Há muitas pessoas que têm pudor em admitir que têm bolor em casa. Se é o seu caso, ponha o preconceito de lado: o bolor é um fenómeno natural que acontece por causa da condensação do ar exterior, em contacto com as paredes. De acordo com o Serviço Copernicus para as Alterações Climáticas, 2024 é o ano mais quente desde que há registos. E, segundo um artigo publicado na revista Science, o aquecimento global aumentou a capacidade da atmosfera reter humidade: por cada grau que sobe na temperatura global, estima-se que a humidade aumente em 7%.

Além disso, o bolor não aparece só em casas com más condições habitacionais ou com pouca higiene. Pelo contrário: muitas construções recentes com, aparentemente, boas condições e sem infiltrações visíveis, podem ter um mau isolamento, que pode levar ao aparecimento destes fungos. Na realidade, os fungos existem em todo o lado e, na maioria dos casos, são inofensivos por existirem numa quantidade reduzida. Mas, quando aparecem sob a forma de bolor, significa que cresceram e podem ser prejudiciais à saúde. Segundo vários pneumologistas, a exposição prolongada à humidade pode causar problemas respiratórios e manifestar-se através de sintomas como corrimento nasal, tosse, pieira e falta de ar. Em alguns casos, a humidade também agrava problemas de saúde como asma, doenças pulmonares e fibrosa quística.

A boa notícia é que há forma de remover, de forma eficiente, o bolor em casa seja no interior ou exterior. Eu comecei pelo terraço, que é a zona mais exposta à chuva. A pedra mármore, junto ao chão, acumulou algum verdete. Por isso, resolvi aplicar o Removedor de Bolores e Fungos da UHU, da embalagem vermelha. Por razões de segurança, é necessário utilizar luvas para não ter qualquer contacto com o produto. Também deve proteger muito bem a sua roupa – ou utilizar peças velhas – porque senão corre o risco de estragá-la. Não é necessário limpar a superfície antes, mas, se tiver muita acumulação de musgo, deve raspar. Depois é só pulverizar a uma distância curta e deixar atuar durante cerca de 10 minutos. No final, limpa com uma esponja e água e, se necessário, pode repetir todo o processo. A embalagem vermelha tem uma fórmula em espuma que elimina bolores, algas e musgo tanto nas paredes como no chão. Também pode ser utilizada no interior, em locais mais húmidos, como, por exemplo, a casa-de-banho.

Se tiver sinais visíveis de humidade na roupa, tecidos, papel de parede ou quartos, pode utilizar o Removedor de Bolores e Fungos da UHU, da embalagem azul. A fórmula não tem cloro, por isso, pode ser utilizada em divisões da casa e materiais mais sensíveis, com segurança. Eu utilizei numa bolsa de maquilhagem, que costumava estar guardada na casa-de-banho e, por isso, tinha algumas manchas provocadas pela humidade. O resultado foi visível em poucos minutos: a bolsa ficou impecavelmente limpa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para evitar a condensação, costumo abrir as janelas, todos os dias, para o ar circular. Mas não é suficiente. Apesar de não existirem sinais visíveis de humidade, tanto nas paredes como nos móveis, no quarto da minha filha, por vezes, cheira a mofo. O mesmo acontece com a roupa que está guardada nos armários.

A UHU tem vários tipos de desumidificadores. Para os roupeiros, escolhi a solução compacta: vem numa saqueta e, com apenas um clique, colocamos uma espécie de mini-cabide que vem na embalagem e permite pendurar. Para o armário da minha filha, optei pelo aroma neutro; no meu, coloquei o de lavanda. Este desumidificador compacto é muito fácil de utilizar, não entorna e dura entre dois a três meses.

O desumidificador ultra absorvente da UHU vem num formato de caixa e tanto pode ser utilizado nas divisões de casa – seja quarto, sala, garagem ou arrecadação – como dentro de um móvel. Não precisa de energia elétrica (ou seja, não vai aumentar a conta da luz no final do mês) e também é muito simples de utilizar: basta abrir a embalagem onde está a pastilha, colocá-la no reservatório e voltar a fechar. Quando o sal estiver completamente dissolvido, é só despejar o reservatório com água e substituir a recarga, que pode ser num formato semelhante a um íman ou um saco.

São gestos simples e fáceis de fazer para limpar o bolor e prevenir a humidade. Lembre-se: não acontece só consigo e há solução. Antes que a chuva chegue em força, previna-se e proteja a sua casa – pelo seu conforto e pela sua saúde.