O apuramento ainda não está garantido, mas já há adversário: se eliminar o Nice na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o Benfica já sabe que cruza com Feyenoord ou Fenerbahçe no playoff de acesso à fase de liga. O sorteio decorreu esta segunda-feira em Nyon, na Suíça, e os encarnados podem então disputar com José Mourinho a presença na principal competição europeia de clubes.

O Benfica estava inserido no grupo dos cabeças-de-série, assim como Nice, RB Salzburgo e Club Brugge, enquanto que Glasgow Rangers, Viktoria Plzen, Feyenoord e Fenerbahçe estavam então dentro do pote dos não cabeças-de-série. A equipa de Bruno Lage defronta o Nice já esta quarta-feira, em França e na primeira mão da terceira pré-eliminatória, enquanto que os neerlandeses e os turcos arrancam a decisão no mesmo dia e em Roterdão. As respetivas segundas mãos, na Luz e em Istambul, estão marcadas para o dia 12 de agosto, uma terça-feira.

A águia voltou com vontade de voar e passou no teste em nome do Rei: Benfica bate Fenerbahçe na Eusébio Cup (antes de defrontar Sporting)

De recordar que Benfica e Fenerbahçe cruzaram-se recentemente na Eusébio Cup, há pouco mais de uma semana, no jogo que serviu para a apresentação dos encarnados aos sócios no Estádio da Luz: na altura, a equipa de Bruno Lage venceu a de José Mourinho (3-2). Do Feyenoord, o Benfica guarda a memória recente de uma derrota em casa na fase de liga da Liga dos Campeões da temporada passada (1-3).

O sorteio do playoff de acesso à Liga dos Campeões, que vai decorrer nos dias 19/20 e 26/27 de agosto, ditou então os seguintes emparelhamentos:

  • Ludogorets ou Ferencváros-FK Shkëndija ou Qarabag
  • Lech Poznan ou Estrela Vermelha-Dínamo Kiev-Pafos
  • Bodø/Glimt-Sturm Graz
  • Celtic Glasgow-Kairat Almaty ou Slovan Bratislava
  • Malmö ou Copenhaga
  • Feyenoord ou Fenerbahçe-Nice ou Benfica
  • Glasgow Rangers ou Viktoria Plzen-RB Salzburgo ou Club Brugge

Também esta segunda-feira e também em Nyon, na sede da UEFA, decorreu o sorteio do playoff da Liga Europa onde o Sp. Braga soube que, se eliminar o Cluj na terceira pré-eliminatória depois de já ter afastado o Levski Sofia, encontra Lincoln Red Imps de Gibraltar ou Noah da Arménia. Já o Santa Clara, que eliminou NK Varaždin e vai defrontar o Larne da terceira pré-eliminatória da Liga Conferência, cruza com Ballkani (Kosovo) ou Shamrock Rovers (Irlanda) no playoff de acesso à fase de liga da competição.