A temporada foi praticamente de sonho. Depois de ter revalidado o título de campeão do mundo de contrarrelógio, conquistado o ouro olímpicos na mesma especialidade e na prova de fundo e de ter terminado em terceiro, com direito a camisola da juventude, a sua primeira Volta a França, os últimos meses do ano serviriam para descomprimir e começar a olhar para 2025. Para Remco Evenepoel nunca é tempo de descanso. Mais de quatro anos depois de ter caído de uma ponte na Lombardia e oito meses depois de uma queda no País Basco que lhe podia ter custado a temporada, o belga voltou a ser apanhado pelas lesões… e pelas quedas.
Durante a manhã desta terça-feira, Remco Evenepoel realizava, como faz diariamente, mais uma sessão de treino no seu país, em Kerkplein. Contudo, o ciclista da Soudal Quick-Step colidiu com a porta de uma carrinha do serviço de correios belga, que foi subitamente aberta pela carteira, e teve transportado para o Hospital Erasmus, em Anderlecht, com dores no ombro. Segundo o Nieuwsblad, Remco estava consciente depois do acidente, embora tenha sido visto a tremer e enrolado num cobertor.
Noooooo ????
Remco Evenepoel unfortunately has had an accident during his training ride, HLN reports a collision with a postal vehicle. He has been taken to hospital.
????: Nieuwsblad pic.twitter.com/KaE95UsmlC
— Lukáš Ronald Lukács (@lucasaganronald) December 3, 2024
Já durante a tarde desta terça-feira, a Soudal Quick-Step comunicou que “Remco Evenepoel foi levado para o hospital, onde reveladou que sofreu fraturas na costela, na omoplata direita e na mão direita”. “Remco foi levado para o Hospital Erasmus em Anderlecht logo após o acidente, onde foi inicialmente avaliado. Agora viajará para o hospital em Herentals, onde, juntamente com a equipa médica da Soudal Quick-Step, os seus ferimentos serão avaliados mais detalhadamente e o caminho para a recuperação será decidido”, escreveu a equipa.
We have an update on @EvenepoelRemco, who was involved in an incident while training on Tuesday.
Read more about it and join us in wishing him a speedy recovery: https://t.co/9NMwMyOGWl
Photo: @GettySport pic.twitter.com/Dv5ycKFJYZ
— Soudal Quick-Step Pro Cycling Team (@soudalquickstep) December 3, 2024
“Foi levado para o Hospital Erasmus em Anderlecht sob a supervisão de uma equipa médica. Já nos enviou uma mensagem, portanto esperamos que esteja tudo bem. Pelo que ouvi, ele caiu ao colidir com a porta aberta de uma carrinha do Bpost”, relatou à mesma fonte Patrick Evenepoel, o pai do ciclista de 24 anos. Quando os socorristas chegaram ao local, Evenepoel queixou-se de dores no ombro esquerdo e as primeiras informações apontam para uma fratura da clavícula, embora tenha de realizar mais exames.
“Lamentamos profundamente o que aconteceu e cooperaremos totalmente com a investigação. Não podemos comentar as circunstâncias exatas do acidente. A polícia chegou ao local para fazer as conclusões necessárias e tanto o Bpost como a carteira envolvida cooperarão plenamente na investigação. A carteira em questão está muito chateada. É um incidente muito infeliz e esperamos do fundo dos nossos corações que o grande campeão Remco Evenepoel não sofra nenhuma lesão grave”, partilhou o Bpost.
Ao Nieuwsblad, uma testemunha que tem uma loja junto ao local do acidente, contou que o belga sofreu uma “forte queda” e “ficou deitado no chão algum tempo”. “A porta da carrinha dos correios também estava completamente torcida. A bicicleta dele estava completamente partida. Dobraram-na como se fosse uma cadeira de rodas. Quando fui espreitar, ele estava pálido como a morte e os serviços de emergência deram-se uma Coca-Cola. Oumi, a sua esposa, chegou quase ao mesmo tempo que os serviços de emergência”, contou.
From the Remco Evenepoel crash place, Remco was unable to avoid an opening car door from the postal vehicle and the doctors said it can be broken shoulder and broken wrist.
Thank you my friend Glenn Verlaecke for the info and photo. pic.twitter.com/bwM7bciF5y
— Lukáš Ronald Lukács (@lucasaganronald) December 3, 2024
[Notícia atualizada às 16h30 com o comunicado da Soudal Quick-Step]