O Partido Socialista vai candidatar o atual presidente da Federação Regional do Oeste (FRO) e da Assembleia Municipal da Lourinhã, Brian Silva, à Câmara da Lourinhã nas próximas eleições autárquicas, anunciou esta sexta-feira a comissão política concelhia.
“A Comissão Política do PS Lourinhã ratificou a votação dos militantes do partido, tendo designado Brian Silva como candidato do Partido Socialista às próximas eleições autárquicas 2025 na Lourinhã”, lê-se numa nota de imprensa.
No domingo, a concelhia realizou uma assembleia geral de militantes, submetendo os nomes de Brian Silva e dos vereadores João Serra e António Alberto Santos à votação para cabeça-de-lista à câmara, tendo o primeiro sido o mais votado.
“Era uma vontade minha, mas não sabia se o partido assim o considerava por haver outros possíveis candidatos. Mas tenho vindo a trabalhar em proximidade e com responsabilidade e a dedicar à causa pública”, afirmou à agência Lusa Brian Silva.
Além de presidente da Assembleia Municipal da Lourinhã, o cabeça-de-lista desempenhou funções de vereador em regime de substituição entre 2017 e 2021, “o que lhe permitiu acompanhar de perto todo o trabalho do executivo, bem como as exigências e a responsabilidade que cada ação programada exige”, refere a comissão concelhia.
A concorrer para “ganhar a câmara”, num município onde o PS sempre ganhou as eleições autárquicas, Brian Silva disse que “tem muito para dar e trabalhar pelo concelho”, no distrito de Lisboa.
Se for eleito, terá como prioridades do mandato a revisão do Plano Diretor Municipal, para “colmatar todas as necessidades indispensáveis ao desenvolvimento do concelho”, a construção de uma via rodoviária variante à Lourinhã, a construção de habitação a custos controlados e o apoio às instituições sociais para o aumento de vagas nas creches do concelho.
“Quero dar continuidade às políticas do PS, mas com uma outra visão para o concelho, dando destaque à fixação de famílias e à atração de empresas”, referiu.
A candidatura vai ser ainda analisada pela comissão política da FRO e pela comissão política nacional, que “deverão respeitar a decisão da concelhia”.
Brian Silva tem 37 anos, é licenciado em Engenharia Civil e reside e trabalha no concelho, sendo gerente de uma empresa familiar nas áreas da Construção Civil, Imobiliário e Serviço de Certificação Energética.
Além de presidente da Federação Regional do Oeste do PS, é líder de bancada do PS e presidente da Comissão de Mobilidade e Transportes da Assembleia Intermunicipal do Oeste.
É o segundo candidato à presidência da Câmara da Lourinhã a surgir, depois de Orlando Carvalho, pelo PSD.
O município é presidido desde 2013 por João Duarte Carvalho (PS), que não se pode recandidatar dada a lei da limitação de mandatos.
Nas eleições autárquicas de 2021, o PS elegeu quatro elementos, enquanto o PSD coligado com o CDS-PP ficou com três mandatos.