Dark Mode 97,5 kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Salários

Coronavírus

Cabo Verde. Orgãos de soberania com menos verbas 

Os órgãos de soberania cabo-verdianos, incluindo Chefia do Governo e Assembleia Nacional, vão sofrer um corte de 14,1% na dotação orçamental para este ano, equivalente a quase quatro milhões de euros.
Desigualdade

Portugal falha na redução da desigualdade salarial

280
Portugal foi ilibado das acusações relacionadas com a desigualdade salarial, feitas em 2016. Para o comité, as medidas adotadas pelo Governo são positivas, mas não mostram ainda melhorias.
Código do Trabalho

PCP desafia Governo PS a mudar código laboral 

O PCP vai confrontar a ministra do Trabalho, pedindo que sejam revogadas "um conjunto de normas gravosas que persistem no Código do Trabalho" e um "aumento significativo do salário mínimo nacional".
Salários

Custo da mão-de-obra sobe 6,5% em Portugal

No trimestre durante o qual começaram a vigorar as medidas de confinamento devido à pandemia, os custos horários da mão-de-obra subiram, em termos homólogos, 3,4% na zona euro e 3,7% na UE.
Coronavírus

Futebolistas com salários atrasados pedem apoio

O fundo existe desde fevereiro em parceria da FIFA com o Sindicato internacional de jogadores com o objetivo de garantir "uma rede de segurança importante" para quem não recebe os rendimentos devidos.
Coronavírus

Jerónimo quer "salário pago a 100%"

O secretário-geral do PCP só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas", defendendo que os trabalhadores em layoff devem ter "um salário pago a 100%".
Coronavírus

Como o Governo quer desconfinar a economia  /premium

O plano que o Governo apresentou para "estabilizar" o país no pós confinamento traz apoio para quem perdeu rendimento, ajudas diretas às empresas e uma aposta em pequenas obras para mexer a economia.
Coronavírus

Bruxelas quer avançar com salários mínimos na UE

1000
Bruxelas vinca ser "fundamental" para a recuperação económica europeia que "trabalhadores da UE tenham rendimentos que lhes assegurem um nível de vida digno".
Governo

Governo não afasta liminarmente congelar carreiras

1314
Ministra volta a assumir que os aumentos salariais em 2021 não estão garantidos e diz que, embora não seja prioridade, não pode "excluir liminarmente" a hipótese de congelar as carreiras.
Coronavírus

Parceiros pedem layoff a 80 ou 100% e isenções  /premium

226
CGTP exige layoff pago a 100%, UGT propõe 80%, mas pede "critérios objetivos". Patrões querem isenção do pagamento por conta e redução das rendas comerciais. Governo recebe parceiros na quarta-feira.
Coronavírus

BE critica Casa da Música por cortar salários

O partido acusa a Casa da Música de cortar a 100% o salário de alguns trabalhadores mas continuar a ser financiada pelo Estado, e afirma que esta é uma "atitude inaceitável".
Coronavírus

Rendimentos baixos mais protegidos, para já 

Famílias com rendimentos mais baixos, que não dependem do trabalho, estão a sofrer para já menos o impacto da pandemia. Isto porque os apoios sociais que recebem não foram afetados, aponta estudo.
Coronavírus

Famílias que ganham até 650 euros perderam mais

414
Uma em cada quatro pessoas cujo agregado familiar ganhava até 650 euros perdeu totalmente o seu rendimento desde o início da pandemia, revela inquérito da Escola Nacional de Saúde Pública.
Coronavírus

Crise. Mais afetados têm entre 35 e 44 anos

De acordo com um estudo do Banco de Portugal sobre os efeitos da crise provocada pela pandemia, as famílias que têm indivíduos entre 35 e 44 anos são as mais afetadas pela queda dos rendimentos.
Coronavírus

Hotelaria. 1/3 das empresas não pagaram salários

297
Como consequência da ausência de faturação e de recursos, 32% das empresas de hotelaria e restauração não conseguiram pagar salário em abril, sendo que 60% das empresas estimam zero vendas em maio.
Coronavírus

Layoff. "Empresas não devem ser penalizadas"

O presidente da CCP considera que as empresas não devem ser penalizadas se não conseguirem pagar salários a tempo, devido aos atrasos da Segurança Social no pagamento dos apoios relativos ao layoff.
Venezuela

Venezuela. Salário mínimo aumenta para 4,33 euros

1051
O salário mínimo integral na Venezuela vai aumentar 77,77% a partir de 1 de maio de 2020, passando de 450.000 bolívares soberanos (BsS, 2,43 euros) para 800.000 BsS. (4,33 euros).
Coronavírus

Quase 60% da população sofre redução de rendimento

1023
Quase 60% da população ativa está a sofrer redução de rendimentos devido à perda de emprego ou à diminuição do trabalho durante a pandemia. Vaga atinge três vezes mais as mulheres.
Coronavírus

Lay-off. Trabalhadores recebem 2/3 do salário

Os trabalhadores em lay-off têm direito a receber dois terços do salário correspondente ao período em que a empresa aderiu à medida, mesmo que entrem a meio do mês, esclareceu a ministra do Trabalho.
Enfermeiros

Enfermeiros censuram Governo

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses lamentou esta terça-feira que o Governo, alegando "um problema informático", não tenha conseguido atualizar para abril o aumento salarial de 0,3%.
Coronavírus

Lay-off. CGTP denuncia atrasos da Segurança Social

A CGTP denunciou que "muitos trabalhadores" em lay-off não receberam a totalidade dos dois terços do salário que lhes eram devidos por falta de pagamento da Segurança Social às empresas.
Coronavírus

Fesap considera prematuro falar em aumentos

A Fesap considera que é prematuro discutir aumentos salariais para 2021, defendendo subsídio de penosidade e risco para trabalhadores que estão na linha da frente de combate à Covid-19.
Função Pública

Função pública começa a receber aumentos salariais

1217
O decreto-lei prevê aumentos de 0,3% (ao nível da inflação) para a generalidade dos trabalhadores e de 10 euros nos salários inferiores a 700 euros, com retroativos a 1 de janeiro.
Coronavírus

Beira Baixa. Sindicato denuncia salário em atraso

Numa das empresas, as trabalhadoras aceitaram gozar 15 dias de férias sob "pressão", tendo sido enviadas para casa no dia 20 de março, com a informação de que depois a empresa recorreria ao "lay-off".
Coronavírus

Sindicato exige que hotéis completem salários

261
O Sindicato da Hotelaria do Norte exige que os hotéis completem o salário dos trabalhadores em lay-off e quer anulados os despedimentos que ocorreram no setor devido à pandemia de Covid-19.
Macau

Macau aprova lei de salário mínimo 

Após mais de meio ano de discussão no parlamento, a Assembleia Legislativa de Macau aprovou o alargamento do salário mínimo, mas excluiu os trabalhadores domésticos e com deficiência.
Coronavírus

Moçambique suspende negociações de salário mínimo

O governo moçambicano suspendeu de imediato as negociações relativas ao aumento dos salários mínimos no país. Decisão visa salvaguardar os postos de emprego já existentes.
Coronavírus

Queda é mais sentida em rendimentos até 1000 euros

146
Estudo da Universidade Católica indica que é nas famílias com rendimentos até 1000 euros mensais que se sente uma maior queda. Trabalhadores e empresários por conta própria são os mais afetados.
Desportivo das Aves

Desportivo das Aves falha treino e reclama salário

"Face à falta de pagamento de dois meses de salários à generalidade", o plantel do Desportivo das Aves, último classificado da I Liga, recusou treinar e exige a regularização dos salários em atraso.
Concertação Social

Governo discute competitividade e rendimentos

Parceiros sociais e Governo voltam a reunir-se na Concertação Social, em Lisboa. Na mesa estão 11 pontos de discussão sobre o acordo de médio prazo sobre competitividade e rendimentos.
Igualdade de Género

Homens ganham mais 149 euros que mulheres em média

348
De acordo com o barómetro sobre igualdade remuneratória, a disparidade salarial reduziu-se em 0,4 pontos percentuais em 2018 face ao ano anterior, para 14,4%, resultando na diminuição de 80 cêntimos.
Salários

Governo aprova aumentos salariais de 0,3%

O Governo considera que, com melhores condições de trabalho e de vida dos trabalhadores portugueses, "está a contribuir para o reforço da coesão social e do combate à pobreza".
Função Pública

Estado. Salários mais baixos aumentam 10 euros

236
O Governo vai aumentar em 10 euros os salários mais baixos da Função Pública. Restantes sobem 0,3%, como já tinha sido anunciado. Sindicatos contestam e começam a falar em greve geral.
Governo

Governo e sindicatos discutem aumentos salariais

A ministra Alexandra Leitão afirmou que as contrapropostas dos sindicatos à atualização de 7 euros para os dois patamares mais baixos da TRU da função pública serão analisadas com "grande abertura".
Portos

Empresa culpa sindicato por salários em atraso

A Associação de Empresas de Trabalho Portuário de Lisboa afirmou que a empresa não tem faturação suficiente para pagar salários e que a greve, que dura há 3 semanas, vai agravar a situação financeira.
Governo

Governo acredita em acordo sobre rendimentos

Siza Vieira afirma que é um "acordo muito ambicioso" e que "há condições de continuar a progredir", mas os parceiros sociais criticam e dizem que é um acordo "muito genérico", sem medidas concretas.
Concertação Social

Concertação Social discute acordo de rendimentos

Valorização de salários, que o Governo defende que deve seguir uma “metodologia de fixação anual" por setor, continua a ser discutida. Parceiros sociais defendem que é matéria de negociação coletiva.
Salários

O que o salário mínimo faz /premium

379
Os aumentos do salário mínimo nos últimos anos podem ter acelerado a saída do mercado de um grupo de empresas de baixa produtividade e este epifenómeno pode ter beneficiado a economia.
PCP

Função pública. PCP pede "resposta mais avançada"

Secretário-geral do PCP afirmou ser possível chegar mais longe na valorização salarial da função pública, frisando que "Governo não pode usar a arma" do OE2020 e deve dar uma "resposta mais avançada".
Salários

Frente Comum contra proposta de aumentos

Face ao possível aumento de 7 euros para funcionários públicos com salários até 683 euros, Ana Avoila afirmou que o Governo tem de apresentar "uma proposta credível que recupere o poder de compra".
Noticiário

14h. FESAP: "Não nos obriguem a ir para a rua"

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Forças Armadas

Cabo Verde: 30 oficiais para mil operacionais

As Forças Armadas cabo-verdianas têm 30 oficiais superiores, para cerca de 1000 operacionais, no Quadro Permanente. Enquadram o novo Estatuto dos Militares, que vai permitir atualizar os salários.
Função Pública

Função Pública. Salários até 683€ sobem 7 euros

193
O Governo apresentou aos sindicatos, esta segunda-feira, uma proposta de um aumento de sete euros nos salários até 683 euros. Para os restantes, fica igual à proposta anterior: aumento de 0,3%.
Salário Mínimo Nacional

O aumento dos salários em Portugal

117
Em 2023 o rácio entre o salário mínimo e o salário médio deverá ser de 75%, de longe o mais elevado da OCDE, enquanto que nos países da Europa de Leste este rácio é de apenas de 40% ou 50%.
Salários

Salários em Portugal mais baixos que há 10 anos

Entre 2010 e 2019 os pacotes salariais ajustados à inflação desceram em média em seis Estados-membros e em três outros países os salários permaneceram basicamente congelados na última década.
Madeira

Madeira aprova aumento do salário mínimo

O salário mínimo do arquipélago vai receber um aumento de quase 36 euros, o que para a secretária da Inclusão Social e Cidadania traduz o "forte compromisso" do executivo no apoio às famílias.
Ryanair

Ryanair. Aumentos de 15% não são realistas

A Ryanair afirmou que "não há violação de férias e de Natal" e que os subsídios estão a ser pagos, salientando que pedido para aumentar salários em 15% "não é realista".
Ordem dos Médicos

Médicos lamentam falta de respostas a agressões

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos considera que a mensagem do Ministério da Saúde perante aumento da violência contra profissionais de Saúde tem sido “complacente e permissiva”.
Função Pública

CGTP exorta revisão de aumentos da função pública

A CGTP exortou o Governo a alterar a proposta de aumento de 0,3% "ainda enquanto decorre a discussão do Orçamento do Estado para 2020", ameaçando reivindicar aumento em 10 de fevereiro.
Ikea

IKEA aumenta salário de entrada para 700 euros

578
Salário dos trabalhadores a tempo inteiro no IKEA vai passar de 650 para 700 euros brutos mensais, um aumento de 50 euros. Objetivo é posicionar a empresa "como um dos melhores empregadores globais".
IRS

Quanto vai cair na conta? Há novas tabelas do IRS

224
Quem não for aumentado, na maioria dos casos terá mais vencimento mensal líquido, mas caso existam aumentos pode acontecer o contrário. Basta que o privado aumente aquilo que o Governo pediu.
Coimbra

Coimbra. Setor de alimentação hospitalar em greve

Trabalhadores do setor de alimentação dos Hospitais da Universidade de Coimbra reivindicam aumento salarial de 90 euros e a redução do horário de trabalho de 40 para 35 horas semanais.
Salários

STAL quer aumento de salário da função pública

Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional reivindica um aumento salarial de 90 euros para todos os trabalhadores da função pública, criticando a proposta do Governo.
Brasil

Brasil reajusta salário mínimo para 227 euros

253
O salário mínimo mensal no Brasil vai ser reajustado de 1.039 reais (226 euros) para 1.045 reais (227 euros), a partir de fevereiro. Em 2019, o valor era de 998 reais (cerca de 217 euros).
Ministério da Economia

Siza Vieira: habitação é o problema mais sério

235
O ministro da Economia afirmou que o acesso à habitação "é o problema mais sério" de Portugal. Os baixos salários são outro dos grandes problemas apontados por Pedro Siza Vieira.
Função Pública

Governo pondera subir mais os salários baixos

Medida ainda vai ser discutida com os sindicatos da Função Pública e com os partidos à esquerda nas negociações na especialidade, mas poderá prever aumentos além de 0,3% para salários mais baixos.
UGT

UGT: PS aberto a tentar melhorar proposta salarial

O secretário-geral da UGT afirmou que o PS se mostrou disponível para tentar, junto do Governo, melhorar a proposta. Em causa está o aumento salarial de 0,3% para a administração pública.
Salário Mínimo Nacional

Salário mínimo sobe para 635 euros

272
O salário mínimo nacional passa esta quarta-feira de 600 para 635 euros, uma medida que deverá abranger 720 mil trabalhadores. Esta subida vai traduzir-se num aumento líquido de 31,15 euros por mês.
África

Zâmbia. Presidente corta próprio salário

175
A presidência da Zâmbia vai cortar 15 a 20% nos salários do chefe de Estado e dos ministros. Objetivo é "atenuar o impacto nos cidadãos do aumento dos preços dos combustíveis e da eletricidade".
Salários

Privado. Salários de diretores aumentaram em 2019

140
Em abril, os diretores no setor privado estavam a receber mais 300 euros do que em igual período do ano passado. Em média, estavam a receber 2.886,80 euros, um aumento de 11,6%.
Orçamento do Estado

OE2020. Sindicatos pedem aumentos salariais

A CGTP pede ainda um aumento das reformas, uma "reformulação" da fórmula de cálculo das pensões e um aumento do investimento público. Já a UGT mostra preocupação face "à carga fiscal muito elevada".
Finanças

Fisco penhorou 48 imóveis e 175 salários por dia

374
Até dezembro de 2019, o Fisco penhorou mais de 16.227 imóveis, 58.752 salários e 5.950 pensões. Penhoras e cobranças diminuíram comparativamente a 2018.
Salário Mínimo Nacional

Salários: os aumentos e a produtividade

O aumento do salário mínimo nacional é uma excelente oportunidade para os gestores das empresas refletirem sobre a produtividade das suas estruturas, assumindo a responsabilidade que têm neste assunto
Salário Mínimo Nacional

Salário Mínimo: uma medida muito fofinha

Medidas fofinhas não são necessariamente boas medidas. A (justa!) subida dos salários só poderá ser sustentável economicamente se advier da normal interação do mercado.
Ryanair

Ryanair desiste de fechar base de Girona

166
A companhia aérea Ryanair já não vai encerrar a base espanhola de Girona. Em contrapartida, os empregados tiveram de assinar um novo contrato, segundo o qual "seriam pagos apenas nove e não 12 meses".
Cabo Verde

Cabo Verde. Oposição vai propor aumento salarial

O maior partido da oposição em Cabo Verde vai propor um aumento salarial na função pública de 2,5%. Segundo o líder parlamentar, a proposta está em linha com a inflacão acumulada.
Salários

Gato escondido

353
Num país normal o regime fiscal, as obrigações declarativas e normas contabilísticas seriam estáveis. Mas não somos um país normal, há demasiados serviços do Estado que interferem na vida das empresas
Ensino especial

Ensino especial. Protesto por salários em atraso

São cerca de 50 os docentes de ensino especial que se manifestam contra os salários em atraso. A eles juntam-se pais de alunos de ensino especial, solidários com a situação.
Sindicatos de Professores

Professores de ensino especial iniciam greve

Professores de colégios do ensino especial iniciam esta segunda-feira uma greve de dois dias, em protesto contra salários em atraso desde o verão, num montante superior a 670 mil euros.
Salários

Comércio. Sindicato exige aumento do salário

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal considerou "provocatória" a proposta para aumento do salário dos trabalhadores especializados para 635,56 euros.
Trabalho

Novos trabalhadores. Mais 2,6 anos até à reforma

504
Quem começa agora a trabalhar em Portugal vai ter de o fazer até aos 67,8 anos para ter acesso à pensão. É um aumento de 2,6 anos em relação a quem está agora a reformar-se.
Salários

PCP: Aumento de salários é uma emergência nacional

"O aumento geral dos salários é uma emergência nacional", salientou Jerónimo de Sousa, reafirmando que enquanto "existirem salários baixos não se conseguem alcançar reformas dignas".
Salário Mínimo Nacional

Marcelo defende aumento de salário mínimo

"Sou defensor da concertação social e por aí penso que se deve ir ao encontro de um desejável acordo global de rendimentos", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa perante dirigentes da CAP.
Salário Mínimo Nacional

Jerónimo: salário mínimo de 635 euros não chega

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou que a fixação do Salário Mínimo Nacional nos 635 euros para 2020 "está muito aquém dos 850 euros reivindicados pela CGTP-IN".
Salário Mínimo Nacional

O país dos rentistas e o salário mínimo /premium

118
O aumento do salário mínimo e dos rendimentos corre o risco de ser pago pelos contribuintes, alargando a mais empresas e negócios o acesso a rendas, em auto-condenação ao subdesenvolvimento económico
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo repete: subida do salário é "razoável"

224
Depois das declarações da CIP, o Presidente da República diz que não se arrepende de ter promulgado o diploma que prevê subida do salário mínimo nacional para 635 euros, em 2020.
Salário Mínimo Nacional

Salário mínimo. CGTP acusa patrões de manipulação

Arménio Carlos, o secretário-geral da CGTP defende que a posição da CIP, no que se refere à subida do salário mínimo, continua a pautar-se pelo erro e pela tentativa de manipulação.
Salários

Trabalhadores pagam 3.750 euros de eletricidade

Trabalhadores da Cervejaria Galiza, no Porto, pagaram uma fatura de 3.750 euros para evitar o corte da eletricidade no estabelecimento, dias depois de ter sido garantido que a fatura estava paga.
Salário Mínimo Nacional

Aumento do salário mínimo promulgado

O aumento do salário para os 635 euros até 2020 foi esta quinta-feira promulgado em Diário da República e terá entrada em vigor no dia 1 de janeiro.
Salários

CIP e UGT querem aumentos de 3% no privado

UGT e patrões aproximam-se no valor de referência para atualização dos salários através da contratação coletiva: 3%. Mas CIP diz que valor deve ser meramente indicativo.
Forças Policiais

GNR e PSP criticam 789 euros de início de carreira

418
"É inconcebível que um agente de autoridade ganhe apenas mais 100 euros do que o ordenado mínimo nacional (...) é injusto tendo em conta o risco", consideram os sindicatos da GNR e da PSP.
Angola

Associação angolana quer corte de 30% nos salários

O presidente da Associação Industrial de Angola apontou gastos imorais nas importações e salientou os salários do estado injustificados que, defende, devem ser alvo de um corte na ordem dos 30%.
CGTP

CGTP: Caminha-se para uma "cartelização salarial"

"Podemos estar perante uma tentativa de cartelização organizada dos patrões para conter, diria mesmo moderar, ou até estabelecer tetos salariais a nível nacional", alertou o secretário-geral da CGTP.
Salário Mínimo Nacional

Marcelo promulga diploma do salário mínimo

1200
O Presidente da República considera o aumento do salário mínimo razoável e afirmou que vai promulgar ainda esta sexta-feira o diploma que estabelece o salário mínimo para 635 euros mensais.
Salário Mínimo Nacional

Governo aprova salário mínimo de 635 euros

O Conselho de Ministros aprovou o aumento do salário mínimo para 635 euros a partir de 1 janeiro de 2020. A medida poderá abranger 720 mil trabalhadores.
Salário Mínimo Nacional

O que sobe à boleia do aumento do salário mínimo?

199
O salário mínimo vai subir para os 635 euros e com ele as propinas mínimas no ensino superior público e os tetos máximos do Fundo de Garantia Salarial e das compensações por despedimento coletivo.
CGTP

CGTP: "Governo assumiu unilateralmente 635 euros"

À saída da reunião de concertação social, sindicatos criticaram falta de ambição do Governo e entidades patronais deixaram críticas à inexistência de negociação.
Salário Mínimo Nacional

Governo apresenta 635 euros para salário mínimo 

625
O Governo já apresentou a proposta de aumento do salário mínimo em 2020 fixando-o em 635 euros. Executivo comprometido com uma "estratégia mais transversal de valorização dos salários e rendimentos".
Salário Mínimo Nacional

Há 721 mil pessoas a receber salário mínimo 

Os números são do Ministério do Trabalho e são relativos ao mês de setembro. Os dados, divulgados esta terça-feira, apontam para uma quebra de 3,8% em relação ao período homólogo.
Salário Mínimo Nacional

Salário Mínimo Nacional, quem dá mais?

É importante referir que na Europa países como a Dinamarca, a Itália, o Chipre, a Áustria, a Finlândia e a Suécia não têm salário mínimo nacional e que mesmo a Alemanha até 2015 também não tinha.
PS

Salários no pré-crise, mas sem "pés de barro"

O líder socialista reuniu-se com os militantes do partido em Lisboa para fixar prioridades para a legislatura. À cabeça, "política salarial". Costa chama à liça não só patrões mas também sindicatos.
Michel Platini

UEFA. Platini reclama salários, bónus e advogado

O ex-presidente da UEFA Michel Platini reclama o pagamento de um bónus de 1,8 milhões de euros pela "contribuição para o sucesso da Euro2016 em França" e 636 mil euros em honorários de advogados.
Desigualdade

Mulheres trabalham mais 54 dias para ganhar mesmo

182
Para ganharem o mesmo salário, explica a presidente do CITE, "os homens poderiam deixar de trabalhar no dia 8 de novembro e as mulheres teriam de continuar até ao fim do ano".
Instituto Nacional Estatística

Remuneração bruta mensal média cresce 3% 

A remuneração bruta mensal média por trabalhador atingiu os 1.220 euros no terceiro trimestre de 2019, em relação ao período homólogo em 2018, o que representa um aumento de 3%.
Administração Pública

Administração Pública reúne-se com sindicatos

A reunião tem como objetivo a apresentação da nova equipa ministerial, mas a estrutura sindical vai aproveitar para questionar Alexandra Leitão sobre OE2020, disse o dirigente da Fesap.
Salários

Costa quer valorizar salários de jovens quadros

"Temos de ter um acordo específico para a valorização salarial dos jovens mais qualificados", defendeu António Costa esta quarta-feira à margem da sua visita aos pavilhões da Web Summit.
Salário Mínimo Nacional

CIP pede ao Governo para ser "realista"

“Vamos ouvir o Governo sobre o que é que tem para dizer sobre esta meta que traçou com muita ambição e espero que coloque igual ambição no crescimento económico”, disse António Saraiva.
País

Governo vai fechar salário mínimo para 2020 

O Governo vai fechar na próxima semana o salário mínimo para 2020 que faz parte de um aumento gradual rumo ao objetivo a atingir até ao final da legislatura, em 2023
Salário Mínimo Nacional

Há menos pessoas a receber o salário mínimo

A percentagem de trabalhadores com salário mínimo desceu 1,1% nos primeiros nove meses do ano, mas mesmo assim não será suficiente para contrariar a inflação prevista entre 1,3% e 1,4%.
Salário Mínimo Nacional

Proposta de salário mínimo na próxima semana

O Governo "não adiantou nenhum valor" de atualização do salário mínimo nacional para 2020 na reunião da Concertação Social, revelou o presidente da CCP, que afirma que "foi uma reunião preliminar".
Salário Mínimo Nacional

Cinco perguntas e respostas sobre o salário mínimo

O aumento do salário mínimo para 2020 vai ser discutido na Concertação Social esta quarta-feira. A meta do executivo é de 750 euros em 2023. Conheça os números e propostas para perceber o tema.
Salário Mínimo Nacional

Salário mínimo português é dos mais baixos da UE

Portugal continua no grupo que tem valores mais baixos, mesmo depois de nos últimos quatro anos ter subido cerca de 19%. Abaixo de Portugal estão países como a Bulgária, Lituânia, Estónia e Polónia.
Salário Mínimo Nacional

Marcelo quer parceiros a discutir salário mínimo 

"É uma matéria em que a intervenção dos parceiros económicos e sociais é essencial", disse o Presidente da República, acrescentando que "não vai introduzir fatores de ruído" no processo.
Salário Mínimo Nacional

Salário mínimo português é dos mais baixos na UE

O salário mínimo em Portugal aumentou nos últimos quatro anos dos 505 euros, em 2016, para 600 euros em 2019, mas continua a ser dos mais baixos na UE.
Salário Mínimo Nacional

PCP em covergência com a CGTP sobre salário mínimo

O PCP assumiu a convergência com a CGTP/IN na defesa de um salário mínimo nacional de 850 euros, a fixar assim que possível, após ter reunido com a confederação sindical na Assembleia da República.
Salário Mínimo Nacional

Jerónimo alerta para proximidade entre salários

O secretário-geral do PCP alertou para uma necessidade valorização dos salários, tendo em conta a proposta do Governo de aumentar o salário mínimo suba para 750 euros.
Salário Mínimo Nacional

Ministra acredita num acordo para o salário mínimo

Ana Mendes Godinho, a nova ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social tem como objetivo os 750 euros até 2023, numa discussão ano a ano sobre o salário mínimo.
Conselho Económico E Social

Valor do salário mínimo será discutido na quarta

O valor do salário mínimo nacional será discutido numa reunião de Concertação Social convocada para quarta-feira. Governo quer atingir os 750 euros em 2023.
Dia Mundial da Poupança

Poupança das famílias caiu um terço em 43 anos

A poupança dos particulares, incluindo famílias e instituições sem fins lucrativos, desceu para um terço da registada em 1978, de 21,2%. O valor provisório para a taxa de poupança em 2018 é de 6,5%.
País

Motoristas assinam novo acordo de trabalho

É esta terça-feira que patrões e motoristas se reúnem para assinar o novo contrato coletivo de trabalho com definição dos limites do tempo de trabalho e atualização em 11,1% dos salários.
Novo Governo

Estagnação + asfixia fiscal = empobrecimento /premium

1869
Que país quer António Costa construir com uma classe média asfixiada pelo garrote do Fisco e um salário médio cada vez mais próximo do salário mínimo? O país mais pobre da Europa?
Salário Mínimo Nacional

750€? Patrões pedem "ambição igual" no crescimento

António Saraiva, da CIP, diz na RTP que a meta de 750 euros no salário mínimo é "ambiciosa". Já Arménio Carlos, da CGTP, considerou proposta "curtinha" e pede 850 euros "no curto prazo".
Lisboa

Trabalhadores das misericórdia querem aumento

Mais de 100 manifestaram-se por melhorias salariais e contra a precariedade esta sexta-feira em Lisboa. Atualmente são cerca de 45 ml pessoas que integram estas funções.
Salários

Misericórdias aguardam aumento salarial

A União das Misericórdias Portuguesas disse esta sexta-feira estar a aguardar uma nova proposta sindical de aumentos salariais que não ponha em causa a sustentabilidade das misericórdias.
Política Económica

Os salários não aumentam por decreto /premium

112
O facto de o aumento de 20% do salário mínimo, nos últimos anos, ter coincidido com o aumento de 300 mil empregos não nos pode levar a concluir que aumentos futuros não possam ter o efeito contrário.
Greve

Trabalhadores de misericórdias em greve

Os trabalhadores das misericórdias reivindicam melhores condições de trabalho e aumentos salariais. Os professores também anunciaram que se vão juntar à greve agendada para sexta-feira.
Fiscalidade

Baixos salários em Portugal? Kafka explica

3568
Não há como fazer contas e perceber quando custa a um empregador dar um aumento salarial que se veja a um funcionário para se compreender o efeito perverso da nossa carga fiscal.
Mercado de Trabalho

Emprego estável? Jovens vão mudar 13 vezes na vida /premium

601
Do emprego que já não é para a vida toda aos robôs em supermercados e hospitais. E aos trabalhos que vão mudar tanto ao ponto de desaparecerem. Como será o futuro do emprego — e o emprego do futuro.
Finanças Públicas

As três grandes ameaças aos excedentes orçamentais /premium

281
Nos próximos anos, deverá haver excedentes, mas o Conselho das Finanças Públicas alerta para as incertezas geopolíticas, as necessidades do Novo Banco e a despesa rígida no Estado.
Legislativas 2019

Manuela Eanes numa esquina com o caso Tancos

158
Antiga 1ª dama foi à arruada das Avenidas Novas apoiar António Costa e pedir "firmeza" na resolução e punição "de quem deve ser punido" no caso Tancos. De manhã, Costa esteve numa fábrica em Viseu.
Salário Mínimo Nacional

UGT quer aumento do salário mínimo para 660 euros

A UGT reivindicou subida do salário mínimo para 660 euros em 2020 e 800 euros no final da próxima legislatura (2023). O sindicalista espera que patrões "não sejam piegas" em relação a esta matéria.
Greve

Registos e notariado. Trabalhadores em nova greve

122
Os trabalhadores dos registos e notariado iniciam esta segunda-feira uma nova greve que, no caso de dois sindicatos, durará duas semanas, "contra o sistema remuneratório que o Governo pretende impor".
Salários

200 milhões são insuficientes à função pública

102
As estruturas sindicais consideraram que a margem de 200 milhões de euros para subir salários no Estado a partir de 2021 é insuficiente, tendo em conta o que foi perdido nos últimos 10 anos.
Calçado

Subida do salário mínimo preocupa setor do calçado

254
A viver uma "tempestade" — Brexit, economia europeia a arrefecer e exportações a cair — setor do calçado alerta para efeito do aumento do salário mínimo na competitividade, sem mais produtividade.
Empresas

Trabalhadores da EMEF vão ter 15 euros de aumento

Trabalhadores da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário vão ter um aumento salarial imediato de 15 euros e mais 10 euros em janeiro. Aumento resultado de entendimento com sindicatos.
Compras

Vendas em saldo. Novas regras em vigor em outubro

Segundo o diploma, a venda em saldos pode realizar-se em qualquer período do ano, desde que não ultrapasse, no seu conjunto, a duração de 124 dias por ano.
Salários

2020. CGTP reivindica aumento salarial de 90 euros

Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP, alertou que "se nós não valorizarmos os profissionais que cá temos, a tendência é para que eles possam amanhã sair do país para o estrangeiro".
CGTP

CGTP quer aumentos e reivindica 850 euros

As reivindicações da CGTP para o próximo ano vão ser aprovadas esta quarta-feira pelo Conselho Nacional. Intersindical vai reivindicar o valor de 850 euros para o salário mínimo nacional.
Bloco de Esquerda

BE quer salário mínimo de 650 euros já em 2020

Catarina Martins diz que "não é aceitável" que alguém que trabalhe a tempo inteiro não consiga "sair da pobreza". Bloco quer assim 650 euros no setor privado e no setor público "já em 2020".
Greve

Registos. Funcionários fazem greve de 24 horas

Trabalhadores dos registos realizam greve de 24 horas, dando seguimento às paralisações iniciada em julho e que irão até o fim deste mês, em defesa de remunerações, promoções e abertura de concursos.
Igualdade de Género

Campanha promove igualdade salarial entre géneros

Rádio, televisão e imprensa online são alguns dos meios que vão divulgar a campanha "Eu mereço igual", que visa efetivar o princípio de “salário igual para trabalho igual ou de igual valor”.
Sindicatos

Sindicato XXI e PSA/Laborsines conseguem acordo

183
Acordo vai permitir aumento salarial médio de 7% mais valor da inflação e manter 20 colaboradores cujo contrato não iria ser renovado no final deste mês.
Greve

Registos. Trabalhadores iniciam nova greve 

O SNR faz nova greve nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 de setembro em defesa de um sistema remuneratório, progressão e promoções na carreira e abertura de novos concursos internos e externos.
Venezuela

Venezuela. Salário mínimo mensal é de 2,46 euros

2494
Na Venezuela, o salário mínimo mensal é de 40 mil bolívares soberanos, o equivalente a 2,46 euros. Morador revela que um quilograma de fiambre custa dois salários mensais.
Salários

Remuneração bruta mensal do trabalhador subiu 3,4%

A remuneração bruta mensal média por trabalhador registou um acréscimo homólogo de 3,4%, passando de 1.141 euros em junho de 2018 para 1.180 euros em junho de 2019.
Emprego

Salário médio é de 911 euros. Maioria recebe menos

220
O rendimento mensal médio líquido dos trabalhadores por conta de outrem atingiu 911 euros no segundo trimestre, o valor mais alto desde pelo menos 2011, mas a maioria recebe abaixo da média.
Salários

Rendimento das famílias sobe na zona euro e UE

Segundo a Eurostat, o rendimento real das famílias aumentou na zona euro e na União Europeia. O consumo subiu até aos 28.
Trabalhadores

Salário mínimo? Ponderação e ambição, diz ministro

Vieira da Silva diz que que o valor do salário mínimo nacional deve continuar a aumentar “com cautela, com ponderação, mas também com ambição”. 755,9 mil pessoas receberam esta remuneração em abril.
PCP

Distribuição de rendimentos "é injusta", diz PCP

Jerónimo de Sousa diz que "os salários são baixos e a precariedade (no emprego) é elevada". Acusou também o PS de se encostar "ao PSD e ao CDS".
PSD

PSD diz ter margem para atualização de salários

O PSD disse que utilizará o excedente de 800 milhões de euros para valorização remuneratória de funcionários públicos. Foi assegurado que "pelo menos" serão possíveis aumentos à taxa de inflação.
Salário Mínimo Nacional

CGTP considera possível aumento do salário mínimo

100
Tendo em conta a riqueza produzida anualmente pelos trabalhadores e o valor médio das remunerações, existe "um potencial de aumento de 1.344 euros por mês por trabalhador", afirmou a Intersindical.
Salários

Inspeção encontra mais 60% de salários em atraso

580
Foram detetados 11,7 milhões de euros de salários por pagar em 2017 e 3,7 milhões de dívidas referentes à Segurança Social.
Estado da Nação

Governo de Costa criou 350 mil postos de trabalho?

198
O primeiro-ministro disse no debate do Estado da Nação que desde o início da legislatura foram criados 350 mil postos de trabalho. Mas os dados do INE indicam que o valor é mais baixo.
Salários

1,3 milhões de pessoas com salário até 1000 euros

1271
Dados do Ministério do Trabalho mostram que no final de 2017 quase dois terços dos cerca de 2,1 milhões de trabalhadores por conta de outrem em Portugal recebem menos de mil euros por mês.
Sindicatos

Suécia vence Inglaterra recusaram aumento salarial

A Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR), que representa 280 empresas do setor, revelou que a estrutura sindical recusou a proposta do "maior aumento salarial do século".
Emprego

O que influencia o salário dum profissional de TI?

Quando estou envolvido em discussões sobre salários, tento sempre avaliar estas questões: “Diz-me onde andas (Localização/Empresa), diz-me com quem andas (Tecnologia/Mercado), dir-te-ei o que ganhas”.
Salários

Em Lisboa ganha-se mais 450 euros do que média

601
A contar com subsídios e prémios de produtividade, em Lisboa a média salarial é 450 euros superior à média nacional. Doze dos 24 concelhos mais bem pagos ficam em Lisboa. Os piores ficam no norte.
Bloco de Esquerda

BE quer salário mínimo igual no público e privado

540
O BE quer corrigir a desigualdade provocada pela subida do salário mínimo apenas para os trabalhadores do setor público. Não adianta valor mas olha "com atenção" para os 850 euros propostos pela CGTP.
Salários

Custo da mão-de-obra sobe na zona euro e UE

Os custos horários da mão-de-obra subiram 2,4% na zona euro e 2,6% na UE no primeiro trimestre do ano, face ao mesmo período de 2018. Em Portugal, os custos subiram 1,0%.
Catarina Martins

BE: "Salários em Portugal são baixos demais"

304
Catarina Martins recorda os salários baixos, no setor público e no privado, e deixa um apelo ao PS para que aprove legislação que permita "valorização salarial".
Salário Mínimo Nacional

Menos de 20% com salário mínimo no fim de 2018

A percentagem de trabalhadores a receber o salário mínimo ficou abaixo dos 20% em 2018. O salário mínimo está em crescimento há três anos. Em 2018, era de 580 euros e este ano subiu para 600.
Salário Mínimo Nacional

UE. Salário mínimo de Portugal é dos mais baixos

1117
Portugal teve um aumento de 3,5%, fazendo parte do subgrupo com menores aumentos. O salário mínimo de Portugal fica atrás dos valores registados em Espanha e na Grécia.
Salários

Juízes podem ganhar mais do que primeiro-ministro

153
A proposta do CDS-PP sobre a remuneração dos juízes ter como teto o salário do Presidente da República acabou por vingar, com os votos do PS e do PCP, tendo o PSD e o BE votado contra.
Emprego

Quase 50% das horas extra não foram pagas em 2018

A totalidade das horas extraordinárias não pagas em 2018 correspondem a 49,4% do total trabalho suplementar realizado, tendo ficado por pagar aos trabalhadores cerca de 820 milhões de euros.
Salários

Salários negociados na contratação coletiva sobem 

Segundo o relatório anual do CRL, o aumento médio real dos salários (descontando a inflação) acordado na negociação coletiva no ano passado foi de 2%, após ter atingido 1,8% em 2017 e 0,6% em 2016.
Parlamento Europeu

Deputados criticam salários do Parlamento Europeu 

1069
O salário base de um eurodeputado é de 8.757,70 euros brutos. Miguel Viegas, eurodeputado comunista, e Marisa Matias criticam o valor visto que "o salário mínimo em Portugal é de 600 euros".
Salários

Salário médio líquido nacional passou os 900 euros

1171
Instituto Nacional de Estatística dá conta de que a média do salários subiu. Também os escalões mais baixos perderam trabalhadores, números influenciados pelo salário mínimo.
Salários

Um salário mínimo motivante

A contraposição socialista entre empregador e empregado é fundamentalmente errada: quanto mais feliz o empregado estiver com o seu trabalho, mais e melhor produz.
Desigualdade

“O triunfo dos porcos”

265
Enquanto muitos trabalhadores do setor privado reentraram no mercado de trabalho com salários mais baixos, o valor dos ganhos médios mensais brutos no sector público passou de 1.600 para 1.721 euros.
Parlamento Europeu

Eurodeputados ganham até 1,2 milhões em 5 anos

3234
O salário base mensal dos eurodeputados é de 6.824,85 euros mas chegam a receber 250 mil euros por ano, o que corresponde a um total de 1,2 milhões de euros durante os cinco anos de mandato.
A página está a demorar muito tempo.