Um antigo Presidente alvo de impeachment, cujos apoiantes invadiram à força o Capitólio e que foi desde então derrotado nas urnas para a reeleição e condenado por um crime federal. Donald Trump não parecia, à partida, o candidato mais provável de alcançar a vitória numas novas presidenciais. E, no entanto, voltou a tentar chegar à Casa Branca e conseguiu. Não foi sequer pela margem mínima: aumentou o número de votos face a 2020, até em locais insuspeitos como Manhattan e junto de eleitorado tradicionalmente democrata como os latinos.

O que explica esta capacidade de romper com os padrões e comportamentos habituais na política norte-americana? O que motivou os eleitores a preferi-lo face a Kamala Harris? E o que devemos esperar da sua nova administração?

Estas e outras perguntas serão abordadas na próxima edição do Off the Record do Observador, com a editora de Internacional, Cátia Bruno, que esteve em reportagem pelos Estados Unidos com Diogo Ventura nas últimas semanas da campanha eleitoral norte-americana — e que irá, como habitualmente, contar as histórias por trás da história e responder a perguntas dos leitores.

A conversa é aberta a todos os assinantes do Observador e terá lugar no próximo dia 25 de novembro, às 18h30.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR