Um relógio de bolso de ouro oferecido ao capitão de um navio que recolheu os náufragos do Titanic atingiu um valor recorde num leilão: 1,56 milhões de libras, o equivalente a 1,87 milhões de euros à atual conversão.
O capitão Arthur Rostron e a sua tripulação foram responsáveis pelo salvamento de 700 pessoas. O britânico, que morreu em 1940, comandava o navio de passageiros RMS Carpathia no dia do desastre, a 15 de abril de 1912, quando o Titanic naufragou após embater num iceberg durante a viagem inaugural.
O capitão do RMS Carpathia, que viajava para Nova Iorque vindo do Mar Mediterrâneo, ouviu os pedidos de ajuda via rádio. Alterou a rota do navio, navegado por icebergues para tentar ajudar. No entanto, quando o navio chegou ao local o Titanic já tinha afundado. Conseguiu recolher os passageiros e a tripulação que estavam à deriva no oceano em 20 botes salva-vidas.
Icónica porta do filme “Titanic” vendida em leilão por mais de 663 mil euros
Pelo feito, três mulheres que ficaram viúvas no desastre ofereceram ao capitão um relógio de bolso da Tiffany & Co, com ouro de 18 quilates. Passados mais de cem anos, o relógio foi agora a leilão, pelas mãos da leiloeira Henry Aldrige and Son, especializada em peças do Titanic.
Segundo a Associated Press, a leiloeira conseguiu arrecadar o valor recorde com a licitação de um colecionador privado dos EUA, num leilão este sábado. O preço inclui já impostos e outras taxas a cargo do comprador.
O relógio tem uma mensagem de agradecimento gravada. “Oferecido ao capitão Rostron com a sincera gratidão e apreço de três sobreviventes do Titanic, 15 de abril de 1912.” A mensagem é assinada pelas viúvas de John B. Thayer, John Jacob Astor e George D. Widener — três homens da classe alta que morreram no naufrágio.
John Jacob Astor era considerado o homem mais rico a bordo do Titanic. Quando o seu corpo foi encontrado, sete dias após o naufrágio, tinha um relógio de bolso em ouro de 14 quilates. O relógio foi leiloado pela Henry Aldrige and Son em abril, por 1,17 milhões de libras, cerca de 1,4 milhões de euros — era a peça que detinha o anterior recorde de licitação de artigo de memorabilia do Titanic.
Relógio do homem mais rico do Titanic vai a leilão este sábado