Amanhã assinalam-se os 500 anos da morte de Vasco da Gama, mas o país parece não ter dado por isso.
Basta entrar numa livraria, perguntar o que têm, e verificaremos que muito pouco; ou basta ainda lembrar que a preparação de um programa de celebrações só começou no passado mês de Novembro.
Contudo, Vasco da Gama já chegou a ser considerado o maior navegador de todos os tempos. Afinal de contas, é Vasco da Gama quem inspira os Lusíadas; e não há muitos anos chegou mesmo a ficar bem classificado numa votação sobre os maiores portugueses de sempre.
Porquê então este quase esquecimento? Porquê esta indiferença? Há novidades na investigação histórica? Afinal, já não se estudam os Descobrimentos; antes, só os condenamos?
Entre as 10h10 e as 12h00 pode dar a sua opinião e falar em direto com Helena Matos e José Manuel Fernandes. Basta inscrever-se ligando para o 910024185. Pode também enviar mensagens de voz gravadas, com menos de 2 minutos, por Whatsapp para o 910024185. Se preferir, pode fazer neste artigo um comentário escrito, que será lido no ar. E pode ainda enviar um e-mail com a sua opinião para ouvinte@observador.pt.
Pode ouvir o programa em direto clicando aqui. Pode também ouvir a Rádio Observador em fm, em 93.7 ou 98.7 na Grande Lisboa; em 98.4 no Grande Porto e Minho; e em 88.1 no distrito de Aveiro. O programa ficará disponível em podcastaqui.