Da autoria das portuguesas Laura Gonçalves e Alexandra Ramires, o filme de animação Percebes foi incluído no lote de finalistas para o galardão de Melhor Curta-Metragem de Animação para os Óscares de 2025, anunciado esta terça-feira pela Academia de Cinema dos Estados Unidos.
Em declarações à Rádio Observador, Laura Gonçalves diz que ela e Alexandra Ramires estão “muito felizes” pela distinção, tendo partilhado a notícia com a restante equipa responsável por esta curta-metragem, que de acordo com a sinopse disponibilizada, segue “um ciclo completo da vida de um molusco especial” no Algarve.
Laura, que foi apanhada de surpresa pela notícia — “Ia adormecer o meu bebé e vi mensagens no WhatsApp a dizer parabéns”, admite — fala numa sensação de orgulho pelo percurso que Percebes tem feito junto do circuito de festivais e das distinções obtidas como esta.
“São muito bem-vindas porque acabam por valorizar muito o trabalho que é feito cá. Nós gostamos muito de fazer os filmes que queremos fazer, sem olhar a objetivos muito concretos ou a quem são as pessoas que vão ver. Fazemos aquilo que queremos fazer e sentimos que é pertinente. Estes prémios acabam por validar bastante o nosso trabalho. E isso é muito importante, até para depois continuarmos a fazer o que nós gostamos. Acabam por ajudar muito também nesse caminho futuro“, afirma ao Observador.
Filme de animação “Percebes” entre finalistas na corrida para os Óscares 2025
Percebes já tinha sido premiado em junho passado no Festival de Cinema de Animação de Annecy, recebendo também uma menção honrosa no Festival Internacional de Cine de Guadalajara, no México. No entanto, a pré-seleção para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação aproxima-o da distinção obtida por Ice Merchants, filme de animação realizado por João Gonzalez, nomeado a este galardão em 2023.
[Já saiu o primeiro episódio de “A Caça ao Estripador de Lisboa”, o novo podcast Plus do Observador que conta a conturbada investigação ao assassino em série que há 30 anos aterrorizou o país e desafiou a PJ. Uma história de pistas falsas, escutas surpreendentes e armadilhas perigosas. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube.]
Ao Observador, o produtor desta curta-metragem de animação, Bruno Caetano, recebeu a notícia da pré-seleção de Percebes “com muita felicidade”. “É um belíssimo filme que está a ter um percurso em festivais bastante interessantes, com alguns prémios muito cobiçados, e deve-se à qualidade do filme”.
Considerando que seria “uma alegria tremenda” se Percebes se juntasse ao patamar de Ice Merchants ao ser oficialmente nomeado, Bruno deixa a Laura Gonçalves e Alexandra Ramires “um valente parabéns”. “Mais uma vez, a animação portuguesa vai longe. É muito, muito bom ver isto”, reagiu.
A lista final de nomeados será revelada a 17 de janeiro, com a 97.ª edição dos Óscares marcada para 2 de março de 2025, em Los Angeles, Califórnia. De acordo com a organização, 88 curtas-metragens de animação de todo o mundo foram consideradas elegíveis, das quais 15 são agora finalistas.