Para a Toyota a situação não podia ser mais transparente. No seu SUV eléctrico, o bZ representa beyond zero, a visão do construtor para atingir neutralidade carbónica e ir mais além deste objectivo, enquanto o 4 é referente à dimensão do veículo e o X significa que estamos a falar de um SUV. Sucede que, mesmo depois desta explicação do construtor, não falta quem ainda não se identifique com a denominação que, segundo um alto quadro da marca, parece ter os dias contados.
bZ4X é o primeiro eléctrico a bateria da Toyota e chega em 2022
Em conversação com membros da imprensa canadiana, o director regional da Toyota Canadá, Patrick Ryan, “arejou” uma curiosa informação porque muitos esperavam: o bZ4X vai mudar de nome em breve. Contudo, Ryan não avançou quando é que essa mudança vai acontecer.
Se o plano avançado por Ryan faz sentido, e facilmente a marca nipónica encontraria uma denominação mais fácil de pronunciar e memorizar, a questão é que a Toyota vai ter de substituir mais do que o nome do SUV bZ4X. Isto porque recentemente a marca revelou o bZ3X, igualmente um SUV eléctrico, mas mais pequeno para ser mais acessível, e daí o 3. Como a Toyota mantém tradicionalmente a mesma denominação dos seus modelos em todos os mercados em que está presente, o bZ3X que, de momento, é comercializado apenas na China, terá igualmente de mudar de nome. E, eventualmente, até abandonar o bZ, uma vez que dentro de uns anos, quando todos os veículos forem eléctricos, o beyond zero já não fará tanto sentido.
O bZ4X é um eléctrico espaçoso, fruto de oferecer 4,69 m de comprimento e 2,85 m de distância entre eixos e que monta uma bateria com 71,4 kWh brutos e carregamentos de 150 kW em DC, o que lhe permite anunciar uma autonomia de 513 km em WLTP. Disponível com apenas um motor e tracção à frente, ou dois motores e tracção integral, o SUV eléctrico da Toyota coloca à disposição do condutor 204 cv nas versões 4×2 e 218 cv nas 4×4. O preço, que antes era de 48.940€, usufrui agora de uma campanha promocional que o reduz em seis mil euros, para 42.940€.