A decisão foi anunciada pela própria equipa de ciclismo, em resposta aos vários protestos que têm decorrido durante a Volta a Espanha e que, inclusive, já causaram disrupções na prova.
“Com o objetivo de priorizar a segurança dos nossos ciclistas e de todo o pelotão, tendo em conta a natureza perigosa de alguns protestos na Vuelta, a Israel–Premier Tech forneceu aos ciclistas equipamento com o monograma da equipa para o resto da corrida”, lê-se numa publicação feita na rede social X.
In the interest of prioritizing the safety of our riders and the entire peloton, in light of the dangerous nature of some protests at @lavuelta, Israel – Premier Tech has issued riders with team monogram-branded kit for the remainder of the race. The team name remains Israel –… pic.twitter.com/Dfw6FXegpM
— Israel – Premier Tech (@IsraelPremTech) September 6, 2025
“O nome da equipa continua a ser Israel–Premier Tech, mas o equipamento com o monograma está agora alinhado com as decisões de branding que adotámos anteriormente para os nossos veículos e vestuário casual”, adianta ainda a equipa, propriedade do bilionário israelo-canadiano Sylvan Adams.
Principal prova de ciclismo espanhola e uma das mais prestigiadas do mundo, a Volta a Espanha tem sido palco de várias ações pró-Palestina e contra a participação da equipa israelita.
A 3 de setembro, inclusive, a 11ª etapa teve de ser cancelada devido a questões de segurança, já que vários vários ativistas estavam concentrados na zona de meta a empunhar bandeiras palestinianas, com as barreiras de proteção quase a cederem.
Kiko García, diretor técnico da Volta a Espanha, chegou mesmo a sugerir que a Israel–Premier Tech devia abandonar a prova para por termo aos protestos. “Vamos tentar, todos juntos, forçar… que as pessoas entendam que a situação não é fácil e que, juntos, possamos encontrar uma solução. Para mim, só há uma e todos sabemos qual é, que seria a própria Israel perceber que estar aqui não facilita a segurança de todos os outros. A Israel tem recebido um tratamento especial em termos de proteção, na corrida, nos hotéis, ao redor do autocarro e ao redor dos ciclistas. Agora, o que está em risco é a vida dos atletas que estão a fazer o seu trabalho”, afirmou à imprensa espanhola.
A equipa, porém, recusou-se a abandonar a prova “A Israel-Premier Tech é uma equipa profissional de ciclismo. Assim, a equipa continua comprometida com a sua participação na Vuelta a España. Qualquer outra decisão ou ação cria um precedente perigoso no ciclismo. Não apenas para a Israel-Premier Tech, mas para todas as equipas. Os organizadores da Vuelta e a polícia estão a fazer tudo o que podem para criar um ambiente seguro. A equipa está-lhes muito grata por isso. No entanto, o comportamento dos manifestantes em Bilbau não foi apenas perigoso, mas também teve um efeito contraproducente, privando os adeptos bascos do final que merecem”, reagiu numa nota.
Com a recusa da Israel-Premier Tech em desistir da prova, a única forma de impedir a equipa israelita de competir seria por ação da União Ciclista Internacional, que tutela internacionalmente a modalidade. A UCI, no entanto, apoio a sua permanência, condenando “firmemente os atos que provocaram a neutralização” da 11ª. etapa e frisando “a importância fundamental da neutralidade política das organizações desportivas reunidas no Movimento Olímpico, bem como o papel unificador e pacificador do desporto”.
“Os grandes eventos desportivos internacionais encarnam um espírito de união e diálogo, para além das diferenças e divisões. Nesse sentido, a UCI reafirma o seu compromisso com a neutralidade política, a independência e a autonomia do desporto, em conformidade com os princípios fundadores do Movimento Olímpico. A UCI deseja também recordar que o desporto, e o ciclismo em particular, tem a vocação de aproximar e superar as barreiras entre os povos e não deve, em caso algum, ser instrumentalizado como ferramenta de sanção. A UCI expressa toda a sua solidariedade e apoio às equipas e ao seu staff, bem como aos ciclistas, que devem poder exercer a sua profissão e a sua paixão em condições ótimas de segurança e serenidade”, escreveu em comunicado.