Salários
Fiscalidade

Baixos salários em Portugal? Kafka explica

2213
Não há como fazer contas e perceber quando custa a um empregador dar um aumento salarial que se veja a um funcionário para se compreender o efeito perverso da nossa carga fiscal.
Mercado de Trabalho

Emprego estável? Jovens vão mudar 13 vezes na vida /premium

597
Do emprego que já não é para a vida toda aos robôs em supermercados e hospitais. E aos trabalhos que vão mudar tanto ao ponto de desaparecerem. Como será o futuro do emprego — e o emprego do futuro.
Finanças Públicas

As três grandes ameaças aos excedentes orçamentais /premium

281
Nos próximos anos, deverá haver excedentes, mas o Conselho das Finanças Públicas alerta para as incertezas geopolíticas, as necessidades do Novo Banco e a despesa rígida no Estado.
Legislativas 2019

Manuela Eanes numa esquina com o caso Tancos

158
Antiga 1ª dama foi à arruada das Avenidas Novas apoiar António Costa e pedir "firmeza" na resolução e punição "de quem deve ser punido" no caso Tancos. De manhã, Costa esteve numa fábrica em Viseu.
Salário Mínimo Nacional

UGT quer aumento do salário mínimo para 660 euros

A UGT reivindicou subida do salário mínimo para 660 euros em 2020 e 800 euros no final da próxima legislatura (2023). O sindicalista espera que patrões "não sejam piegas" em relação a esta matéria.
Greve

Registos e notariado. Trabalhadores em nova greve

122
Os trabalhadores dos registos e notariado iniciam esta segunda-feira uma nova greve que, no caso de dois sindicatos, durará duas semanas, "contra o sistema remuneratório que o Governo pretende impor".
Salários

200 milhões são insuficientes à função pública

102
As estruturas sindicais consideraram que a margem de 200 milhões de euros para subir salários no Estado a partir de 2021 é insuficiente, tendo em conta o que foi perdido nos últimos 10 anos.
Calçado

Subida do salário mínimo preocupa setor do calçado

254
A viver uma "tempestade" — Brexit, economia europeia a arrefecer e exportações a cair — setor do calçado alerta para efeito do aumento do salário mínimo na competitividade, sem mais produtividade.
Empresas

Trabalhadores da EMEF vão ter 15 euros de aumento

Trabalhadores da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário vão ter um aumento salarial imediato de 15 euros e mais 10 euros em janeiro. Aumento resultado de entendimento com sindicatos.
Compras

Vendas em saldo. Novas regras em vigor em outubro

Segundo o diploma, a venda em saldos pode realizar-se em qualquer período do ano, desde que não ultrapasse, no seu conjunto, a duração de 124 dias por ano.
Salários

2020. CGTP reivindica aumento salarial de 90 euros

Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP, alertou que "se nós não valorizarmos os profissionais que cá temos, a tendência é para que eles possam amanhã sair do país para o estrangeiro".
CGTP

CGTP quer aumentos e reivindica 850 euros

As reivindicações da CGTP para o próximo ano vão ser aprovadas esta quarta-feira pelo Conselho Nacional. Intersindical vai reivindicar o valor de 850 euros para o salário mínimo nacional.
Bloco de Esquerda

BE quer salário mínimo de 650 euros já em 2020

Catarina Martins diz que "não é aceitável" que alguém que trabalhe a tempo inteiro não consiga "sair da pobreza". Bloco quer assim 650 euros no setor privado e no setor público "já em 2020".
Greve

Registos. Funcionários fazem greve de 24 horas

Trabalhadores dos registos realizam greve de 24 horas, dando seguimento às paralisações iniciada em julho e que irão até o fim deste mês, em defesa de remunerações, promoções e abertura de concursos.
Igualdade de Género

Campanha promove igualdade salarial entre géneros

Rádio, televisão e imprensa online são alguns dos meios que vão divulgar a campanha "Eu mereço igual", que visa efetivar o princípio de “salário igual para trabalho igual ou de igual valor”.
Sindicatos

Sindicato XXI e PSA/Laborsines conseguem acordo

183
Acordo vai permitir aumento salarial médio de 7% mais valor da inflação e manter 20 colaboradores cujo contrato não iria ser renovado no final deste mês.
Greve

Registos. Trabalhadores iniciam nova greve 

O SNR faz nova greve nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 de setembro em defesa de um sistema remuneratório, progressão e promoções na carreira e abertura de novos concursos internos e externos.
Venezuela

Venezuela. Salário mínimo mensal é de 2,46 euros

2494
Na Venezuela, o salário mínimo mensal é de 40 mil bolívares soberanos, o equivalente a 2,46 euros. Morador revela que um quilograma de fiambre custa dois salários mensais.
Salários

Remuneração bruta mensal do trabalhador subiu 3,4%

A remuneração bruta mensal média por trabalhador registou um acréscimo homólogo de 3,4%, passando de 1.141 euros em junho de 2018 para 1.180 euros em junho de 2019.
Emprego

Salário médio é de 911 euros. Maioria recebe menos

220
O rendimento mensal médio líquido dos trabalhadores por conta de outrem atingiu 911 euros no segundo trimestre, o valor mais alto desde pelo menos 2011, mas a maioria recebe abaixo da média.
Salários

Rendimento das famílias sobe na zona euro e UE

Segundo a Eurostat, o rendimento real das famílias aumentou na zona euro e na União Europeia. O consumo subiu até aos 28.
Trabalhadores

Salário mínimo? Ponderação e ambição, diz ministro

Vieira da Silva diz que que o valor do salário mínimo nacional deve continuar a aumentar “com cautela, com ponderação, mas também com ambição”. 755,9 mil pessoas receberam esta remuneração em abril.
PCP

Distribuição de rendimentos "é injusta", diz PCP

Jerónimo de Sousa diz que "os salários são baixos e a precariedade (no emprego) é elevada". Acusou também o PS de se encostar "ao PSD e ao CDS".
PSD

PSD diz ter margem para atualização de salários

O PSD disse que utilizará o excedente de 800 milhões de euros para valorização remuneratória de funcionários públicos. Foi assegurado que "pelo menos" serão possíveis aumentos à taxa de inflação.
Salário Mínimo Nacional

CGTP considera possível aumento do salário mínimo

100
Tendo em conta a riqueza produzida anualmente pelos trabalhadores e o valor médio das remunerações, existe "um potencial de aumento de 1.344 euros por mês por trabalhador", afirmou a Intersindical.
Salários

Inspeção encontra mais 60% de salários em atraso

580
Foram detetados 11,7 milhões de euros de salários por pagar em 2017 e 3,7 milhões de dívidas referentes à Segurança Social.
Estado da Nação

Governo de Costa criou 350 mil postos de trabalho?

198
O primeiro-ministro disse no debate do Estado da Nação que desde o início da legislatura foram criados 350 mil postos de trabalho. Mas os dados do INE indicam que o valor é mais baixo.
Salários

1,3 milhões de pessoas com salário até 1000 euros

1271
Dados do Ministério do Trabalho mostram que no final de 2017 quase dois terços dos cerca de 2,1 milhões de trabalhadores por conta de outrem em Portugal recebem menos de mil euros por mês.
Sindicatos

Suécia vence Inglaterra recusaram aumento salarial

A Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR), que representa 280 empresas do setor, revelou que a estrutura sindical recusou a proposta do "maior aumento salarial do século".
Emprego

O que influencia o salário dum profissional de TI?

Quando estou envolvido em discussões sobre salários, tento sempre avaliar estas questões: “Diz-me onde andas (Localização/Empresa), diz-me com quem andas (Tecnologia/Mercado), dir-te-ei o que ganhas”.
Salários

Em Lisboa ganha-se mais 450 euros do que média

601
A contar com subsídios e prémios de produtividade, em Lisboa a média salarial é 450 euros superior à média nacional. Doze dos 24 concelhos mais bem pagos ficam em Lisboa. Os piores ficam no norte.
Bloco de Esquerda

BE quer salário mínimo igual no público e privado

540
O BE quer corrigir a desigualdade provocada pela subida do salário mínimo apenas para os trabalhadores do setor público. Não adianta valor mas olha "com atenção" para os 850 euros propostos pela CGTP.
Salários

Custo da mão-de-obra sobe na zona euro e UE

Os custos horários da mão-de-obra subiram 2,4% na zona euro e 2,6% na UE no primeiro trimestre do ano, face ao mesmo período de 2018. Em Portugal, os custos subiram 1,0%.
Catarina Martins

BE: "Salários em Portugal são baixos demais"

304
Catarina Martins recorda os salários baixos, no setor público e no privado, e deixa um apelo ao PS para que aprove legislação que permita "valorização salarial".
Salário Mínimo Nacional

Menos de 20% com salário mínimo no fim de 2018

A percentagem de trabalhadores a receber o salário mínimo ficou abaixo dos 20% em 2018. O salário mínimo está em crescimento há três anos. Em 2018, era de 580 euros e este ano subiu para 600.
Salário Mínimo Nacional

UE. Salário mínimo de Portugal é dos mais baixos

1117
Portugal teve um aumento de 3,5%, fazendo parte do subgrupo com menores aumentos. O salário mínimo de Portugal fica atrás dos valores registados em Espanha e na Grécia.
Salários

Juízes podem ganhar mais do que primeiro-ministro

153
A proposta do CDS-PP sobre a remuneração dos juízes ter como teto o salário do Presidente da República acabou por vingar, com os votos do PS e do PCP, tendo o PSD e o BE votado contra.
Emprego

Quase 50% das horas extra não foram pagas em 2018

A totalidade das horas extraordinárias não pagas em 2018 correspondem a 49,4% do total trabalho suplementar realizado, tendo ficado por pagar aos trabalhadores cerca de 820 milhões de euros.
Salários

Salários negociados na contratação coletiva sobem 

Segundo o relatório anual do CRL, o aumento médio real dos salários (descontando a inflação) acordado na negociação coletiva no ano passado foi de 2%, após ter atingido 1,8% em 2017 e 0,6% em 2016.
Parlamento Europeu

Deputados criticam salários do Parlamento Europeu 

1069
O salário base de um eurodeputado é de 8.757,70 euros brutos. Miguel Viegas, eurodeputado comunista, e Marisa Matias criticam o valor visto que "o salário mínimo em Portugal é de 600 euros".
Salários

Salário médio líquido nacional passou os 900 euros

1171
Instituto Nacional de Estatística dá conta de que a média do salários subiu. Também os escalões mais baixos perderam trabalhadores, números influenciados pelo salário mínimo.
Salários

Um salário mínimo motivante

A contraposição socialista entre empregador e empregado é fundamentalmente errada: quanto mais feliz o empregado estiver com o seu trabalho, mais e melhor produz.
Desigualdade

“O triunfo dos porcos”

265
Enquanto muitos trabalhadores do setor privado reentraram no mercado de trabalho com salários mais baixos, o valor dos ganhos médios mensais brutos no sector público passou de 1.600 para 1.721 euros.
Parlamento Europeu

Eurodeputados ganham até 1,2 milhões em 5 anos

3234
O salário base mensal dos eurodeputados é de 6.824,85 euros mas chegam a receber 250 mil euros por ano, o que corresponde a um total de 1,2 milhões de euros durante os cinco anos de mandato.
1 de maio

CGTP e PCP defendem salário mínimo de 850€

1417
Os secretários-gerais da CGTP e do PCP defenderam um aumento do salário mínimo nacional para 850 euros. Posição foi tomada na manifestação em Lisboa do 1.º de Maio.
Salário Mínimo Nacional

USAH quer salário mínimo nos 850 euros até 2023

O coordenador da USAH vai reivindicar, no Dia do Trabalhador, o ordenado mínimo de 850 euros até 2023. Vítor Silva também alertou para a necessidade de lutar pela progressão nas carreiras.
Salários

Trabalhadores recebem 73,4% do salário bruto

Portugal é o 16.º país onde a diferença entre o valor bruto e líquido é maior. Os impostos para a segurança social absorveram, em média, 26,6% do salário bruto dos portugueses em 2018.
Bolsa

Gestores ganham 52 vezes mais do que funcionários

139
A remuneração média dos CEO desceu, mas os trabalhadores não têm aumentos significativos desde 2014. Pedro Soares dos Santos, líder da Jerónimo Martins, ganhou 140 vezes mais do que os trabalhadores.
Salários

Salários dos engenheiros vão continuar a crescer

1462
Um estudo da Michael Page diz que a escassez da oferta melhora perspetivas, tanto na mobilidade de emprego como nos salários. Mantém-se a tendência de os engenheiros optarem por funções de gestão.
Lisboa

Jovens protestam contra precariedade laboral 

Em causa está a proposta de alteração à legislação laboral que "agrava a precariedade, que aumenta o período experimental de três para seis meses, que generaliza os contratos de muita curta duração".
Salários

"Salários baixos? Há quem ganhe mais do que devia"

2149
O presidente do Fórum para a Competitividade, em entrevista ao jornal i, acusa o Governo de usar toda a folga orçamental que tinha para seduzir funcionários públicos.
Salário Mínimo Nacional

Salário Mínimo Europeu. Portugal à porta do top 10

2135
O presidente francês Emanuel Macron lançou o debate sobre a criação de um salário mínimo europeu, discutido anualmente. Portugal está em 12º lugar no ranking de salários mínimos mais elevados
Nintendo

Trabalhadores da Nintendo ganham 70 mil euros/ano

130
A empresa revelou ainda a idade, o número de horas de trabalho e outros dados. O objetivo é cativar novos licenciados para trabalhar em 2020.
Pensões

Pagamentos do Fundo de Garantia Salarial caem 21%

Pagamentos em indemnizações e salários em atraso foram menos 21% em 2018 do que no ano anterior. Fundo aplica-se a situações de insolvência ou perante contexto económico difícil das empresas.
Angola

Angola fixa salário dos deputados em 1.530 euros

Além do salário equivalente a 1.530 euros, os deputados verão ainda acrescentados subsídios e compensações para que exercício eficaz do seu mandato enquanto representantes do povo seja assegurado.
Salários

Governo e sindicatos debatem salário mínimo 

O salário mínimo da administração pública de 635,07 euros entrou em vigor na quarta-feira e abrange todos os trabalhadores que se encontrem a receber uma remuneração inferior a este valor no Estado.
Função Pública

Quem tem 635 euros por mérito não é prejudicado

Solução visa que ninguém na sua progressão e nas suas expetativas de progressão saia prejudicado, contemplando situações em que há lugar à eliminação de pontos e outras em que estes são preservados.
PSD

Rui Rio defende salário mínimo igual para todos

2568
O líder do PSD afirmou que o salário mínimo está "abaixo daquilo que é justo e, portanto, tem que ser igual para todos", quer no setor público quer no privado. Rio diz que 600 euros é pouco.
Função Pública

Marcelo promulga salário mínimo, mas com dúvidas

1767
Decreto do Governo atualiza de 580 para 635,07 euros o salário mínimo na função pública. Presidente da República promulgou, mas tem dúvidas sobre a opção política escolhida pelo Governo.
Função Pública

Salários. Frente Comum pede a PR que vete diploma

A coordenadora da Frente Comum afirmou que o diploma que aumenta a base remuneratória para 635,07 euros se trata de um diploma "gerador de injustiças significativas", pelo que propõe uma nova redação.
Finanças

Nova remuneração base será paga faseadamente

102
O trabalhador que se encontrar a menos de 28 euros da nova remuneração base avançará para a seguinte (683,13 euros), mas a diferença vai ser paga aos poucos.
Função Pública

Frente Comum defende progressão de carreiras

128
A Frente Comum defende que é "uma falácia"o Governo anunciar um gasto de 50 milhões de euros com o aumento da remuneração base e acusa o executivo de "poupar à custa da carreira dos trabalhadores".
Moçambique

Moçambique elimina 30 mil "funcionários fantasma"

181
A diretora de Planificação e Cooperação apontou casos em que eram pagos salários para três pessoas quando se tratava de uma apena. Estas irregularidades resultam de "esquemas internos" de contratação.
Serviço Nacional de Saúde

Auxiliares recebem 600 euros há mais de 10/20 anos

188
Dezenas de auxiliares de ação médica concentraram-se esta sexta-feira junto ao Ministério da Saúde, em Lisboa, numa ação de luta por uma carreira específica de técnico auxiliar de saúde.
Salário Mínimo Nacional

Governo defende aumento do salário mínimo 

O ministro do trabalho defende que "isso acontece não apenas no setor público, há várias dezenas de contratos coletivos que fixam o salário mínimo até acima do fixado pelo Estado".
Salário Mínimo Nacional

Governo vai aprovar aumento do salário mínimo

404
O Governo vai aprovar em Conselho de Ministros o salário mínimo na Função Pública para 635€. A medida vai abranger 70 mil trabalhadores do Estado. Sindicatos dizem que podem prejudicar outros.
Trabalho

Patrões não querem discutir disparidade salarial

O Governo quer que os parceiros sociais discutam a criação de um mecanismo para combater a diferença salarial. Presidente da CIP questiona legitimidade da medida.
Madeira

Madeira. Salário mínimo aumenta para 615 euros

O salário mínimo entra a partir de janeiro. "Este novo valor representa um aumento de 3,9% (mais 23 euros) relativamente ao valor definido para a região em 2018", disse a secretária regional.
Função Pública

Função pública. Aumentos sem retenção na fonte

142
"Na atualização das tabelas de retenção de IRS, o Governo terá em consideração este aumento" precisa o Ministério, ou seja, os trabalhadores ficam isentos do adiantamento mensal do imposto.
Sindicatos

Governo mostrou "sensibilidade" para progressões

A FESAP diz que o Governo "manifestou sensibilidade" para encontrar uma solução que evite injustiças" nas progressões de carreira. Já o STE acusa o executivo de “não abrir o jogo” sobre salários.
Função Pública

Governo e sindicatos voltam a discutir salários

Em causa está a proposta do Governo para atualizar a base remuneratória da função pública, que passará de 580 euros em 2018 para 635,07 euros em 2019. A medida custará cerca de 50 milhões de euros.
Governo

Governo quer limitar penhoras de contas bancárias

Governo quer impedir a penhora simultânea de saldos de várias contas bancárias quando o seu valor excede o da dívida. Medida estava já prevista no plano de combate à fraude e à evasão contributiva.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo recebe apenas salário de Presidente

Marcelo Rebelo de Sousa está formalmente aposentado pela Caixa Geral de Aposentações pela sua carreira como professor universitário, mas irá continuar a receber o salário de Presidente da República.
Madeira

Salário mínimo na Madeira sobe para 615 euros

O valor foi acordado na primeira reunião da Comissão Permanente de Concertação Social de 2019 da RAM e, de acordo com a secretária regional, representa um aumento de 3,9% em relação ao ano anterior.
Greve

Rodoviárias de Santarém e Leiria em greve

Os trabalhadores pretendem alcançar "melhores salários, melhores condições de trabalho e o fim das várias discriminações entre motoristas" com esta greve de dois dias, que se prolonga até sábado.
Brasil

Primeira medida de Bolsonaro: subir salário mínimo

286
O novo Presidente do Brasil aprovou o aumento do salário mínimo para 998 reais (cerca de 225 euros) em 2019, naquele que foi o seu 1.º ato legislativo. O salário cresce assim 44 reais.
Economia

Salário mínimo nacional sobe para os 600€

722
O aumento do salário mínimo nacional dos 580 euros para 600 euros entra em vigor esta terça-feira e deverá beneficiar mais de 750 mil trabalhadores, segundo o Governo.
Diário da República

Novo valor do salário mínimo já é oficial

1125
O salário mínimo nacional vai aumentar para 600 euros. O diploma aprovado em Conselho de Ministros foi publicado esta quinta-feira em Diário da República e entrará em vigor a partir de 1 de janeiro.
Emprego

Salário médio subiu mais no setor público

1636
O ritmo de crescimento do salário médio no público foi de 6%, enquanto no privado se ficou pelos 3% entre 2011 e 2017. Salário médio no Estado cresceu de 1384,7 para 1460,7 euros nesse período.
Salário Mínimo Nacional

Governo aprova salário mínimo de 600€

191
O aumento do salário mínimo nacional para 600 euros entrará em vigor a partir do dia 1 de janeiro de 2019. Estima-se que beneficiará mais de 750 mil trabalhadores.
FESAP

FESAP avisa para mais contestação de trabalhadores

Dirigente da FESAP lamentou que o Governo insista em aumentar apenas a remuneração mínima no Estado em 2019, deixando de fora "milhares de trabalhadores" e avisou sobre aumento da contestação.
Manifestações

As exigências dos coletes amarelos fazem sentido? /premium

3399
Aumento do salário mínimo, do subsídio de desemprego e das pensões mínimas. Corte nas "mordomias dos políticos" e nos deputados. Análise a 5 medidas dos "coletes amarelos portugueses". São realistas?
Economia

Custo da mão-de-obra sobe 2,7% na União Europeia

Portugal registou a segunda menor subida (1,5%) dos custos de mão-de-obra. As maiores subidas foram registadas na Roménia (13,9%), na Letónia (13,2%) e na Lituânia (10,7%).
Salário Mínimo Nacional

Pão pode ficar mais caro em 2019

505
O preço do pão poderá subir em 2019. Em causa está uma subida de 10% no preço da farinha nos últimos três meses, bem como a atualização do salário mínimo para 600 euros.
Função Pública

Salários. Frente Comum não desiste dos aumentos

112
Os sindicatos esperavam que os aumentos salariais na função pública fossem esta terça-feira de novo discutidos, mas o Governo adiou a discussão. A reunião será agora no próximo dia 20.
Salário Mínimo Nacional

CGTP acusa governo de cumplicidade com o patronato

196
O secretário-geral da CGTP-IN lembrou que este ano houve um "conjunto vasto" de contratos coletivos de trabalho pelo que considera haver condições para um aumento.
Salário Mínimo Nacional

Governo adia debate sobre aumento salarial

Segundo Helena Rodrigues, o Governo garantiu que na próxima semana, em data ainda a agendar, o tema das atualizações salariais voltará a ser discutido com os sindicatos.
Sindicatos

Sindicatos discutem hoje aumentos salariais

Os sindicatos têm esperança de que ainda seja possível negociar aumentos salariais para todos os trabalhadores, apesar de o Governo ter anunciado que a subida abrange só os salários mais baixos.
Função Pública

Função Pública. Salário base nos 635 euros  

131
Governo propõe aos sindicatos um aumento do nível mais baixo de remuneração dos 580 euros para os 635 euros.
Salário Mínimo Nacional

Governo propõe salário mínimo de 600 euros em 2019

104
O Governo propôs na concertação social que o valor do salário mínimo nacional seja fixado nos 600 euros a partir de 1 de janeiro de 2019.
Salário Mínimo Nacional

Aumento do salário mínimo é hoje discutido

O Governo assumiu que 600 euros é "um ponto de partida" e que não se oporá a um valor superior desde que haja acordo entre parceiros sociais. Centrais sindicais reclamam subida para 610 e 650 euros.
Timor-Leste

Ministro pode demitir-se se não resolver problemas

167
O ministro da Justiça de Timor-Leste disse que se demite se não conseguir resolver os problemas do setor e pagar salários a tempo aos funcionários do Ministério da Justiça.
Economia

OCDE: reformas nas pensões estão mais robustas

A OCDE reconhece que os sistemas de pensões estão mais robustos devido às alterações feitas pelos países para garantir a sua sustentabilidade. Ainda assim, as pessoas precisam de poupar mais.
Venezuela

Maduro aumenta 2,5 vezes salário mínimo e pensões

156
Relativamente às pensões dos venezuelanos, o aumento passou de 1.800 para 4.500 bolívares soberanos (de 18,58 para 46,46 euros à taxa de câmbio oficial Dicom).
Fenprof

Fenprof faz nova greve e protesta com CGTP

180
A Federação Nacional dos Professores junta-se na quinta-feira à manifestação nacional da CGTP, em Lisboa, tendo entregue um pré-aviso de greve para acautelar a participação dos docentes.
Salário Mínimo Nacional

Patrões admitem salário mínimo acima de 600 euros

169
As entidades patronais admitiram que o salário mínimo pode vir a atingir valores acima dos 600 euros, caso as empresas passem a ter cargas fiscais menores em setores como a energia.
Salário Mínimo Nacional

22,3% dos trabalhadores ganha o salário mínimo

A percentagem de trabalhadores abrangidos pelo salário mínimo nacional caiu 0,2 pontos percentuais para 22,3%, pela primeira vez desde 2011, chegando a 757,2 mil pessoas.
Concertação Social

Patrões recusam salário mínimo acima de 600 euros

813
Confederações patronais CIP e CCP defendem que o salário mínimo nacional não deverá ficar acima de 600 euros em 2019. Dizem que as propostas das centrais sindicais não são viáveis para as empresas.
Salário Mínimo Nacional

Governo discute aumento de salário mínimo

O Governo e os parceiros sociais dão esta terça-feira início à discussão sobre o aumento do salário mínimo para o próximo ano, com as centrais sindicais a exigirem um valor superior a 600 euros.
Orçamento do Estado

Salários. Menos 141 mil abaixo dos 600 euros

O número de trabalhadores com salário líquido inferior a 600 euros caiu 12,9% no terceiro trimestre, menos 141 mil, sendo o único escalão de rendimentos onde se verificou uma queda.
Frente Comum

Frente Comum quer voltar a negociar salários

A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública exigiu o reinício das negociações sobre aumentos salariais, lamentando estar "há um mês" sem qualquer informação.
Salário Mínimo Nacional

Jerónimo insiste em salário mínimo de 650 euros

O líder do PCP garante que não vai desistir do aumento do salário mínimo nacional para 650 euros no próximo ano. "O caminho da valorização dos salários é bom para a economia", diz.
Governo

Governo diz que aumento do emprego gera salários

O ministro do Trabalho e da Segurança Social defendeu que o crescimento do emprego em Portugal levou a um crescimento dos níveis salariais, num país em processo de convergência com a União Europeia.
Banco de Portugal

Militares sem remuneração pela segurança do BdP

Os militares da unidade de intervenção que asseguram o policiamento nas instalações do Banco de Portugal no Carregado estão sem receber desde janeiro a remuneração pelo serviço.
Igualdade de Género

Mulheres recebem menos dois meses de salário

318
Os homens recebem mais 157€ por mês do que as mulheres, o que significa que, ao final do ano, as mulheres trabalharam 58 dias sem ganharem nada por isso. Ainda assim, a desigualdade está a descer.
Islândia

Mulheres em greve contra disparidade salarial

Mulheres na Islândia param esta quarta-feira para reivindicar o fim da disparidade salarial no país. O protesto está marcado para as 14h55 e destaca também assuntos como o movimento #MeToo.
Habitação e Urbanismo

Proprietários contra taxa municipal e IMI

Proprietários classificaram propostas do Orçamento do Estado de criação de uma taxa municipal de proteção civil e o agravamento do IMI de imóveis devolutos para promover a reabilitação.
Orçamento do Estado

Pensões mínimas vão ser corrigidas

O Governo e o Partido Ecologista Os Verdes chegaram a acordo para corrigir o valor das pensões mínimas que foi atualizado tendo em conta o valor da pensão antes do aumento extraordinário de agosto.
Salário Mínimo Nacional

PCP propõe salário mínimo no valor de 650 euros

119
O PCP vai desafiar, na Assembleia da República, os outros partidos a posicionarem-se face a uma proposta de 650 euros mensais para o valor do salário mínimo nacional (SMN).
Orçamento do Estado

Centeno não cede nos aumentos salariais /premium

Disse-o aos partidos e assume no Governo: até ao orçamento não haverá mais que 50 milhões para aumentar salários. Pensões, cabeleiras e outras 25 medidas que deverão estar no Orçamento.
Governo

Salários. Governo e sindicatos reúnem-se hoje

O Governo e os sindicatos da administração pública voltam à mesa das negociações no Ministério das Finanças para discutirem as medidas a integrar o Orçamento do Estado para 2019.
Governo

Salário mínimo em 2019 não irá além dos 600 euros

193
A afirmação foi feita pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, num almoço na Associação 25 de abril. O governante admite que "há muita coisa" que ainda não corre como o Governo gostaria.
Salários

Função pública. Costa admite aumento dos salários

104
O primeiro-ministro admitiu esta sexta-feira um "aumento salarial efetivo" na Função Pública e previu um "bom orçamento" para 2019, no final de um encontro com o presidente do Parlamento Europeu.
Salários

Salários. PS quer empresas a corrigir disparidades

348
O PS pede ao Governo que crie mecanismo para limite as disparidades salariais tanto nas empresas públicas com nas privadas. Empresas privadas deveriam ser penalizadas caso não o façam.
PCP

PCP com resolução para salário mínimo de 650 euros

O secretário-geral do PCP disse que uma das prioridades passará pela exigência junto do Governo de um aumento salarial para todos os trabalhadores, em particular os da administração pública, em 2019.
UGT

UGT quer salário mínimo nos 615 euros em 2019

A UGT aprovou a política de rendimentos para 2019, defendendo um aumento de 6% do salário mínimo para 615 euros, de entre 3% e 4% para salários e pensões e um novo escalão intermédio no IRS.
Pensões

Vieira da Silva admite problema nas novas pensões

Vieira da Silva admitiu que "existe um problema" na atribuição de novas pensões, devido à falta de pessoal e aos crescentes pedidos, mas "até final do ano" os principais atrasos "serão resolvidos".
Salário Mínimo Nacional

Governo só promete salário mínimo de 600 euros

Ministro do Trabalho diz que o governo está "sempre aberto" a propostas de atualização do salário mínimo, mas sublinha que só pode assumir o compromisso de fazer subir o valor aos 600 euros, em 2019.
Bloco de Esquerda

BE quer aumento maior para salário mínimo em 2019

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considerou existirem condições para um aumento do salário mínimo nacional além dos 600 euros no próximo ano.
CGTP

CGTP reafirma aumento salarial de 4%

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, considerou esta quinta-feira que este é o momento-chave para exigir um aumento dos salários em pelo menos 4%.
Educação

Professores vão entupir email da OCDE com salários

6906
A Fenprof põe em causa os valores dos salários apresentados no relatório Education at a Glance. Gabinete de Educação da OCDE explica ao Observador como chegou àqueles números.
Salários

Fenprof diz que OCDE apresentou dados falsos

410
O sindicato diz que os salários dos professores apresentados pela OCDE não correspondem à realidade. Fenprof vai pedir a correção dos valores e informação de quem forneceu os dados.
CGTP

CGTP aprova reivindicação de aumento salarial

A central sindical reivindica para o próximo ano um acréscimo mensal mínimo de 40 euros e o desagravamento dos impostos para que os trabalhadores portugueses possam melhorar o seu nível de vida.
Igualdade de Género

Ganho mais que o meu marido, mas é segredo /premium

369
Quando a mulher ganha mais, os casais mentem. Em Portugal, o fenómeno também existe, mas tem menor expressão porque, normalmente, os salários deles são mais altos.
CGTP

CGTP quer aumentos salariais de 4%

Segundo a CGTP, o aumento deve garantir um acréscimo salarial mensal mínimo de 40 euros a todos os trabalhadores, o salário mínimo nacional deve passar para 650 euros.
Salário Mínimo Nacional

UGT exige aumento do salário mínimo para 615 euros

O secretário-geral da UGT reiterou que a central sindical vai propor que o salário mínimo nacional seja aumentado em 2019 dos atuais 580 euros para 615 euros mensais.
STCP

Salários. Trabalhadores e STCP chegam a acordo

As Organizações Representativas de Trabalhadores e o Conselho de Administração da STCP chegaram a acordo para atualizar salários e diminuir escalões, revelou o Sindicato Nacional dos Motoristas (SNM).
Bloco de Esquerda

BE quer reduzir assimetrias salariais nas empresas

1933
BE quer que empresas com mais de 10 trabalhadores passem a divulgar as assimetrias salariais. A ideia é fixar um leque entre salários mais baixos e os mais altos e penalizar empresas que não cumpram.
Trabalho

Norte. Dirigentes recebem triplo de trabalhadores

Trabalhadores com funções de dirigentes na região Norte ganham um rendimento médio mensal líquido de 1.585 euros, valor que representa o triplo daquele recebido por trabalhadores não qualificados.
BCE

BCE. Aumento dos salários causa subida da inflação

Num artigo publicado no último boletim económico do Banco Central Europeu, José Gumiel e Elke analisam a importância dos salários na subida da inflação.
Função Pública

Frente Sindical pede atualização salarial de 3%

A Frente Sindical propôs ao Governo uma atualização salarial e das pensões de 3% para os funcionários públicos em 2019, há quase uma década sem aumentos.
Angola

Angola. Trabalhadores exigem pagamento de salários

Os trabalhadores da Empresa Nacional de Pontes de Angola, sem salários há 56 meses, realizam sábado, em Luanda, uma marcha de protesto para "exigir o pagamento" dos seus ordenados.
Salário Mínimo Nacional

Aumento do salário mínimo não aumenta abrangidos

A subida do salário mínimo em janeiro de 2018 não fez aumentar, pela primeira vez, a percentagem de trabalhadores abrangidos, anunciou o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Frente Comum

Frente Comum quer aumento de salários e pensões

A coordenadora da Frente Comum considera que é necessário aumentar os salários e as pensões, pois "estão congelados" desde 2009, enquanto as carreiras "estão bloqueadas" desde 2005.
Salário Mínimo Nacional

Salário mínimo pode ultrapassar os 600 euros

320
O aumento pode ser superior a 20 euros e fazer com que o valor bruto do salário mínimo nacional ultrapasse a linha dos 600 euros, já a partir do dia 1 de janeiro de 2019.
Emprego

Empregos pouco produtivos diminuem salários

Segundo a OCDE, os salários reais (ajustados dos efeitos da inflação) caíram entre 2010 e 2016 em Portugal, Espanha e no Reino Unido por causa do número crescente de empregos de baixa produtividade.
Concertação Social

Salário mínimo de 600 euros? É possível, diz CIP

António Saraiva revela que as confederações patronais vão surpreender a sociedade portuguesa, já que poderão apresentar uma proposta acima dos 600 euros para o salário mínimo.
OCDE

Salário médio. Família pobre precisa de 5 gerações

Uma família pobre precisa de 125 anos (5 gerações) para que os descendentes atinjam um salário médio. As condições económicas em Portugal transmitem-se "fortemente" entre gerações, diz a OCDE.
TAP

TAP e sindicato chegam a acordo: aumentos de 5% já

A TAP chegou a acordo com o SITAVA no que diz respeito ao aumento salarial. Prevê-se uma subida de 5% este ano. Nos anos seguintes, o aumento será de 3%, 2% e 1%.
CTT

Trabalhadores dos CTT vão ter aumentos até 1,3%

Os aumentos salariais são retroativos a janeiro e vão ser aplicados aos trabalhadores dos Correios de Portugal e das restantes empresas do grupo.
Salários

CGTP critica salários da Sumol+Compal

O secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, criticou a administração da empresa Sumol+Compal de Pombal por pagar o salário mínimo nacional à esmagadora maioria dos trabalhadores.
Salários

Portugueses saem mais tarde da casa dos pais

577
Um novo estudo feito por investigadores do ISCSP revela um fosso entre os países da Europa do Sul e a Europa do Norte. Portugal é dos países onde os jovens saem mais tarde de casa.
Japão

Japão. Corrupção faz ministro abdicar de salário 

O ministro das Finanças do Japão anunciou que vai abdicar de um ano de vencimento, depois de um escândalo de falsificação de documentos e de favorecimento ilícito ter vindo a público.
País

Subida do salário mínimo não travou emprego

O chefe de missão a Portugal da Comissão Europeia, Carlos Martinez Mongay, afirmou esta segunda-feira que o aumento do salário mínimo não prejudicou a criação de emprego.
Salários

Trabalhadores da Identificação Civil em luta

Trabalhadores em protesto no Campus de Justiça exigem a integração no projeto de revisão da carreira dos Registos e Notariado. Sindicato diz que situação dura há 18 anos e afeta 150 trabalhadores.
Greve

Trabalhadores da Nobre iniciaram semana de greves

Trabalhadores concentraram-se este manhã em frente à Nobre Alimentação, em Rio Maior. Paralisações vão continuar até sexta-feira, entre as 13h00 e as 18h00.
Saúde

Greve na saúde adiada para 15 de junho

Acordo com o Governo teve como foco a carreira geral dos assistentes e técnicos superiores de saúde. Ana Avoila explicou que a greve não foi desconvocada porque persistem questões por resolver.
Greve

Greve da IP desconvocada após acordo

Os sindicatos e a administração chegaram a um acordo para aumentos salariais e a greve marcada para quinta e sexta-feira foi desconvocada.
TAP

TAP. Pilotos reúnem-se para debater salários

Assembleia extraordinária tem como objetivos principais aprovação de alterações ao Acordo de Empresa, como a atualização salarial, e a criação do regulamento de recurso à contratação externa.
Salários

Como se decide o salário de um gestor de topo /premium

106
Há metas financeiras e lucros, mas saber comunicar e o ambiente já valem na hora de decidir os bónus dos gestores. Diogo Alarcão, da Mercer, explica como se chega a salários que podem ser de milhões.
Salários

Quem são os gestores mais bem pagos

276
Pelo menos 14 executivos das grandes empresas em Portugal receberam mais de um milhão de euros em 2017. Um clube onde os banqueiros passaram a ser raros - e onde mulheres não entram. Saiba quem são.
Banco de Portugal

Salários de novos membros do BdP sobem

890
Os novos membros do Conselho de Auditoria do Banco de Portugal são Nuno Fernandes e Margarida Vieira de Abreu. Vencimento dos novos responsáveis aumenta em mais de 50%.
Vieira da Silva

"Ainda é cedo" para discutir salário mínimo

Vieira da Silva afirma que "ainda é cedo" discutir o aumento do salário mínimo para o próximo ano, referindo-se às declarações do líder da CGTP, que pediu um aumento para 650 euros.
Rui Rio

Rio quer salário mínimo a subir mais que  inflação

O líder do PSD diz que o aumento do salário mínimo nacional "é desejável", mas é preciso "equilibrar a competitividade da economia nacional com a subida".
Trabalho

Marcelo. Discutir salário mínimo é "prematuro"

"Não podemos pôr o carro à frente dos bois antes de sabermos exatamente aquilo que se vai passar a nível europeu", afirmou o Presidente da República.
Salário Mínimo Nacional

CGTP marca “grande manifestação nacional” em junho

Líder da CGTP, Arménio Carlos, exigiu, discursando no "maior 1.º de Maio dos últimos anos", a fixação do salário mínimo em 650 euros em janeiro de 2019 e marca “grande manifestação nacional” em junho.
Salários

Salários. Costa quer convergência com a Europa

166
A convergência salarial com a UE, a redução das disparidades nos vencimentos nacionais e o aumento sustentado do salário mínimo são as linhas de ação da moção que será apresentada no congresso do PS.
TAP

TAP. Salários dos pilotos sobem 15% até 2022

Os salários dos pilotos da TAP vão aumentar 5% este ano e no próximo, 3% em 2020 e 1% em 2021 e 2022, num total de 15% em cinco anos, mais a correção da inflação estimada em 9,4%.
Orçamento do Estado

Gabinetes dos políticos. Corte de 5% vai acabar

164
O Governo aprovou esta quinta-feira o fim progressivo dos cortes adicional nos salários dos gabinetes dos políticos. Decisão não passa pelo Parlamento. Governantes mantêm cortes
Agricultura

Agricultores recebiam menos 22% em 2016

Em 2016, o salário de trabalhadores por conta de outrem na agricultura e pescas era de 726 euros, inferior em 21,5% ao dos TCO's dos restantes ramos.
A página está a demorar muito tempo.