Em véspera do nascimento de Jesus, refletimos acerca da tradição do Presépio.
Há um ano discutíamos como o nascimento de Jesus nos evangelhos de Mateus e Lucas nem sempre batem certo com o registo histórico; há dois anos analisámos como podem ser diferentes as tradições do que se come na consoada e no Dia de Natal conforme a região do país.
A tradição do Presépio não tem dois mil anos – como poderíamos imaginar – mas apenas 801.
Mesmo assim, foi uma tradição que se enraizou e faz parte da nossa cultura e que agora começa a ser posta em causa um pouco por quase toda a Europa.
Entre as 10h10 e as 12h00 pode dar a sua opinião e falar em direto com José Manuel Fernandes. Basta inscrever-se ligando para o 910024185. Pode também enviar mensagens de voz gravadas, com menos de 2 minutos, por Whatsapp para o 910024185. Se preferir, pode fazer neste artigo um comentário escrito, que será lido no ar. E pode ainda enviar um e-mail com a sua opinião para ouvinte@observador.pt.
Pode ouvir o programa em direto clicando aqui. Pode também ouvir a Rádio Observador em fm, em 93.7 ou 98.7 na Grande Lisboa; em 98.4 no Grande Porto e Minho; e em 88.1 no distrito de Aveiro. O programa ficará disponível em podcast aqui.