Salários

OCDE

Salário médio. Família pobre precisa de 5 gerações

Uma família pobre precisa de 125 anos (5 gerações) para que os descendentes atinjam um salário médio. As condições económicas em Portugal transmitem-se "fortemente" entre gerações, diz a OCDE.
TAP

TAP e sindicato chegam a acordo: aumentos de 5% já

A TAP chegou a acordo com o SITAVA no que diz respeito ao aumento salarial. Prevê-se uma subida de 5% este ano. Nos anos seguintes, o aumento será de 3%, 2% e 1%.
CTT

Trabalhadores dos CTT vão ter aumentos até 1,3%

Os aumentos salariais são retroativos a janeiro e vão ser aplicados aos trabalhadores dos Correios de Portugal e das restantes empresas do grupo.
Salários

CGTP critica salários da Sumol+Compal

O secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, criticou a administração da empresa Sumol+Compal de Pombal por pagar o salário mínimo nacional à esmagadora maioria dos trabalhadores.
Salários

Portugueses saem mais tarde da casa dos pais

577
Um novo estudo feito por investigadores do ISCSP revela um fosso entre os países da Europa do Sul e a Europa do Norte. Portugal é dos países onde os jovens saem mais tarde de casa.
Japão

Japão. Corrupção faz ministro abdicar de salário 

O ministro das Finanças do Japão anunciou que vai abdicar de um ano de vencimento, depois de um escândalo de falsificação de documentos e de favorecimento ilícito ter vindo a público.
País

Subida do salário mínimo não travou emprego

O chefe de missão a Portugal da Comissão Europeia, Carlos Martinez Mongay, afirmou esta segunda-feira que o aumento do salário mínimo não prejudicou a criação de emprego.
Salários

Trabalhadores da Identificação Civil em luta

Trabalhadores em protesto no Campus de Justiça exigem a integração no projeto de revisão da carreira dos Registos e Notariado. Sindicato diz que situação dura há 18 anos e afeta 150 trabalhadores.
Greve

Trabalhadores da Nobre iniciaram semana de greves

Trabalhadores concentraram-se este manhã em frente à Nobre Alimentação, em Rio Maior. Paralisações vão continuar até sexta-feira, entre as 13h00 e as 18h00.
Saúde

Greve na saúde adiada para 15 de junho

Acordo com o Governo teve como foco a carreira geral dos assistentes e técnicos superiores de saúde. Ana Avoila explicou que a greve não foi desconvocada porque persistem questões por resolver.
Greve

Greve da IP desconvocada após acordo

Os sindicatos e a administração chegaram a um acordo para aumentos salariais e a greve marcada para quinta e sexta-feira foi desconvocada.
TAP

TAP. Pilotos reúnem-se para debater salários

Assembleia extraordinária tem como objetivos principais aprovação de alterações ao Acordo de Empresa, como a atualização salarial, e a criação do regulamento de recurso à contratação externa.
Salários

Como se decide o salário de um gestor de topo /premium

106
Há metas financeiras e lucros, mas saber comunicar e o ambiente já valem na hora de decidir os bónus dos gestores. Diogo Alarcão, da Mercer, explica como se chega a salários que podem ser de milhões.
Salários

Quem são os gestores mais bem pagos

276
Pelo menos 14 executivos das grandes empresas em Portugal receberam mais de um milhão de euros em 2017. Um clube onde os banqueiros passaram a ser raros - e onde mulheres não entram. Saiba quem são.
Banco de Portugal

Salários de novos membros do BdP sobem

890
Os novos membros do Conselho de Auditoria do Banco de Portugal são Nuno Fernandes e Margarida Vieira de Abreu. Vencimento dos novos responsáveis aumenta em mais de 50%.
Vieira da Silva

"Ainda é cedo" para discutir salário mínimo

Vieira da Silva afirma que "ainda é cedo" discutir o aumento do salário mínimo para o próximo ano, referindo-se às declarações do líder da CGTP, que pediu um aumento para 650 euros.
Rui Rio

Rio quer salário mínimo a subir mais que  inflação

O líder do PSD diz que o aumento do salário mínimo nacional "é desejável", mas é preciso "equilibrar a competitividade da economia nacional com a subida".
Trabalho

Marcelo. Discutir salário mínimo é "prematuro"

"Não podemos pôr o carro à frente dos bois antes de sabermos exatamente aquilo que se vai passar a nível europeu", afirmou o Presidente da República.
Salário Mínimo Nacional

CGTP marca “grande manifestação nacional” em junho

Líder da CGTP, Arménio Carlos, exigiu, discursando no "maior 1.º de Maio dos últimos anos", a fixação do salário mínimo em 650 euros em janeiro de 2019 e marca “grande manifestação nacional” em junho.
Salários

Salários. Costa quer convergência com a Europa

166
A convergência salarial com a UE, a redução das disparidades nos vencimentos nacionais e o aumento sustentado do salário mínimo são as linhas de ação da moção que será apresentada no congresso do PS.
TAP

TAP. Salários dos pilotos sobem 15% até 2022

Os salários dos pilotos da TAP vão aumentar 5% este ano e no próximo, 3% em 2020 e 1% em 2021 e 2022, num total de 15% em cinco anos, mais a correção da inflação estimada em 9,4%.
Orçamento do Estado

Gabinetes dos políticos. Corte de 5% vai acabar

164
O Governo aprovou esta quinta-feira o fim progressivo dos cortes adicional nos salários dos gabinetes dos políticos. Decisão não passa pelo Parlamento. Governantes mantêm cortes
Agricultura

Agricultores recebiam menos 22% em 2016

Em 2016, o salário de trabalhadores por conta de outrem na agricultura e pescas era de 726 euros, inferior em 21,5% ao dos TCO's dos restantes ramos.
Salários

Presidente da Air France ameaça demitir-se

Resultado da consulta aos funcionários sobre os aumentos salariais pode decidir o futuro de Jean-Marc Janaillac. Administração propôs aumento gradual de 7%. Sindicatos querem 6% no imediato.
Salários

CGTP exige salário mínimo superior a 600 euros

Arménio Carlos diz que a situação económica atual reúne as condições para se ir "mais longe" no salário mínimo e afirmou que o executivo tem alguns dias para dizer se vai descongelar as remunerações.
Salários

Banca. Negociações salariais num impasse

Acusação é do Sindicato dos Bancários do Norte e diz que a reunião do passado dia 17 de abril "nada trouxe de novo para desfazer o impasse a que as partes tinham chegado".
Salário Mínimo Nacional

Costa diz que salário mínimo vai aumentar em 2019

153
Secretário-geral do PS lembrou que o Governo aumentou o salário mínimo nos três últimos anos e promete o mesmo para 2019, durante o jantar do 45.º aniversário do partido.
Salários

Sindicatos aprovam fim de cortes aos políticos

Apesar de aceitar o fim dos cortes nos gabinetes políticos, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais reivindica igualdade de critérios na reposição.
Moçambique

Acordo para aumento do salário mínimo

Acordo para aumento dos salários mínimos entre 6% e 18,7% tem efeitos a partir deste mês. Valores permitem recuperar face à perda de poder de compra, uma vez que estão acima da inflação anual de 2017.
Governo

Cortes nos salários de gabinetes políticos acabam

622
Governo vai acabar com as restrições em salários de gabinetes políticos e empresas públicas. Medida merece, para já, a reserva do BE e do CDS. No PSD, Rio aprova, Negrão pensa o contrário.
Angola

64 mil funcionários públicos com salário cortado

Decisão abrange trabalhadores que apresentaram dados incompletos, estando em ausência do trabalho para licença de formação ou junta médica, mas também por "terem dupla efetividade na função pública".
Alemanha

Alemanha. Função Pública com 3 aumentos até 2020

Os trabalhadores da Função Pública alemã vão ter os salários aumentados por três vezes até 2020, conforme um acordo alcançado na noite de terça para quarta-feira, anunciou o ministro do Interior.
Air France

Air France. Pilotos rejeitam aumento de 2%

Os pilotos da Air France receberam uma proposta de aumento salarial de 2% para pararem com a greve, mas rejeitaram-na. Reivindicam aumento de 5,1% para 2018.
País

Ryanair. Tripulantes querem contratos irlandeses

Presidente da empresa diz que os trabalhadores da transportadora aérea em Portugal preferem continuar com contratos sob a lei irlandesa, uma vez que ganham mais e têm mais dias de licença maternal.
Igualdade

Racismo, sexismo, jogos e mercado

A desigualdade resulta do próprio mercado e não apesar do mercado. E, sendo assim, e se quisermos viver num mundo com menos discriminações arbitrárias, algumas medidas correctivas são necessárias.
Greve

Trabalhadores do Lidl em greve até dia 30 de abril

Trabalhadores pretendem a revisão do contrato coletivo de trabalho, sem redução do valor pago pelo trabalho. Além do Lidl, também na quinta-feira os trabalhadores do Auchan fazem greve.
Trabalhadores

FNAC. Trabalhadores vão fazer plenários nas lojas

112
Os trabalhadores da FNAC vão realizar plenários para discutirem uma possível greve. Os funcionários da empresa reivindicam aumentos salariais de 40 euros e 25 dias de férias.
Salários

Função pública sem aumentos salariais em 2019

A CGTP disse esta sexta-feira que o ministro das Finanças informou o Conselho Permanente de Concertação Social de que não haverá aumentos de salários em 2019.
País

Salários. CGTP quer aumentos em 2019

O secretário-geral da CGTP avisou esta quinta-feira que não aceita que a "obsessão pela redução do défice e da dívida" se sobreponha aos direitos dos trabalhadores e exigiu aumentos salariais em 2019.
Salários

Enfermeiros especialistas vão ter suplemento

Suplemento para os ordenados dos enfermeiros especialistas será retroativo a janeiro deste ano. Governo está já a negociar com os sindicatos dos enfermeiros a revisão das carreiras.
Salários

Metalurgia. Salários vão sofrer aumentos de 2,2%

Os 100 mil trabalhadores da indústria metalúrgica e metalomecânica vão ter aumentos salariais médios de 2,2%, ao abrigo do Contrato Coletivo de Trabalho renovado, que será formalizado na quarta-feira.
Greve

Infraestruturas de Portugal. Greve mantém-se

Os trabalhadores da Infraestruturas de Portugal mantêm a greve agendada para a próxima segunda-feira, após o Governo e os sindicatos não terem chegado a acordo.
Air France

Air France. 24% dos voos de sexta-feira cancelados

Greve convocada pelos trabalhadores da Air France vai obrigar a companhia aérea a cancelar 24% dos voos previstos para esta sexta-feira. Em Portugal "os passageiros já foram recolocados noutros voos".
Emprego

Jovens manifestam-se contra a precariedade

Jovens trabalhadores de todo o país e de todos os setores manifestam-se em Lisboa contra o trabalho precário. Alegam ser os mais afetados pelos "baixos salários" e exigem direitos.
BCE

Remunerações. BCE vai vigiar bancos europeus

Banco Central Europeu anunciou que vai vigiar os sistemas de remuneração dos bancos europeus dias depois de o Deutsche Bank ter atribuído aos seus efetivos um envelope de prémios superior ao de 2017.
Têxtil e Vestuário

Trabalhadores do têxtil e vestuário fazem greve

157
Os trabalhadores da indústria têxtil e vestuário cumprem na sexta-feira um dia de greve pela "humanização do trabalho" e pelo aumento do salário mínimo setorial para os 600 euros.
Global Shapers

Será que estamos no caminho certo?

228
As 'human commodities', sem grande diferenciação, acabam por competir nos salários e horas de trabalho, forçando a trabalhar mais por menos dinheiro para superar os seus pares. E este não é o caminho.
Jerónimo De Sousa

Aumentos salariais são "mais elementar justiça"

Jerónimo de Sousa disse que o aumento salarial é "questão sempre presente" nas discussões sobre os Orçamentos do Estado. Em Portugal continua a ganhar-se menos do que antes da crise.
Salários

Portugal continua com salários abaixo de 2010

Portugal é um dos nove Estados-membros da União Europeia onde os trabalhadores continuam a ganhar menos do que antes da crise, "apesar de toda a conversa sobre a retoma económica".
Greve

Trabalhadores de cantinas exigem salários "dignos"

Cerca de 50 trabalhadores das cantinas da região Norte concentraram-se junto às instalações da AHRESP, exigindo aumentos salariais que permitam "repor o poder de compra perdido entre 2010 e 2017".
Wimbledon

Navratilova: "McEnroe ganha 10 vezes mais que eu"

106
Ex-tenista checa Martina Navratilova ganha 15 mil libras (cerca de 17 mil euros) para fazer os comentários do torneio de Wimbledon, um valor 10 vezes inferior ao que a BBC paga a John McEnroe.
Rating

Aumento do salário mínimo não prejudicou economia

134
A Standard & Poor's considerou que algumas medidas compensaram parte dos custos adicionais para os empregadores do aumento do salário mínimo.
Função Pública

Função pública protesta por aumentos salariais

199
Milhares de funcionários públicos desfilam rumo ao Ministério das Finanças, em Lisboa, para exigir aumentos salariais e um horário semanal de 35 horas para todos, entre outras medidas.
Polícia

Quase 6 mil polícias vão ter salários atualizados

Perto de 6 mil polícias vão ter os salários atualizados a partir de abril, a maioria devido ao descongelamento de carreiras, disse o presidente do Sindicato dos Profissionais da Polícia.
Têxtil e Vestuário

Trabalhadoras reclamam salários em atraso

Dezenas de trabalhadoras de uma antiga empresa têxtil de Vila do Conde concentraram-se em frente ao tribunal de Vila Nova de Gaia para reclamar salários em atraso que estão pendentes há 13 anos.
Professores

Mário Nogueira. "É tempo de ir para a rua"

141
O secretário-geral da Fenprof afirmou que, a manter-se a posição do Governo relativamente ao descongelamento das carreiras dos docentes, os professores vão avançar com uma grande manifestação.
Transporte Ferroviário

Greve nos comboios afetou 1.027 ligações

Até às 22h00 de segunda-feira, num dia normal, teriam circulado 1.355 comboios. Devido à greve dos trabalhadores, as ligações ferroviárias foram afetadas. Circularam apenas 328 comboios.
Greve

Greve da IP com adesão acima dos 90%

A adesão à greve dos trabalhadores da Infraestruturas de Portugal para reclamar aumentos salariais é superior a 90%. CP suprimiu 326 comboios entre a meia noite e as 10h00.
Greve

Trabalhadores da EMEF iniciam semana de luta

Aumentos salariais e a resolução das situações de precariedade são algumas reivindicações dos trabalhadores da EMEF, que esta segunda-feira iniciam uma grave em vários pontos do país.
Salário Mínimo Nacional

Número de pessoas a receber salário mínimo aumenta

129
O número de trabalhadores que recebem o salário mínimo nacional chegou em dezembro aos 670 mil. A proporção de trabalhadores abrangidos pelo salário mínimo era, no mesmo mês, de 20,4%.
Formação Profissional

Parceiros sociais reúnem-se para discutir salário

Além do relatório de acompanhamento da evolução do salário mínimo, os parceiros sociais e o Governo retomam a discussão sobre formação profissional esta sexta-feira.
Igualdade de Género

Eles têm salários maiores e bónus ainda mais altos

Homens ganham mais, mas se a vantagem já existe na remuneração fixa, ainda é maior nos bónus pagos por desempenho, revelam dados da consultora Mercer. Engenharia é a área com menos mulheres.
União Europeia

Fosso salarial de género cresceu em Portugal

127
Entre 2011 e 2016, o fosso salarial entre homens e mulheres em Portugal cresceu 4,6%, sendo o país da União Europeia onde este indicador mais subiu.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)