Em atualização
Aquilo que deveria ser mais um dia de espectáculo na Volta ao País Basco e no ciclismo em geral tornou-se sobretudo um momento de preocupação e expetativa para perceber o impacto que poderá ter ao longo da época: Jonas Vingegaard, Remco Evenepoel e Primoz Roglic, três dos principais corredores da atualidade, tiveram uma arrepiante queda (no caso do belga com saída de estrada) na quarta etapa e têm ferimentos com alguma gravidade. O incidente que envolveu 12 corredores começou num toque de Natnael Tesfatsion na roda traseira de Remco, que saiu para fora da estrada entrando por uma zona de floresta.
???? CAÍDA EN EL PELOTÓN????
Entre los caídos, Primoz Roglic, Remco Evenepoel, Quinten Hermans y Jonas Vingegaard
???? @bancosabadell
???? MORE INFO ⬇️
???? https://t.co/JABIxm2MWO #Itzulia2024 pic.twitter.com/YnprHUo5Nr
— Itzulia Basque Country (@ehitzulia) April 4, 2024
Drama en la Itzulia. La caída es terrorífica, independientemente de que se lleve a Roglic, Remco y Vingegaard por delante.
Carrera neutralizada por falta de ambulancias e imágenes muy feas. Vingegaard lleva varios minutos de costado sin moverse. Terriblepic.twitter.com/PRM0uySm2Y
— Alberto Marcos Gallego (@albermg) April 4, 2024
Ainda não são conhecidas todas as informações sobre a extensão das lesões de cada um dos corredores, estando cada uma das equipas a avaliar os seus corredores para divulgar depois o respetivo boletim clínico. Roglic, que está a fazer a temporada de estreia na Bora, era o líder da classificação geral da Volta ao País Basco com sete segundos de vantagem sobre Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step) e 14 de Jonas Vingegaard (Team Visma), que estava na quinta posição atrás de Mattias Skjelmose e Juan Ayuso. O dinamarquês e o belga foram dois dos corredores que foram levados para o hospital de ambulância.
ITZULIA IS CURSED! Vingegaard and Roglic crashed and seem badly injured. So, so sad. #Itzulia2024 pic.twitter.com/w5kAbqBLCX
— Mihai Simion (@faustocoppi60) April 4, 2024
Espeluznante caída de Jonas Vingegaard (inmóvil), Primoz Roglic (cojeando) y Remco Evenepoel (brazo inmóvil) en #Itzulia2024 . Terrorífico para tres de los cuatro grandes del ciclismo mundial.pic.twitter.com/MjUlkK6PT0
— Alfonso Hernández (@AlfonsoH) April 4, 2024
Jonas Vingegaard and Remco Evenepoel among the riders being taken to the hospital.
Hoping for the best for everyone involved. #Itzulia2024 pic.twitter.com/M8e1YRv7In
— NBC Sports Cycling (@NBCSCycling) April 4, 2024
Jonas Vingegaard a été hospitalisé après une grave chute qui a également impliqué plusieurs coureurs, notamment Primoz Roglic et Remco Evenepoel, lors de la 4e étape du Tour du Pays Basque #AFP pic.twitter.com/BhbEb1Lm1i
— Agence France-Presse (@afpfr) April 4, 2024
Jay Vine, outro dos nomes fortes desta edição da Volta ao País Basco e companheiro de equipa de João Almeida e Rui Oliveira (que não estão presentes na competição), também foi outro dos corredores afetados. A UAE Team Emirates fez um primeiro comunicado a explicar que o corredor australiano foi levado para o hospital “consciente e a falar”. Jonas Vingegaard e Remco Evenepoel também foram levados, ao passo que Roglic entrou no carro da sua equipa, a Bora, em dificuldades e a coxear. “O Jonas está consciente a fazer exames”, confirmou, pouco depois, a Team Visma.
Mientras Roglic y Remco salieron cojeando por sus propios medios, la situación más complicada parece ser la de Jonas Vingegaard. La carrera ha sido neutralizada por la falta de médicos y ambulancias. Es el peor accidente en años con los 3 máximos favoritos involucrados. pic.twitter.com/P5RDOFwCAZ
— OSCAR RESTREPO (@PROFE_RESTREPO) April 4, 2024
???????? #Itzulia2024
Update on Jonas:
It was a nasty crash, but fortunately he is stable and conscious.
Examinations at the hospital have revealed that he has a broken collarbone and several broken ribs. He remains in hospital as a precaution. Thank you for all your messages. ❤️ pic.twitter.com/dPd2IbpIFP
— Team Visma | Lease a Bike (@vismaleaseabike) April 4, 2024
Mais tarde, a formação neerlandesa avançou com os primeiros resultados em relação ao bicampeão do Tour depois de ter sido levado para o hospital com uma máscara de oxigénio e colar cervical: Jonas Vingegaard fraturou a clavícula e várias costelas, ficando assim internado por precaução. A Team Visma não fez mais nenhuma referência em relação ao possível tempo de paragem mas o dinamarquês tem o Tour em risco.
Quem também fica internado é Jay Vine, que partiu duas vértebras entre outras lesões. “O Jay Vine sofreu uma forte queda hoje [esta quinta-feira] durante a corrida e sofreu fraturas cervicais e duas fraturas do corpo vertebral da coluna torácica. Felizmente, não há envolvimento neurológico, nem outros ferimentos graves ou traumatismo craniano. Jay ficará no hospital para observação neurológica”, explicou a UAE Emirates, citando o médico da equipa Adriano Rotunno.
Já a Soudal Quick-Step revelou que Evenepoel, que vai regressar ao seu país, fraturou a clavícula e a omoplata direita. “O Remco regressará na sexta-feira à Bélgica, onde será operado à clavícula partida e submetido a outros exames no hospital de Herentals”, comunicou a equipa belga.
Jonas Vingegaard suffers multiple fractures in Itzulia Basque Country crash ????
A team statement said: "Fortunately he is stable and conscious. He has a broken collarbone and several broken ribs. He remains in hospital as a precaution."
???? Getty Images pic.twitter.com/cAvr5oCeJ8
— Velon CC (@VelonCC) April 4, 2024
“Nesta corrida há um monte enorme de raízes de árvores por baixo do asfalto que faz com que o percurso seja muito acidentado. À primeira vista não parece mas sem dar-te conta começas a sentir essas irregularidades e se não consegues agarrar bem a bicicleta, é fácil ires pelos ares”, escreveu Mikel Bizkarra, corredor da formação basca da Euskaltel-Euskadi, na sua conta oficial da rede X.
According to SafeCycling, an organisation that manually scrapes crash data and provides organisers with safety solutions and data, Jonas Vingegaard had already warned before the season started about descents at #Itzulia2024.
SafeCycling offered their crash data to the Itzulia…
— Benji Naesen (@BenjiNaesen) April 4, 2024