Os primeiros seis meses de 2025 no Teatro Municipal do Porto vão contar com 16 estreias, das quais seis absolutas, com espetáculos de nomes internacionais que vão de Mette Ingvartsen a Meg Stuart passando por Lola Arias.
A coreógrafa e bailarina dinamarquesa Mette Ingvarsten vai estrear-se no Teatro Municipal do Porto (TMP) no dia 28 de fevereiro (repete dia 1 de março) com “Skatepark“, coapresentado com a Culturgest, em que “na companhia de um grupo de skaters e intérpretes locais, a coreógrafa explora a velocidade e a energia do movimento sobre rodas”.
Nos dias 6, 7 e 8 de março, a norte-americana Meg Stuart e o português Francisco Camacho fazem a estreia nacional de “steal you for a moment“, um dueto entre os dois coreógrafos e bailarinos que já colaboram desde os anos 1990 que vai também passar pelo Theatro Circo, em Braga, em abril, e pelo Teatro das Figuras, em Faro, em maio.
De acordo com o comunicado da programação do TMP para o primeiro semestre do próximo ano, Zia Soares vai apresentar “ARUS FEMIA”, no Teatro do Campo Alegre (uma das salas geridas pelo TMP, a par do Rivoli), nos dias 21 e 22 de março.
Antes do final de março, nos dias 28 e 29, o Rivoli recebe o regresso da companhia da norte-americana Lucinda Childs, que vai mostrar, em estreia nacional, “Four New Works”.
Já em abril, nos dias 10 e 11, a argentina Lola Arias faz a estreia nacional de “Los Dias Afuera“, “uma peça de teatro documental musical que narra a vida de seis pessoas a partir do momento em que saem da prisão, cruzando as suas biografias num álbum de histórias imprevisíveis”.
Ainda no contexto de figuras da dança internacional, a belga Anne Teresa De Keersmaeker volta ao Porto nos dias 6 e 7 de junho com “Exit Above — after the tempest“, meses depois de ter tido de pedir desculpa na sequência de denúncias de bullying por parte da coreógrafa.
A programação até junho do TMP inclui ainda “La Luz de un Lago”, dos catalães El Conde de Torrefiel, “O Fim foi Visto”, de Teresa Coutinho (14 e 15 de fevereiro), “Blackface”, de Marco Mendonça (4 e 5 de abril), entre muitos outros espectáculos, além das comemorações dos 93 anos do Rivoli, entre 23 e 26 de janeiro.
Em dias de entrada livre, o TMP vai receber a estreia nacional de “Madrigals“, do belga Benjamin Abel Meirhaeghe, “Casio Tone Reprise“, de Sílvia Real e Sérgio Pelágio, e “The Complete National Anthems of the World”, de Carlos Azeredo Mesquita.
No próximo ano regressam também os Dias Da Dança, entre 23 de abril e 4 de maio, com a programação a ser divulgada em fevereiro.
A programação fica disponível no site do TMP a partir desta quinta-feira.