Salários

PCP

PCP com resolução para salário mínimo de 650 euros

O secretário-geral do PCP disse que uma das prioridades passará pela exigência junto do Governo de um aumento salarial para todos os trabalhadores, em particular os da administração pública, em 2019.
UGT

UGT quer salário mínimo nos 615 euros em 2019

A UGT aprovou a política de rendimentos para 2019, defendendo um aumento de 6% do salário mínimo para 615 euros, de entre 3% e 4% para salários e pensões e um novo escalão intermédio no IRS.
Pensões

Vieira da Silva admite problema nas novas pensões

Vieira da Silva admitiu que "existe um problema" na atribuição de novas pensões, devido à falta de pessoal e aos crescentes pedidos, mas "até final do ano" os principais atrasos "serão resolvidos".
Salário Mínimo Nacional

Governo só promete salário mínimo de 600 euros

Ministro do Trabalho diz que o governo está "sempre aberto" a propostas de atualização do salário mínimo, mas sublinha que só pode assumir o compromisso de fazer subir o valor aos 600 euros, em 2019.
Bloco de Esquerda

BE quer aumento maior para salário mínimo em 2019

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considerou existirem condições para um aumento do salário mínimo nacional além dos 600 euros no próximo ano.
CGTP

CGTP reafirma aumento salarial de 4%

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, considerou esta quinta-feira que este é o momento-chave para exigir um aumento dos salários em pelo menos 4%.
Educação

Professores vão entupir email da OCDE com salários

6.906
A Fenprof põe em causa os valores dos salários apresentados no relatório Education at a Glance. Gabinete de Educação da OCDE explica ao Observador como chegou àqueles números.
Salários

Fenprof diz que OCDE apresentou dados falsos

410
O sindicato diz que os salários dos professores apresentados pela OCDE não correspondem à realidade. Fenprof vai pedir a correção dos valores e informação de quem forneceu os dados.
CGTP

CGTP aprova reivindicação de aumento salarial

A central sindical reivindica para o próximo ano um acréscimo mensal mínimo de 40 euros e o desagravamento dos impostos para que os trabalhadores portugueses possam melhorar o seu nível de vida.
Igualdade de Género

Ganho mais que o meu marido, mas é segredo /premium

369
Quando a mulher ganha mais, os casais mentem. Em Portugal, o fenómeno também existe, mas tem menor expressão porque, normalmente, os salários deles são mais altos.
CGTP

CGTP quer aumentos salariais de 4%

Segundo a CGTP, o aumento deve garantir um acréscimo salarial mensal mínimo de 40 euros a todos os trabalhadores, o salário mínimo nacional deve passar para 650 euros.
Salário Mínimo Nacional

UGT exige aumento do salário mínimo para 615 euros

O secretário-geral da UGT reiterou que a central sindical vai propor que o salário mínimo nacional seja aumentado em 2019 dos atuais 580 euros para 615 euros mensais.
STCP

Salários. Trabalhadores e STCP chegam a acordo

As Organizações Representativas de Trabalhadores e o Conselho de Administração da STCP chegaram a acordo para atualizar salários e diminuir escalões, revelou o Sindicato Nacional dos Motoristas (SNM).
Bloco de Esquerda

BE quer reduzir assimetrias salariais nas empresas

1.933
BE quer que empresas com mais de 10 trabalhadores passem a divulgar as assimetrias salariais. A ideia é fixar um leque entre salários mais baixos e os mais altos e penalizar empresas que não cumpram.
Trabalho

Norte. Dirigentes recebem triplo de trabalhadores

Trabalhadores com funções de dirigentes na região Norte ganham um rendimento médio mensal líquido de 1.585 euros, valor que representa o triplo daquele recebido por trabalhadores não qualificados.
BCE

BCE. Aumento dos salários causa subida da inflação

Num artigo publicado no último boletim económico do Banco Central Europeu, José Gumiel e Elke analisam a importância dos salários na subida da inflação.
Função Pública

Frente Sindical pede atualização salarial de 3%

A Frente Sindical propôs ao Governo uma atualização salarial e das pensões de 3% para os funcionários públicos em 2019, há quase uma década sem aumentos.
Angola

Angola. Trabalhadores exigem pagamento de salários

Os trabalhadores da Empresa Nacional de Pontes de Angola, sem salários há 56 meses, realizam sábado, em Luanda, uma marcha de protesto para "exigir o pagamento" dos seus ordenados.
Salário Mínimo Nacional

Aumento do salário mínimo não aumenta abrangidos

A subida do salário mínimo em janeiro de 2018 não fez aumentar, pela primeira vez, a percentagem de trabalhadores abrangidos, anunciou o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Frente Comum

Frente Comum quer aumento de salários e pensões

A coordenadora da Frente Comum considera que é necessário aumentar os salários e as pensões, pois "estão congelados" desde 2009, enquanto as carreiras "estão bloqueadas" desde 2005.
Salário Mínimo Nacional

Salário mínimo pode ultrapassar os 600 euros

320
O aumento pode ser superior a 20 euros e fazer com que o valor bruto do salário mínimo nacional ultrapasse a linha dos 600 euros, já a partir do dia 1 de janeiro de 2019.
Emprego

Empregos pouco produtivos diminuem salários

Segundo a OCDE, os salários reais (ajustados dos efeitos da inflação) caíram entre 2010 e 2016 em Portugal, Espanha e no Reino Unido por causa do número crescente de empregos de baixa produtividade.
Concertação Social

Salário mínimo de 600 euros? É possível, diz CIP

António Saraiva revela que as confederações patronais vão surpreender a sociedade portuguesa, já que poderão apresentar uma proposta acima dos 600 euros para o salário mínimo.
OCDE

Salário médio. Família pobre precisa de 5 gerações

Uma família pobre precisa de 125 anos (5 gerações) para que os descendentes atinjam um salário médio. As condições económicas em Portugal transmitem-se "fortemente" entre gerações, diz a OCDE.
TAP

TAP e sindicato chegam a acordo: aumentos de 5% já

A TAP chegou a acordo com o SITAVA no que diz respeito ao aumento salarial. Prevê-se uma subida de 5% este ano. Nos anos seguintes, o aumento será de 3%, 2% e 1%.
CTT

Trabalhadores dos CTT vão ter aumentos até 1,3%

Os aumentos salariais são retroativos a janeiro e vão ser aplicados aos trabalhadores dos Correios de Portugal e das restantes empresas do grupo.
Salários

CGTP critica salários da Sumol+Compal

O secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, criticou a administração da empresa Sumol+Compal de Pombal por pagar o salário mínimo nacional à esmagadora maioria dos trabalhadores.
Salários

Portugueses saem mais tarde da casa dos pais

577
Um novo estudo feito por investigadores do ISCSP revela um fosso entre os países da Europa do Sul e a Europa do Norte. Portugal é dos países onde os jovens saem mais tarde de casa.
Japão

Japão. Corrupção faz ministro abdicar de salário 

O ministro das Finanças do Japão anunciou que vai abdicar de um ano de vencimento, depois de um escândalo de falsificação de documentos e de favorecimento ilícito ter vindo a público.
País

Subida do salário mínimo não travou emprego

O chefe de missão a Portugal da Comissão Europeia, Carlos Martinez Mongay, afirmou esta segunda-feira que o aumento do salário mínimo não prejudicou a criação de emprego.
Salários

Trabalhadores da Identificação Civil em luta

Trabalhadores em protesto no Campus de Justiça exigem a integração no projeto de revisão da carreira dos Registos e Notariado. Sindicato diz que situação dura há 18 anos e afeta 150 trabalhadores.
Greve

Trabalhadores da Nobre iniciaram semana de greves

Trabalhadores concentraram-se este manhã em frente à Nobre Alimentação, em Rio Maior. Paralisações vão continuar até sexta-feira, entre as 13h00 e as 18h00.
Saúde

Greve na saúde adiada para 15 de junho

Acordo com o Governo teve como foco a carreira geral dos assistentes e técnicos superiores de saúde. Ana Avoila explicou que a greve não foi desconvocada porque persistem questões por resolver.
Greve

Greve da IP desconvocada após acordo

Os sindicatos e a administração chegaram a um acordo para aumentos salariais e a greve marcada para quinta e sexta-feira foi desconvocada.
TAP

TAP. Pilotos reúnem-se para debater salários

Assembleia extraordinária tem como objetivos principais aprovação de alterações ao Acordo de Empresa, como a atualização salarial, e a criação do regulamento de recurso à contratação externa.
Salários

Como se decide o salário de um gestor de topo /premium

106
Há metas financeiras e lucros, mas saber comunicar e o ambiente já valem na hora de decidir os bónus dos gestores. Diogo Alarcão, da Mercer, explica como se chega a salários que podem ser de milhões.
Salários

Quem são os gestores mais bem pagos

276
Pelo menos 14 executivos das grandes empresas em Portugal receberam mais de um milhão de euros em 2017. Um clube onde os banqueiros passaram a ser raros - e onde mulheres não entram. Saiba quem são.
Banco de Portugal

Salários de novos membros do BdP sobem

890
Os novos membros do Conselho de Auditoria do Banco de Portugal são Nuno Fernandes e Margarida Vieira de Abreu. Vencimento dos novos responsáveis aumenta em mais de 50%.
Vieira da Silva

"Ainda é cedo" para discutir salário mínimo

Vieira da Silva afirma que "ainda é cedo" discutir o aumento do salário mínimo para o próximo ano, referindo-se às declarações do líder da CGTP, que pediu um aumento para 650 euros.
Rui Rio

Rio quer salário mínimo a subir mais que  inflação

O líder do PSD diz que o aumento do salário mínimo nacional "é desejável", mas é preciso "equilibrar a competitividade da economia nacional com a subida".
Trabalho

Marcelo. Discutir salário mínimo é "prematuro"

"Não podemos pôr o carro à frente dos bois antes de sabermos exatamente aquilo que se vai passar a nível europeu", afirmou o Presidente da República.
Salário Mínimo Nacional

CGTP marca “grande manifestação nacional” em junho

Líder da CGTP, Arménio Carlos, exigiu, discursando no "maior 1.º de Maio dos últimos anos", a fixação do salário mínimo em 650 euros em janeiro de 2019 e marca “grande manifestação nacional” em junho.
Salários

Salários. Costa quer convergência com a Europa

166
A convergência salarial com a UE, a redução das disparidades nos vencimentos nacionais e o aumento sustentado do salário mínimo são as linhas de ação da moção que será apresentada no congresso do PS.
TAP

TAP. Salários dos pilotos sobem 15% até 2022

Os salários dos pilotos da TAP vão aumentar 5% este ano e no próximo, 3% em 2020 e 1% em 2021 e 2022, num total de 15% em cinco anos, mais a correção da inflação estimada em 9,4%.
Orçamento do Estado

Gabinetes dos políticos. Corte de 5% vai acabar

164
O Governo aprovou esta quinta-feira o fim progressivo dos cortes adicional nos salários dos gabinetes dos políticos. Decisão não passa pelo Parlamento. Governantes mantêm cortes
Agricultura

Agricultores recebiam menos 22% em 2016

Em 2016, o salário de trabalhadores por conta de outrem na agricultura e pescas era de 726 euros, inferior em 21,5% ao dos TCO's dos restantes ramos.
Salários

Presidente da Air France ameaça demitir-se

Resultado da consulta aos funcionários sobre os aumentos salariais pode decidir o futuro de Jean-Marc Janaillac. Administração propôs aumento gradual de 7%. Sindicatos querem 6% no imediato.
Salários

CGTP exige salário mínimo superior a 600 euros

Arménio Carlos diz que a situação económica atual reúne as condições para se ir "mais longe" no salário mínimo e afirmou que o executivo tem alguns dias para dizer se vai descongelar as remunerações.
Salários

Banca. Negociações salariais num impasse

Acusação é do Sindicato dos Bancários do Norte e diz que a reunião do passado dia 17 de abril "nada trouxe de novo para desfazer o impasse a que as partes tinham chegado".
Salário Mínimo Nacional

Costa diz que salário mínimo vai aumentar em 2019

153
Secretário-geral do PS lembrou que o Governo aumentou o salário mínimo nos três últimos anos e promete o mesmo para 2019, durante o jantar do 45.º aniversário do partido.
Salários

Sindicatos aprovam fim de cortes aos políticos

Apesar de aceitar o fim dos cortes nos gabinetes políticos, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais reivindica igualdade de critérios na reposição.
Moçambique

Acordo para aumento do salário mínimo

Acordo para aumento dos salários mínimos entre 6% e 18,7% tem efeitos a partir deste mês. Valores permitem recuperar face à perda de poder de compra, uma vez que estão acima da inflação anual de 2017.
Governo

Cortes nos salários de gabinetes políticos acabam

622
Governo vai acabar com as restrições em salários de gabinetes políticos e empresas públicas. Medida merece, para já, a reserva do BE e do CDS. No PSD, Rio aprova, Negrão pensa o contrário.
Angola

64 mil funcionários públicos com salário cortado

Decisão abrange trabalhadores que apresentaram dados incompletos, estando em ausência do trabalho para licença de formação ou junta médica, mas também por "terem dupla efetividade na função pública".
Alemanha

Alemanha. Função Pública com 3 aumentos até 2020

Os trabalhadores da Função Pública alemã vão ter os salários aumentados por três vezes até 2020, conforme um acordo alcançado na noite de terça para quarta-feira, anunciou o ministro do Interior.
Air France

Air France. Pilotos rejeitam aumento de 2%

Os pilotos da Air France receberam uma proposta de aumento salarial de 2% para pararem com a greve, mas rejeitaram-na. Reivindicam aumento de 5,1% para 2018.
País

Ryanair. Tripulantes querem contratos irlandeses

Presidente da empresa diz que os trabalhadores da transportadora aérea em Portugal preferem continuar com contratos sob a lei irlandesa, uma vez que ganham mais e têm mais dias de licença maternal.
Igualdade

Racismo, sexismo, jogos e mercado

A desigualdade resulta do próprio mercado e não apesar do mercado. E, sendo assim, e se quisermos viver num mundo com menos discriminações arbitrárias, algumas medidas correctivas são necessárias.
Greve

Trabalhadores do Lidl em greve até dia 30 de abril

Trabalhadores pretendem a revisão do contrato coletivo de trabalho, sem redução do valor pago pelo trabalho. Além do Lidl, também na quinta-feira os trabalhadores do Auchan fazem greve.
Trabalhadores

FNAC. Trabalhadores vão fazer plenários nas lojas

112
Os trabalhadores da FNAC vão realizar plenários para discutirem uma possível greve. Os funcionários da empresa reivindicam aumentos salariais de 40 euros e 25 dias de férias.
Salários

Função pública sem aumentos salariais em 2019

A CGTP disse esta sexta-feira que o ministro das Finanças informou o Conselho Permanente de Concertação Social de que não haverá aumentos de salários em 2019.
País

Salários. CGTP quer aumentos em 2019

O secretário-geral da CGTP avisou esta quinta-feira que não aceita que a "obsessão pela redução do défice e da dívida" se sobreponha aos direitos dos trabalhadores e exigiu aumentos salariais em 2019.
Salários

Enfermeiros especialistas vão ter suplemento

Suplemento para os ordenados dos enfermeiros especialistas será retroativo a janeiro deste ano. Governo está já a negociar com os sindicatos dos enfermeiros a revisão das carreiras.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)