Passava pouco das 18h00 da tarde quando foi dado o alerta para o descarrilamento do Elevador da Glória, no centro histórico de Lisboa. Nos minutos seguintes as imagens do local já mostravam dezenas de ambulâncias e profissionais de socorro a desencarcerar as vítimas presas no interior do ascensor.

De seguida foi montado um perímetro de segurança para impedir o acesso de populares à zona do acidente. Mesmo assim reuniram-se dezenas de pessoas junto às barreiras no local para assistir aos trabalhos que decorrem desde o final da tarde.

Na rede social X, circula um vídeo dos segundos após o acidente em que se vê muito fumo na sequência do embate do veículo na parede de um prédio. Nas imagens vê-se ainda que muitas pessoas que estavam numa composição no final da rua saíram pelas janelas, com receio de que o ascensor que tinha acabado de ser acidentado caísse mais.

Outro vídeo, igualmente partilhado na rede social X, mostra a ação de civis a tentarem ajudar as vítimas quando as autoridades e meios de socorro ainda não tinham chegado ao local.