A reação do jogador dizia muito, a saída de maca para os balneários acrescentava o resto e os piores receios de quem assistiu a tudo acabaram mesmo por confirmar-se: Nuno Santos sofreu uma rotura do tendão rotuliano do joelho direito num lance perto do intervalo na deslocação do Sporting a Famalicão, vai ser operado nos próximos dias e irá perder o resto da temporada desportiva de 2024/25, num tempo de paragem fora da competição que nunca será inferior a seis meses (abril/maio) e que pode ir aos nove meses.

Francisco, um jogador que sabe fazer a sua seleção (a crónica do Famalicão-Sporting)

O ala esquerdo de 29 anos levava dez jogos entre Campeonato, Taça de Portugal e Liga dos Campeões (sete como titular), tendo marcado um golo na Áustria frente ao Sturm Graz e feito uma assistência. Esta época, o jogador já tinha falhado os encontros iniciais dos leões depois de uma lesão na partida de preparação com o Sevilha no Algarve. Aí, com um problema no joelho esquerdo, ainda se temeu o pior mas os exames realizados já em Lisboa depois desse jogo confirmaram um problema sem tanta gravidade para o jogador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A má notícia acabou por tornar-se numa “boa” notícia: Nuno Santos falha Supertaça mas não tem lesão grave no joelho

Contratado ao Rio Ave em 2020, naquela que foi uma das primeiras aquisições da era Rúben Amorim no Sporting, Nuno Santos fez oito golos e dez assistências em 37 jogos em 2020/21 e foi sempre um indiscutível, acabando as últimas três temporadas com 49/50 encontros realizados pelo conjunto verde e branco. Agora surge a terceira lesão grave na carreira, depois das longas paragens em 2015/16 pelo Benfica (onde se sagrou campeão, tendo feito um jogo na equipa A no início da época) e em 2018/19 pelo Rio Ave.

O desabafo de Nuno Santos: “Quero jogar sempre, já passei muito na vida… Um jogador que não queira ser titular, não pode ser jogador”

“Parece-nos que é grave e é a má notícia do jogo. Parece que vai demorar, não me quero alongar muito. Foi feio. É alguém que já passou por duas roturas, estaremos cá para ajudar. O Nuno é muito importante para nós, amanhã [domingo] vamos saber mais ou menos o que tem e a partir daí vai esquecer o resto e focar-se na recuperação”, tinha comentado Rúben Amorim no final do encontro do Sporting em Famalicão, que terminou com o nono triunfo leonino no Campeonato noutros tantos jogos realizados.

Depois de ter sido conhecida a notícia, não demorou também surgir uma forte onda de apoio a Nuno Santos, do clube aos companheiros, passando pelo próprio Famalicão. “Força, Nuno. A família sportinguista está contigo”, escreveram os leões nas suas redes sociais, numa mensagem que foi partilhada por vários jogadores como Pedro Gonçalves, Gonçalo Inácio, Kovacevic e St. Juste, entre outros. “Nunca desistas, Nuno”, escreveu o capitão Hjulmand no Instagram. “O Futebol Clube de Famalicão manifesta os votos de uma rápida recuperação para o jogador Nuno Santos”, comentou o clube minhoto que defrontou os leões no sábado.