Um grupo de investidores estará interessado na fábrica da Tupperware instalada em Montalvo, Constância (Santarém), segundo avançou à Lusa o presidente do município, que garante que foi já apresentada uma proposta de aquisição da fábrica à empresa norte americana.
O presidente da Câmara de Constância disse esta quarta-feira que um grupo de investidores portugueses apresentou uma proposta de compra da fábrica da Tupperware à empresa norte-americana, no dia 26 de dezembro, e que aguarda resposta.
“Sei que um grupo empresarial apresentou uma proposta para comprar tudo, instalações e maquinaria, podendo manter, se não a totalidade, pelo menos alguns dos trabalhadores, e que aguarda resposta”, disse Sérgio Oliveira.
À Rádio Observador, Sérgio Oliveira indicou ter essa informação de que havia uma proposta de aquisição, assumindo que os empresários querem sigilo sobre esta situação e não querem ser identificados. “Não quero criar falsas expectativas às pessoas”.
Segundo o autarca, “a licença de produção termina hoje (quarta-feira)”, tendo indicado que na quinta-feira “serão comunicadas as notícias de futuro aos trabalhadores pelo diretor da fábrica”.
Sem se conhecer a posição da empresa relativamente a estas movimentações, apesar da solicitação de informação pela Lusa, a fábrica da Tupperware instalada em Montalvo não fecha esta quarta-feira portas, como anunciado, e vai manter a atividade por mais uns dias para dar resposta às encomendas, continuando, no entanto, incerto o futuro de 200 trabalhadores.
“A reunião marcada com a direção [da fábrica] para terça-feira foi adiada para quinta-feira [dia 9 de janeiro], pelo que vamos continuar a trabalhar nos próximos dias, provavelmente até quinta-feira, dia 16, para dar resposta às encomendas”, disse à Lusa um trabalhador da empresa, tendo adiantado que o fecho da fábrica “foi adiado”, conforme o Observador tinha avançado na terça-feira. Esse trabalhador indica acreditar que o mesmo “é inevitável”.
Trabalhadores da Tupperware convocados para reunião na quinta-feira com diretor e advogados
Segundo a mesma fonte, a fábrica “está a funcionar normalmente e em todos os setores (armazém, respostas a encomendas e escritórios) com o intuito de dar vazão às encomendas através dos stocks existentes” na fábrica, que serão “bastantes”, estando apenas parado, desde o último mês, o setor da produção.
A fábrica da multinacional Tupperware em Portugal, a funcionar desde 1980 na freguesia de Montalvo, dependia a 100% da casa-mãe norte-americana.
O pedido de insolvência da casa-mãe tem consequências diretas na unidade portuguesa e pode deixar no desemprego os 200 trabalhadores que ali são efetivos, a maioria dos quais residente em Montalvo. A Lusa pediu informações à administração da fábrica instalada em Portugal, sem resposta até ao momento.