A Câmara de Penamacor iniciou o procedimento para a requalificação da Estrada Municipal (EM) 233, que liga aquela vila à zona conhecida como Bombas das Águas, num investimento de quase 2,4 milhões de euros.

“O que pretendemos é fazer uma intervenção global sobre uma extensão de quase sete quilómetros, na sua plenitude. O troço está bastante degradado e pode começar a pôr em perigo a segurança de quem lá transita”, disse, em declarações à agência Lusa, o presidente do município, António Beites.

O autarca de Penamacor, no distrito de Castelo Branco, lembrou que a via era uma Estrada Nacional, há alguns anos desclassificada, e faz a ligação a Pedrógão de São Pedro.

António Beites disse esperar que a intervenção, com um prazo de execução de 540 dias e a entrega de propostas até 24 de dezembro, possa estar no terreno no primeiro semestre de 2025 e terminada nesse mesmo ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A nossa pretensão é que durante o ano de 2025 seja executada e concluída”, apontou o autarca.

Segundo o presidente da Câmara de Penamacor, o investimento vai ser integralmente suportado pelo município, o que representa um esforço, mas “existe tesouraria para o fazer”.

“Apesar de não haver financiamento para este tipo de infraestrutura, o financiamento vai ser totalmente assumido pela tesouraria da Câmara de Penamacor. Entendemos que é uma questão estrutural para garantir as condições de circulação naquela via, sem problemas para quem lá transita”, acentuou António Beites à Lusa.