O acontecimento histórico envolveu especialistas egípcios e britânicos: foi descoberto o túmulo do rei Tutmosis II, o primeiro a ser encontrado nos últimos 100 anos (desde Tutankhamon). Desde 1922 que os arqueólogos não descobriam um túmulo real no Egipto, motivo pelo qual esta descoberta é considerada “notável” pelo Ministério do Turismo e das Antiguidades deste país.
Num comunicado publicado no Facebook pelo Ministério egípcio, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Mohamed Ismail Khaled, explica que tudo aconteceu por acidente.
Em outubro de 2022, quando encontraram a entrada e o corredor principal do túmulo, os especialistas acreditavam inicialmente que “se tratava do túmulo de uma das esposas reais dos reis Tutmosis”, suposição que teve por base a proximidade ao túmulo das esposas do rei Tutmosis III.
“No entanto, a continuação das escavações agora revelou novas provas arqueológicas que identificaram o proprietário do túmulo como sendo o Faraó Tutmosis II”, lê-se na nota.
O túmulo inclui um corredor com chão coberto por uma camada de gesso branco, que leva a uma câmara funerária no corredor principal do túmulo. Os arqueólogos pensam que este espaço tenha sido utilizado para transportar o conteúdo do túmulo principal, incluindo o corpo de Tutmosis II.
Segundo Mohamed Ismail Khaled, “o túmulo foi encontrado em mau estado, uma vez que foi inundado durante a Antiguidade, pouco depois da morte do faraó”. A água, por sua vez, causou grandes danos, levando à destruição de peças originais.
Ministério do Turismo e das Antiguidades do Egito
Ainda assim, no interior do túmulo foi possível encontrar “fragmentos de jarros de alabastro com o nome do faraó Tutmosis II, identificado como ‘rei falecido’. Assim como inscrições com o nome da sua principal mulher, a rainha Hatshepsut, que confirmaram a propriedade do túmulo”, lê-se na nota do Ministério egípcio. Além disto, “entre os fragmentos recuperados encontram-se ainda restos de gesso com inscrições azuis, motivos estelares amarelos e partes do Livro de Amduat, um texto religioso associado aos túmulos reais do antigo Egito”.
A descoberta incluiu ainda “mobiliário funerário pertencente ao rei”, sendo esta a primeira vez que tais objetos foram encontrados, “uma vez que não existe mobiliário funerário de Tutmosis II nos museus”.
Ministério do Turismo e das Antiguidades do Egito
Tutmosis II foi rei durante pouco tempo, de 1517 a 1513 a.C. Casou-se com a meia-irmã, Hatshepsut, e ambos eram filhos de Tutmosis I. O casal teve apenas um filho legítimo, Neferura, e teve um filho ilegítimo, que se veio a tornar Tutmosis III.