Os norte-americanos, uma nação com 340 milhões de habitantes, consumiram em 2023 cerca de 15,5 milhões de veículos novos, dos quais pouco mais de 1 milhão são veículos eléctricos. Mas a realidade é que enquanto as vendas de veículos com motores a combustão se têm mantido estáveis, as unidades comercializadas de modelos eléctricos crescem a um ritmo muito superior, apesar das dificuldades conhecidas. Só entre 2020 e 2023, as vendas de eléctricos quintuplicaram, subindo de cerca de 230 mil unidades para 1,077 milhões, pelo que se os números estão aquém das expectativas, confirma-se o potencial de crescimento.
No 3.º trimestre de 2024, não houve propriamente surpresas em relação ao modelo que liderou as vendas de automóveis a bateria, com o Model Y a vender de Julho a Setembro 86.801 unidades, menos 9,1% do que no período homólogo de 2023. Ainda assim, garantindo um share de 25,1% e com um volume 6,6 vezes superior ao primeiro modelo do ranking sem o Tesla e que surge apenas na 4.ª posição. Atrás do Model Y surge o Model 3, com 58.423 unidades, mais 9,7% do que no ano anterior e 16,9% de quota.
A maior surpresa neste ranking de vendas de eléctricos surge no final do top 3, lugar que foi conquistado por outro modelo da Tesla, no caso a pickup Cybertruck, que transaccionou 16.692 unidades, o que lhe garantiu 3,9% de share. De recordar que a Cybertruck está longe de figurar entre os modelos mais acessíveis do mercado, sobretudo nesta fase em que apenas estão a ser entregues a clientes as versões de lançamento mais equipadas e dispendiosas, tendo a pickup da Tesla conseguido ultrapassar a concorrente da Ford, a F-150 Lightning, que comercializou somente 7162 veículos.
A Tesla deteve assim 45,9% das vendas de eléctricos nos EUA, deixando dois modelos nossos conhecidos, por se comercializarem igualmente na Europa, na 4.ª e 6.ª posições, respectivamente o Ford Mustang Mach-E, com 13.392 unidades, e o Hyundai Ioniq 5, com 11.590, ficando o Honda Prologue em 5.º, com 12.644 unidades. Para encontrarmos mais modelos igualmente propostos na Europa é forçoso baixar até à 12.ª posição, onde está o Kia EV9 (6299 unidades), à frente do BMW i4 (6063 unidades), concorrente do Model 3.
Continuando a analisar a lista dos 59 eléctricos mais vendidos nos EUA durante o 3.º trimestre, e mencionando apenas os modelos comercializados na Europa, e pela ordem, surge ainda a Nissan, Volkswagen, Toyota, Mercedes, Audi, Lexus, Polestar, Porsche, Jaguar, Mini, Volvo, Fiat e Mazda. Porém, não é possível encontrar nesta lista elaborada pelo Kelly Blue Book qualquer referência a um construtor chinês, que nos EUA passaram a ter de juntar um penalizador imposto de 100% — destinado a mitigar as ajudas do Estado chinês aos construtores locais — ao já existente de 10%.