A vitória do candidato republicano, Donald Trump, nas eleições presidenciais de terça-feira nos Estados Unidos, fez história em vários aspetos, embora a derrota da vice-presidente, Kamala Harris, tenha impedido outras estreias: seria a primeira mulher negra e sul-asiática Presidente.
Foi condenado por crimes graves
Já era o primeiro ex-Presidente dos EUA a ser considerado culpado por um crime federal em tribunal. Agora, depois de ser eleito novamente Presidente, Donald Trump passa a ser o o primeiro chefe de Estado norte-americano com cadastro, após a decisão do tribunal de Nova Iorque sobre o caso Stormy Daniels ter transitado em julgado.
A decisão de condenação foi anunciada em maio. O antigo chefe de Estado estava acusado de 34 crimes, a grande maioria relacionados com falsificação de documentos para ocultar o pagamento. Foi considerado culpado de todos eles pelo júri do caso.
Em causa estava a acusação principal de que Trump teria usado dinheiro da sua empresa para pagar à atriz porno Stormy Daniels, em troca de esta se manter em silêncio sobre a relação que manteve com o milionário. A defesa de Trump alegava que o ex-Presidente queria proteger o casamento, enquanto a acusação afirmava que o objetivo era o de evitar que o caso fosse tornado público para não prejudicar Trump na campanha à presidência de 2016.
Na altura, em declarações aos jornalistas à saída do tribunal, o republicano tinha considerado que “o verdadeiro veredito” seria conhecido a 5 de novembro e que seria “dado pelo povo” e não por um órgão judicial ao qual não reconheceu legitimidade. Referia-se à data da eleição presidencial que venceu esta terça-feira.
O julgamento à partida já seria histórico por ser a primeira vez que um ex-Presidente norte-americano era julgado num tribunal penal. Donald Trump torna-se, assim, o primeiro Presidente a sentar-se na Sala Oval com a sombra de um condenação efetiva por um crime federal.
É o mais velho a ser eleito
Aos 78 anos, Trump é a pessoa mais velha a ser eleita para a Presidência dos Estados Unidos da América (EUA). Quando tomar posse, a 20 de janeiro de 2025, será alguns meses mais velho do que o seu antecessor, o democrata Joe Biden, quando tomou posse, em 2020. O companheiro de ticket de Trump, JD Vance, de 40 anos, será o terceiro vice-presidente mais jovem.
É o segundo a ganhar dois mandatos não-consecutivos
Vários presidentes norte-americanos cumpriram mais de um mandato, e Trump juntar-se-á agora a esse grupo. Ele foi o 45.º Presidente e será, em 2025, o 47.º. Mas apenas outro titular do cargo o fez da mesma forma que Trump, com um intervalo entre mandatos: Grover Cleveland, que foi o 22.º Presidente do país, após as eleições de 1884, e o 24.º, após o escrutínio de 1892.
Foi alvo de um processo de impugnação de mandato (duas vezes)
Trump é já o único Presidente na história dos Estados Unidos a enfrentar um processo de impugnação duas vezes enquanto estava no cargo. Em ambos os casos, foi absolvido pelo Senado de todas as acusações.