457kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Salários

Função Pública

Subir salários de entrada custa 37,5 milhões

Sindicatos dizem que subida proposta pelo Governo vai ser "absorvida" pela retenção na fonte de IRS. Este ano, aumento chega a 17 mil assistentes técnicos e custa 14 milhões de euros brutos.
Moçambique

Tabela Salarial Única aprovada para o Estado

O Conselho de Ministros de Moçambique aprovou o pagamento dos salários ao Estado conforme a Tabela Salarial Única. Até agora o chefe de Estado ganhava cerca de três mil euros mensais.
Boa moeda, má moeda

Salários na banca muito aquém da inflação

O BCP fechou acordo com três sindicatos para aumentos salariais de 0,5% em 2021 (rectoactivos) e de 1,1% este ano. Valores muito abaixo da inflação, o que levará a perda de poder de compra.
Salários

Trabalhadores do têxtil manifestam-se em Famalicão

A FESETE diz que a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal forçou "a caducidade dos contratos coletivos de trabalho" o que resultou na supressão ou mesmo eliminação dos direitos laborais.
E o vencedor é...

OE atrasado para um país que tem ficado para trás

OE entra em vigor quase em julho, o espelho da apatia das lideranças políticas. Pilotos da TAP e a decisão sensata de não fazer greve e um problema, esse sim, perfeitamente descentralizado: a seca.
Madeira

Madeira. Sindicatos exigem aumento de 90 euros

A União dos Sindicatos da Madeira defende o aumento dos salários para todos os trabalhadores na sequência do aumento do custo de vida. Na moção entregue, existem outras reivindicações.
Boa moeda, má moeda

Inflação sobe, poupança cai

No primeiro trimestre a poupança dos portugueses caiu para 8,3% do rendimento disponível. O aumento de preços reduz a margem de manobra das famílias.
Salários

Rendimento de médicos cai nos últimos 10 anos

Segundo o balanço da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público, salários de médicos regista queda de 1,85%, enquanto deputados e magistrados têm um acréscimo de 23,7% e 31%, respetivamente.
Noticiário

6h. Deputados recebem mais, médicos menos

Médicos e investigadores são os únicos da função pública a perder rendimentos desde 2012. Ainda neste jornal, o metro de Lisboa está encerrado durante o dia de hoje devido à greve dos trabalhadores.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

O que se quer com o aumento dos salários?

Ter como referência o peso dos salários no PIB revela a tradicional preocupação com a redistribuição do bolo, independentemente do seu tamanho.
Salários

A primeira incongruência da maioria absoluta do PS

Não parece razoável um aumento de salários na função pública de 0,9%, tendo por referência a taxa de inflacção de 2021 que se situou em 1%, ignorando a taxa actual e a previsão de novas subidas.
Salário Mínimo Nacional

Salários mínimos na UE. Ministra saúda acordo

A ministra do Trabalho saudou acordo em torno de uma lei sobre salários mínimos adequados na União Europeia, considerando "histórico" o processo que contou com "grande empenho" de Portugal.
Serviço Nacional de Saúde

Mind the gap salarial entre Portugal e Inglaterra

Os ingleses ganham para aí duas vezes e meia mais que nós porque Boris Johnson exigiu às empresas um aumento do salário médio de 50%. Não se limitou a apelar a um aumento de 20%, como António Costa.
Transportes

Trabalhadores da Atlantic Ferries aceitam aumentos

Trabalhadores da Atlantic Ferries aceitaram aumentos salariais na casa dos 3,5%, após terem proposto subida em 7% e, posteriormente, terem reduzido para 5%. As greves foram canceladas.
E o vencedor é...

Portugal, o país das instituições de papel

Mecanismo anticorrupção entrou em vigor mas autoridade fiscalizadora não existe. Faltam pessoas no Banco de Fomento e psicólogos no SNS. O espelho da "degradação e incompetência" que há no nosso país.
Música

Orquestra do Norte com salários em atraso

Os 34 músicos da Orquestra do Norte, com sede em Amarante, têm os salários de abril e maio em atraso, disse fonte da entidade gestora.
Boa moeda, má moeda

Salário mínimo fez quase metade dos aumentos 

O salário mínimo foi responsável por 40% do aumento das remunerações médias entre 2006 e 2019.
A História do Dia

É possível um aumento do salário de 20% em 4 anos?

António Costa quer aumentar o peso dos salários no PIB de 45% para 48%, valor médio na UE. Lançámos a pergunta a Luís Aguiar-Conraria, professor de Economia, é possível aumentar salários em 20%?
Salários

Aumentar 20% os salários?

Os salários estão ligados à produtividade do trabalho e à inflação, mas o primeiro-ministro não especificou em qual destas razões pensava quando pediu às empresas para fazerem "um esforço".
Salários

Costa deu sinal para "salários competitivos"

O ministro da Economia adverte para a necessidade de criar riqueza, lembrando que não é possível exigir às empresas aquilo que elas não podem dar em espaços de tempo muito curtos.
Semáforo Político

Aumentar salário médio em 20% é "muito ambicioso"

É a reação do Presidente do Conselho Económico e Social ao apelo do primeiro-ministro. Francisco Assis garante, no entanto, que este aumento não é para o bolso de todos os empresários.
Contra-Corrente

Aumentos de 20%? Que tal fazer o trabalho de casa?

António Costa veio pedir às empresas aumentos de 20%, mas esqueceu-se que elas também estão em dificuldades ao contrário do Estado, que com a inflação está ter inesperadas receitas record e pouco faz.
E o vencedor é...

Aumentos salariais de 20%? Adorávamos saber como

Apelo "quase ofensivo" de Costa às empresas a roçar o populismo que tantas vezes critica. Queremos aumentos de 20% até 2026, mas e condições para lá chegar? SNS continua a acusar as dores da pandemia.
O Bom, o Mau e o Vilão

Costa acha que a economia funciona com magia

As mudanças na lei dos táxis (que tiram o Estado da frente), Ana Catarina Mendes (que não entende Cavaco Silva) e António Costa (que acha fácil aumentar os salários) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Rádio Observador

Aumentos de 20% em 4 anos? Ligue 910024185 

António Costa diz que Portugal deve fazer um um esforço coletivo para aumentar os salários em 20% nos próximos 4 anos. Como? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente a partir das 10h10.
Resposta Pronta

Salários. "Empresas estão a fazer o seu caminho"

Depois de António Costa pedir às empresas um esforço coletivo, presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, avisa: aumento de salários deve ser acompanhado de política fiscal.
Noticiário

19h. Salários. BE critica novo discurso de Costa

Catarina Martins aponta dedo ao primeiro-ministro por pedir a empresas aumentarem 20% os salários, quando no OE mantém salários congelados. E, Marcelo prefere "esperar para ver" a lei da eutanásia.
Noticiário

18h. Eutanásia. "PR está acima de braços de ferro"

Marcelo Rebelo de Sousa afirma ser prematuro estar a falar da lei antes da votação na Assembleia da República. E, António Costa quer aumento de 20% dos salários médios em quatro anos.
Noticiário

17h. Está concluída autópsia a João Rendeiro

Autópsia foi pedida pela família. Defesa justificou o pedido com o facto de, segundo a jurista, existirem indícios da prática de crime. E, António Costa quer aumento de 20% do salário médio.
Salários

Costa pede a empresas esforço para subir salários

O primeiro-ministro, que falava perante uma plateia de jovens, no Algarve, advertiu as empresas de que, se querem ser competitivas, têm de o ser, também, no momento da contratação.
Explicador

Lei laboral. "Estão ausentes as questões de fundo"

Isabel Camarinha, líder da CGTP, diz que a contratação coletiva, os horários de trabalho e a precariedade deviam ter sido incluídas. Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP, critica o timing da medida.
Boa moeda, má moeda

Contas para a semana de quatro dias

Troca 20% do salário pelo terceiro dia de folga na semana? É boa ideia concentrar as mesmas horas de trabalho semanais em quatro dias?  Vamos ter que fazer muitas contas.
Salário Mínimo Nacional

As Jóias da Coroa

O pobre é o melhor trabalhador, mas o menos reconhecido. É enganado por sindicatos e explorado por patrões. No final, é considerado substituível por gestores que se acham insubstituíveis.
PCP

PCP quer SMN de 800 euros já em julho

O PCP exigiu o aumento extraordinário do salário mínimo para 800 euros já em julho e de todas as pensões no mínimo em 20 euros para contrariar o "empobrecimento acelerado" da população.
TAP

TAP. Sindicatos reúnem com Governo e administração

Os sindicatos de trabalhadores da TAP vão ser recebidos no Ministério das Infraestruturas e denunciam a existência de um "processo de reestruturação completamente desajustado da realidade".
Conselho Económico E Social

Francisco Assis defende políticas de natalidade

Francisco Assis defendeu que "o abono de família deve ser para todas as pessoas" tal como o aumento do salário médio, como medidas de natalidade universais.
Salários

CGTP e UGT querem valorizar salários

Para a CGTP "continuam a faltar soluções para responder aos problemas dos trabalhadores e do país". A UGT diz não ver otimismo por parte do Governo sobre a contratação precária de trabalhadores.
OCDE

OCDE. Portugueses recebem 72% do salário bruto

A média de salários dos 38 países da OCDE regista-se nos 75,4%, estando Portugal abaixo desse valor ocupando assim a 12º posição do ranking. Na generalidade, Portugal está abaixo da média dos países.
Resposta Pronta

"Situação desesperante nas pensões mais baixas"

Foi aprovada atualização extraordinária para pensões até 1108 euros, mas para Maria do Rosário Gama, presidente da Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados, este valor é uma "desilusão".
Contra-Corrente

Greve aqui, greve acolá, pior fica quem cá está

Mais uma semana com muitas greves no setor dos transportes até porque o PCP necessita de fazer prova de vida e tem, desta vez, bons argumentos: a inflação ajuda as contas públicas mas come os salários
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.