Quarenta e três por cento dos portugueses admitem fazer hoje mais compras online por impulso do que há dois anos, sendo esta tendência “ainda mais pronunciada” entre os adolescentes e jovens adultos, segundo um estudo divulgado esta sexta-feira pela Intrum.
Na data em que se celebra o Dia das Compras na Net, numa iniciativa da Associação da Economia Digital (ACEPI), a Intrum dá conta que o seu mais recente “European Consumer Payment Report” (ECPR), a divulgar na íntegra em novembro, aponta que “as redes sociais e a conveniência das compras online podem estar a contribuir para o aumento das compras impulsivas“.
“Por exemplo, 40% dos portugueses que participaram no ECPR revelam que fizeram compras por impulso após terem visto anúncios de produtos ou serviços nas redes sociais”, destaca.
As conclusões divulgadas esta sexta-feira indicam que 43% dos portugueses admitem fazer atualmente mais compras online por impulso do que há dois anos, sendo esta tendência “ainda mais pronunciada entre adolescentes e jovens adultos, especialmente os da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2010)”, com 62% dos inquiridos desta faixa etária a afirmarem que atualmente compram mais produtos e serviços online do que em 2022.
Já entre os Millennials (nascidos entre 1981 e 1996), 48% também afirmaram que agora fazem mais compras online do que há dois anos.
Ainda assim, o estudo destaca que os portugueses “são bastante conscientes ao fazer compras na internet”, com apenas 28% dos inquiridos a concordar que a conveniência das compras online ou nas redes sociais os leva frequentemente a gastar mais dinheiro do que o que podem pagar e 61% a considerar que essa facilidade não é um fator que os leve ao endividamento.
Embora a política de devoluções das compras online permita ao consumidor a devolução do produto, caso não corresponda às expectativas ou apresente problemas, o trabalho conclui que, quando compram na internet, os portugueses não têm intenção de devolver os artigos adquiridos: 73% dos portugueses recusaram ter intenção de devolver pelo menos um produto ao comprar várias opções e apenas 16% admitiram considerar essa hipótese.
A Intrum publica anualmente, desde 2013, o “European Consumer Payment Report” para avaliar a vida quotidiana dos consumidores europeus, os seus hábitos de consumo e a forma com gerem os seus orçamentos domésticos.
O relatório anual baseia-se num inquérito externo realizado simultaneamente em 20 países na Europa, incluindo Portugal, com um total de 20.000 consumidores a participarem nesta edição de 2024. Este ano, o inquérito foi realizado entre os meses de julho e setembro.