 635 euros e o Governo que pretende atingir os 750 euros até ao fim da legislatura, já admitiu que a sua proposta poderá ir além dos 659 euros.
Coronavírus

Menos de 20% do salário após pagar contas

Um estudo feito pela Intrum indica que 59% dos portugueses ficam com menos de 20% do rendimento depois de pagar as contas, superior à média europeia, de 41%.
Noticiário

10h. Governo quer aumentar mais o salário mínimo

O aumento previsto para o próximo ano estava fixado nos 23,75€, governo quer arredondar para os 25€. Diferença vai ser dada às empresas.
Salário Mínimo Nacional

Salário mínimo. Governo planeia compensar empresas

178
O Governo está a ponderar aumentar o salário mínimo para um valor acima do previsto, estando disposto a ajudar os patrões no diferencial. Com a subida, os custos chegam aos 14,5 milhões de euros.
PSP

Salários. PSP exige pagamento de retroativos

Com o novo estatuto da carreira da PSP, os agentes principais passaram a receber 1150 euros, mas o Governo não atualizou os salários de 2 mil agentes. Quando o fez não pagou retroativos.
Empresas

IP. Dirigentes sindicais exigem aumentos salariais

139
O que está "em cima da mesa" das negociações é a administração da IP — Infraestruturas de Portugal querer "manter os salários de 2020 'ad aeternum', o que não pode acontecer e não pode ser aceite".
Governo

Descida na retenção na fonte implica menos IRS

Contribuintes podem "dependendo das circunstâncias, passar de uma situação de reembolso de IRS para imposto a pagar". Valor-base para passar a descontar IRS vai aumentar para os 686 euros.
Coronavírus

Salários sem apoios teriam maior redução na UE

No segundo trimestre, os salários em Portugal teriam caído em média 13,5% sem medidas do Governo, segundo um relatório da OIT. Média europeia não chega aos 7%. Subvenções permitiram compensar 40%.
Sociedade

Porque ganham menos as mulheres?

Vários estudos mostram que a entrada de homens e mulheres no mercado de trabalho acontece de forma igualitária. Há um momento, contudo, em que tudo muda.
Greve

Funcionários da Lactogal em greve na segunda-feira

775
Os trabalhadores da Lactogal, em Vila do Conde, vão estar em greve na segunda-feira para reivindicar melhores aumentos salariais e a implementação de um subsídio de refeição.
Governo

Governo admite subir mais salário mínimo

142
Segundo a ministra, o Governo está a trabalhar na elaboração de um "livro verde" sobre o futuro do trabalho e na próxima semana as bases do debate sobre esse tema serão levadas à concertação social.
Economia

Empresas já podem pedir apoio à retoma

"Até à data foram apresentados 46,2 mil pedidos ao incentivo, tendo sido pagos 236 milhões de euros", afirmou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social à agência Lusa.
Segurança Social

Provedora da Justiça pede mudanças nas penhoras

A Provedoria de Justiça insta à "implementação urgente de um mecanismo que assegure o ajustamento automático do valor das penhoras de pensões" através da nota publicada no site.
Direto ao Assunto

"Há pessoas que trabalham e continuam pobres"

210
"Não sabemos quantas pessoas estão em situação de pobreza", diz Eugénio Fonseca. O presidente da Cáritas defende um rendimento de substituição dos rendimentos perdidos baseado no salário mínimo.
União Europeia

Salário mínimo europeu promete ser uma batalha 

A medida não passa por definir um salário mínimo único para todos os países da União Europeia, mas sim indicadores, critérios e objetivos que assegurem a qualidade de vida dos cidadãos.
António Costa

Costa mantém objetivo de aumentar salários

Apesar da crise provocada pela Covid-19, António Costa reforçou que o Governo mantém o objetivo de aumentar os salários. E revela urgência em regular teletrabalho, o qual está pouco regulado.
Subsídios

Empresas pagam subsídio de Natal em novembro

Navigator pagou o subsídio de Natal em outubro, a maioria fá-lo-á no final deste mês porque já era norma. É o caso do Santander, Montepio e Vodafone. PwC paga em dezembro.
Salários

Salário de contact centers aumentou em 2019

O salário bruto médio mensal dos operadores de contact centers aumentou para os 806 euros, em 2019. "Foi possível apurar melhorias em alguns indicadores de performance", diz uma associação do setor.
Função Pública

Subidas salariais? Governo "faz contas" 

Executivo não se comprometeu com valores específicos para aumento das remunerações. No Orçamento do Estado, prevê subidas mas só para os salários mais baixos. Sindicatos pedem mais.
Fact Check

Merkel disse que tinha "pena" dos portugueses?

Publicação aparece escrita sobre a imagem da chanceler alemã como se fosse ela a autora de um texto que fala em emigração e salários em Portugal por oposição ao apoio que o Estado dá aos refugiados.
Coronavírus

Estudo: um terço espera diminuição de rendimentos

De acordo com um estudo, cerca de 31% dos entrevistados "espera uma diminuição de rendimentos nos próximos seis meses". Em relação ao Natal, 74% admite cortes no orçamento.
Suíça

Genebra. Salário de 3.700 euros a partir de sábado

178
O estabelecimento de uma remuneração mínima horária foi aprovado num referendo regional no final de setembro e só se aplica ao cantão de Genebra — uma das cidades mais caras do mundo.
Greve

Misericórdias em greve esta quinta-feira

153
Os trabalhadores das Misericórdias estão esta quinta-feira em greve. Reivindicam aumentos salariais, muitos ganhando "635 euros", e querem compensações pelo esforços feitos durante a pandemia.
Salários

Funcionários lá fora querem aumento como inflação

O sindicato da Administração Pública portuguesa no estrangeiro apela aos grupos parlamentos para o Orçamento incluir uma norma que desobrigue da atualização salarial com base na inflação em Portugal.
Manuel Caldeira Cabral

“Aumento do salário mínimo dá um sinal muito bom"

225
“O aumento do salário mínimo dá um sinal muito positivo à economia e à sociedade. Será um sinal que dá confiança aos trabalhadores", diz o ex-ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral.
Orçamento do Estado

Governo diz que será "difícil" aumentar salários

A Federação dos Sindicatos da Administração Pública afirmou que, sobre a possibilidade de aumentos na função pública, o executivo sinalizou que "era difícil fazer esse caminho".
Salário Mínimo Nacional

Projeto do PCP sobre aumento salarial chumbado

366
O projeto do PCP de aumento do salário mínimo para 850 euros foi chumbado pelo PS, PSD, CDS e IL e aprovado pelo PCP, BE, PAN, PEV e deputadas não inscritas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues.
Salário Mínimo Nacional

Aumento do salário mínimo divide hemiciclo

O Parlamento ficou dividido à esquerda e à direira esta quinta-feira perante a proposta do PCP de aumentar o salário mínimo para 850 euros, uma "emergência nacional", segundo o partido.
Economia

O aumento do Salário Mínimo Nacional

À esquerda e à direita, o debate tem sido demasiado demagógico e inconsequente, quando o necessário é exatamente o oposto.
Sindicatos

OE. Governo "não tem proposta de aumento salarial"

A Frente Comum esteve reunida com o Governo no âmbito da primeira ronda de reuniões para a negociação coletiva geral anual. Segundo o sindicato, não foi apresentada uma proposta de aumento salarial.
Sindicatos

USI defende salário mínimo de 675 euros em 2021 

A União dos Sindicatos Independentes considera estarem reunidas as condições para que em 2021 a Remuneração Mensal Mínima Garantida seja de 675 euros em Portugal continental.
Resposta Pronta

Aumentar Salário Mínimo. "Parece-nos extemporâneo"

343
"A economia não se gere por decretos", diz António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal, que defende que não é o momento para falar em aumentos "significativos" de salários.
Emprego

Como funciona o "layoff 3.0" /premium

Este explicador, publicado em setembro, foi atualizado dia 8 de outubro com a aprovação da medida em Conselho de Ministros. Há mais escalões e apoios diferentes às empresas. As mudanças que vêm aí.
Trabalho

Redução total do horário paga mais que o layoff

Funcionários com o horário reduzido a 100% no apoio à retoma progressiva vão ganhar mais do que se estivessem na mesma situação no layoff simplificado. Medida dirige-se às empresas mais afetadas.
Rui Rio

Rio: subir salário mínimo é demagogia

616
Rui Rio defendeu saber que "viver com 635 euros é pouco", mas sublinhou que "viver com 400, 500 ou estar no desemprego é muito pior" e aumentar salário mínimo em contexto de pandemia é "demagogia".
Coronavírus

"Subida do salário mínimo não foi negativa" /premium

Nicolas Schmit diz que a subida do salário mínimo não foi um impedimento ao crescimento económico, mas deve estar ligada à produtividade. Países que cortaram no valor tiveram um impacto "desastroso".
Resposta Pronta

Bruxelas defende atualização do salário mínimo 

"O salário mínimo foi reduzido nalguns países e o impacto económico foi um desastre." Em entrevista ao Observador, o Comissário Europeu do Emprego defende aumentos. Uma entrevista em inglês. 
IPSS

IPSS. Trabalhadores exigem atualização salarial

Dirigentes e delegados sindicais das IPSS concentraram-se à porta do Ministério do Trabalho, onde aprovaram uma moção de denúncia da política de baixos salários praticada pelas instituições.
UGT

UGT quer salário mínimo de 670 euros em 2021

A central sindical relembra o compromisso assumido pelo Governo quanto ao objetivo de o salário mínimo atingir 750 euros em 2023, defendendo que isso "exige avanços firmes a cada ano".
Concertação Social

CIP. "Razoabilidade e bom senso" no salário mínimo

Patrões pedem "razoabilidade e bom senso" no tema da subida do salário mínimo, sublinhando que a prioridade deve ir para a "manutenção dos postos de trabalho" com a economia a cair.
Governo

O que diz as "Grandes Opções" do Governo para 2021

Criar uma "pena acessória" para políticos condenados por corrupção. Continuar a apoiar agricultores do interior. "Fechar" uma velha promessa na cultura. Estas são algumas apostas do Governo.
Governo

Governo quer 750 euros de salário mínimo em 2023

238
Pandemia não alterou planos. No documento de Grandes Opções do Plano (GOP) para 2021, lê-se: "O Governo pretende aumentar os 635 euros atribuídos em 2020 para 750 euros em 2023".
Ministro das Finanças

Aumento do salário mínimo deve ser "equilibrado"

O ministro das Finanças disse que o aumento do salário mínimo deve ter "significado", mas também ser "equilibrado" para as empresas conseguirem suportar.
CGTP

CGTP quer aumento salarial de 90 euros em 2021

A CGTP apresentou a sua política reivindicativa para 2021, que reafirma o aumento geral dos salários em 90 euros no próximo ano e do salário mínimo nacional para os 850 euros a curto prazo.
Salários

Salário. Emprego e viabilidade são "prioritários"

A "manutenção do emprego" e a "salvaguarda da viabilidade" das empresas devem ser temas "prioritários" face ao aumento do salário mínimo, afirma Eduardo Oliveira e Sousa.
Salários

Paulo Pedroso quer reposição do peso dos salários

255
O antigo ministro do Trabalho defendeu a reposição, em cinco anos, do peso que os salários tinham há 10 anos no rendimento nacional, por uma questão de justiça e de incentivo ao consumo interno.
Resposta Pronta

"Governo não tem sido sério com empresas"

João Vieira Lopes, da CCP, lembra que o Governo comprometeu-se a corrigir contratos no último acordo e "não cumpriu". Tudo dependerá da "situação das empresas" no final do ano, diz.
Governo

Costa prepara aumento do salário mínimo em 2021

2583
O primeiro-ministro anunciou em entrevista que o Governo vai baixar o IVA da eletricidade (consoante os escalões de consumo) já este ano e que planeia aumentar o salário mínimo em 2021 — mas pouco.
Salários

Assis pede cuidado no aumento do salário mínimo

O presidente do Conselho Económico e Social defendeu que a possibilidade de um aumento do salário mínimo nacional deve ser um assunto acompanhado com ponderação e cuidado face à crise.
Sob Escuta

Decisão sobre salário mínimo não é "tomada agora"

Ouça aqui a entrevista na íntegra ao ministro da Economia, Pedro Siza Vieira. O número 2 do governo acredita numa recuperação económica em 2021 e 2022.
Resposta Pronta

Salário mínimo. "Governo terá de cumprir programa"

Secretário-adjunto da União Geral de Trabalhadores explica que o aumento do salário mínimo além de ser benéfico para a economia, é uma das razões que levaram António Costa a primeiro-ministro.
Salários

Salário mínimo. PR "espera para ver" negociações

501
Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que vai "esperar para ver" o resultado das negociações, em sede de Concertação Social, sobre o aumento do salário mínimo nacional.
Salário Mínimo Nacional

Salário mínimo. Esquerda quer subida, patrões não

451
BE, PCP e PAN querem levar à mesa das negociações, ainda este mês, o aumento do salário mínimo, mas os patrões mostram resistência devido aos efeitos da pandemia.
Instituto Nacional Estatística

Remuneração bruta sobe, layoff penaliza salários

A remuneração bruta mensal média por trabalhador aumentou 1,6% no segundo trimestre, face ao mesmo período de 2019, para 1.326 euros, mas o volume de remunerações pagas foi penalizado.
Hospitais

Trabalhadores do SUCH querem aumento de 90 euros

Trabalhadores do SUCH são equiparados aos da saúde "para cumprimento de deveres, mas não são equiparados para beneficiar de direitos", como é o caso da compensação que vai ser paga ao SNS.
Guiné-Bissau

Embaló nega receber 100 mil euros por mês

Domingos Pereira acusou Embaló de ter aumentado o salário mensal de 30 para 100 mil dólares. Embaló afirmou que nenhum chefe de Estado guineense auferiu um salário mensal superior a três mil dólares.
Protestos

Trabalhadores das cantinas em protesto

De acordo com Luís Trindade, a empresa concessionária Sector Mais "não paga os salários dos trabalhadores desde março de 2020", embora tenha recorrido ao layoff simplificado.
Serviço Nacional de Saúde

SNS. Salários em atraso devem-se a burocracias

Jamila Madeira explicou que todos os profissionais que "já providenciaram a documentação necessária para poderem receber a sua respetiva contribuição já o receberam".
Salários

Ryanair. Funcionários não recebem salário em julho

372
Ryanair costuma pagar aos funcionários no 28.º dia de cada mês com referência ao mês anterior, mas o layoff quebrou esta lógica e deixou vários trabalhadores sem salário em julho, diz o sindicato.
Salários

Salários de funcionários políticos. AR questionada

3269
A associação presidida por João Paulo Batalha assinala que para além do desvio de fundos do parlamento ser ilegal, "demonstra um desrespeito institucional da AR pelos partidos prevaricadores".
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Salários da administração aumentaram em 2019

554
Salários da administração da CGD cresceram para 3,6 milhões de euros no ano passado, aumento de 22,5% justificado com o início de um programa de pagamento de remunerações variáveis.
Coronavírus

Cabo Verde. Orgãos de soberania com menos verbas 

Os órgãos de soberania cabo-verdianos, incluindo Chefia do Governo e Assembleia Nacional, vão sofrer um corte de 14,1% na dotação orçamental para este ano, equivalente a quase quatro milhões de euros.
Desigualdade

Portugal falha na redução da desigualdade salarial

280
Portugal foi ilibado das acusações relacionadas com a desigualdade salarial, feitas em 2016. Para o comité, as medidas adotadas pelo Governo são positivas, mas não mostram ainda melhorias.
Código do Trabalho

PCP desafia Governo PS a mudar código laboral 

O PCP vai confrontar a ministra do Trabalho, pedindo que sejam revogadas "um conjunto de normas gravosas que persistem no Código do Trabalho" e um "aumento significativo do salário mínimo nacional".
Salários

Custo da mão-de-obra sobe 6,5% em Portugal

No trimestre durante o qual começaram a vigorar as medidas de confinamento devido à pandemia, os custos horários da mão-de-obra subiram, em termos homólogos, 3,4% na zona euro e 3,7% na UE.
Coronavírus

Futebolistas com salários atrasados pedem apoio

O fundo existe desde fevereiro em parceria da FIFA com o Sindicato internacional de jogadores com o objetivo de garantir "uma rede de segurança importante" para quem não recebe os rendimentos devidos.
Coronavírus

Jerónimo quer "salário pago a 100%"

O secretário-geral do PCP só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas", defendendo que os trabalhadores em layoff devem ter "um salário pago a 100%".
Coronavírus

Como o Governo quer desconfinar a economia  /premium

O plano que o Governo apresentou para "estabilizar" o país no pós confinamento traz apoio para quem perdeu rendimento, ajudas diretas às empresas e uma aposta em pequenas obras para mexer a economia.
Coronavírus

Bruxelas quer avançar com salários mínimos na UE

1000
Bruxelas vinca ser "fundamental" para a recuperação económica europeia que "trabalhadores da UE tenham rendimentos que lhes assegurem um nível de vida digno".
Governo

Governo não afasta liminarmente congelar carreiras

1314
Ministra volta a assumir que os aumentos salariais em 2021 não estão garantidos e diz que, embora não seja prioridade, não pode "excluir liminarmente" a hipótese de congelar as carreiras.
Coronavírus

Parceiros pedem layoff a 80 ou 100% e isenções  /premium

226
CGTP exige layoff pago a 100%, UGT propõe 80%, mas pede "critérios objetivos". Patrões querem isenção do pagamento por conta e redução das rendas comerciais. Governo recebe parceiros na quarta-feira.
Coronavírus

BE critica Casa da Música por cortar salários

O partido acusa a Casa da Música de cortar a 100% o salário de alguns trabalhadores mas continuar a ser financiada pelo Estado, e afirma que esta é uma "atitude inaceitável".
Coronavírus

Rendimentos baixos mais protegidos, para já 

Famílias com rendimentos mais baixos, que não dependem do trabalho, estão a sofrer para já menos o impacto da pandemia. Isto porque os apoios sociais que recebem não foram afetados, aponta estudo.
Coronavírus

Famílias que ganham até 650 euros perderam mais

414
Uma em cada quatro pessoas cujo agregado familiar ganhava até 650 euros perdeu totalmente o seu rendimento desde o início da pandemia, revela inquérito da Escola Nacional de Saúde Pública.
Coronavírus

Crise. Mais afetados têm entre 35 e 44 anos

De acordo com um estudo do Banco de Portugal sobre os efeitos da crise provocada pela pandemia, as famílias que têm indivíduos entre 35 e 44 anos são as mais afetadas pela queda dos rendimentos.
Coronavírus

Hotelaria. 1/3 das empresas não pagaram salários

297
Como consequência da ausência de faturação e de recursos, 32% das empresas de hotelaria e restauração não conseguiram pagar salário em abril, sendo que 60% das empresas estimam zero vendas em maio.
Coronavírus

Layoff. "Empresas não devem ser penalizadas"

O presidente da CCP considera que as empresas não devem ser penalizadas se não conseguirem pagar salários a tempo, devido aos atrasos da Segurança Social no pagamento dos apoios relativos ao layoff.
Venezuela

Venezuela. Salário mínimo aumenta para 4,33 euros

1051
O salário mínimo integral na Venezuela vai aumentar 77,77% a partir de 1 de maio de 2020, passando de 450.000 bolívares soberanos (BsS, 2,43 euros) para 800.000 BsS. (4,33 euros).
Coronavírus

Quase 60% da população sofre redução de rendimento

1023
Quase 60% da população ativa está a sofrer redução de rendimentos devido à perda de emprego ou à diminuição do trabalho durante a pandemia. Vaga atinge três vezes mais as mulheres.
Coronavírus

Lay-off. Trabalhadores recebem 2/3 do salário

Os trabalhadores em lay-off têm direito a receber dois terços do salário correspondente ao período em que a empresa aderiu à medida, mesmo que entrem a meio do mês, esclareceu a ministra do Trabalho.
Enfermeiros

Enfermeiros censuram Governo

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses lamentou esta terça-feira que o Governo, alegando "um problema informático", não tenha conseguido atualizar para abril o aumento salarial de 0,3%.
Coronavírus

Lay-off. CGTP denuncia atrasos da Segurança Social

A CGTP denunciou que "muitos trabalhadores" em lay-off não receberam a totalidade dos dois terços do salário que lhes eram devidos por falta de pagamento da Segurança Social às empresas.
Coronavírus

Fesap considera prematuro falar em aumentos

A Fesap considera que é prematuro discutir aumentos salariais para 2021, defendendo subsídio de penosidade e risco para trabalhadores que estão na linha da frente de combate à Covid-19.
Função Pública

Função pública começa a receber aumentos salariais

1217
O decreto-lei prevê aumentos de 0,3% (ao nível da inflação) para a generalidade dos trabalhadores e de 10 euros nos salários inferiores a 700 euros, com retroativos a 1 de janeiro.
Coronavírus

Beira Baixa. Sindicato denuncia salário em atraso

Numa das empresas, as trabalhadoras aceitaram gozar 15 dias de férias sob "pressão", tendo sido enviadas para casa no dia 20 de março, com a informação de que depois a empresa recorreria ao "lay-off".
Coronavírus

Sindicato exige que hotéis completem salários

261
O Sindicato da Hotelaria do Norte exige que os hotéis completem o salário dos trabalhadores em lay-off e quer anulados os despedimentos que ocorreram no setor devido à pandemia de Covid-19.
Macau

Macau aprova lei de salário mínimo 

Após mais de meio ano de discussão no parlamento, a Assembleia Legislativa de Macau aprovou o alargamento do salário mínimo, mas excluiu os trabalhadores domésticos e com deficiência.
Coronavírus

Moçambique suspende negociações de salário mínimo

O governo moçambicano suspendeu de imediato as negociações relativas ao aumento dos salários mínimos no país. Decisão visa salvaguardar os postos de emprego já existentes.
Coronavírus

Queda é mais sentida em rendimentos até 1000 euros

146
Estudo da Universidade Católica indica que é nas famílias com rendimentos até 1000 euros mensais que se sente uma maior queda. Trabalhadores e empresários por conta própria são os mais afetados.
Desportivo das Aves

Desportivo das Aves falha treino e reclama salário

"Face à falta de pagamento de dois meses de salários à generalidade", o plantel do Desportivo das Aves, último classificado da I Liga, recusou treinar e exige a regularização dos salários em atraso.
Concertação Social

Governo discute competitividade e rendimentos

Parceiros sociais e Governo voltam a reunir-se na Concertação Social, em Lisboa. Na mesa estão 11 pontos de discussão sobre o acordo de médio prazo sobre competitividade e rendimentos.
Igualdade de Género

Homens ganham mais 149 euros que mulheres em média

348
De acordo com o barómetro sobre igualdade remuneratória, a disparidade salarial reduziu-se em 0,4 pontos percentuais em 2018 face ao ano anterior, para 14,4%, resultando na diminuição de 80 cêntimos.
Salários

Governo aprova aumentos salariais de 0,3%

O Governo considera que, com melhores condições de trabalho e de vida dos trabalhadores portugueses, "está a contribuir para o reforço da coesão social e do combate à pobreza".
Função Pública

Estado. Salários mais baixos aumentam 10 euros

236
O Governo vai aumentar em 10 euros os salários mais baixos da Função Pública. Restantes sobem 0,3%, como já tinha sido anunciado. Sindicatos contestam e começam a falar em greve geral.
Governo

Governo e sindicatos discutem aumentos salariais

A ministra Alexandra Leitão afirmou que as contrapropostas dos sindicatos à atualização de 7 euros para os dois patamares mais baixos da TRU da função pública serão analisadas com "grande abertura".
Portos

Empresa culpa sindicato por salários em atraso

A Associação de Empresas de Trabalho Portuário de Lisboa afirmou que a empresa não tem faturação suficiente para pagar salários e que a greve, que dura há 3 semanas, vai agravar a situação financeira.
Governo

Governo acredita em acordo sobre rendimentos

Siza Vieira afirma que é um "acordo muito ambicioso" e que "há condições de continuar a progredir", mas os parceiros sociais criticam e dizem que é um acordo "muito genérico", sem medidas concretas.
Concertação Social

Concertação Social discute acordo de rendimentos

Valorização de salários, que o Governo defende que deve seguir uma “metodologia de fixação anual" por setor, continua a ser discutida. Parceiros sociais defendem que é matéria de negociação coletiva.
Salários

O que o salário mínimo faz /premium

379
Os aumentos do salário mínimo nos últimos anos podem ter acelerado a saída do mercado de um grupo de empresas de baixa produtividade e este epifenómeno pode ter beneficiado a economia.
PCP

Função pública. PCP pede "resposta mais avançada"

Secretário-geral do PCP afirmou ser possível chegar mais longe na valorização salarial da função pública, frisando que "Governo não pode usar a arma" do OE2020 e deve dar uma "resposta mais avançada".
A página está a demorar muito tempo.