“Debater para avançar.” É esse o mote para o evento organizado pelo Observador, no qual vamos falar da gestão das doenças cérebro-cardiovasculares em Portugal, a principal causa de morte em Portugal.

No dia 17 de novembro, no Pavilhão do Conhecimento, queremos ouvir especialistas, investigadores, médicos, doentes, gestores, decisores e representantes de sociedades científicas sobre AVC e enfartes, num evento que faz parte do Arterial, o projeto do Observador totalmente dedicado às doenças cérebro-cardiovasculares.

A entrada é livre, mediante registo que deverá fazer AQUI.

Em 2023 morreram 9.177 pessoas devido AVC e 3.744 por enfarte agudo do miocárdio, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O impacto é especialmente marcado nas faixas etárias mais avançadas mas, no Arterial, temos publicado testemunhos de doentes que demonstram que não existe idade para o diagnóstico de AVC e enfarte. E os desafios começam precisamente no momento do diagnóstico, continuando durante o internamento e sobretudo na reabilitação.

Os hospitais e centros de saúde devem comunicar melhor? E como podem fazê-lo? Vamos debater a reorganização dos serviços de saúde, mas também queremos fazer contas às políticas de saúde e ao que pode e deve melhorar.

A inovação, da ciência à prática, desde a medicação, a inovação terapêutica, os meios de diagnóstico e os bons profissionais. Do que precisamos mais para que estas doenças não sejam um flagelo? Com uma população cada vez mais envelhecida e a necessidade de cuidados, como podemos controlar as doenças crónicas e garantir a reabilitação para todos? Vivemos mais, a esperança média de vida aumentou, mas será que vivemos melhor?

Pode assistir ao evento ao vivo, no auditório do Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações em Lisboa, a partir das 14h30 do dia 17 de novembro. A entrada é livre e basta fazer a inscrição (obrigatória) aqui.

Pode também ver em direto nas redes sociais e no site do Observador.

Este é o programa do evento (sujeito a alterações):

DEBATER PARA AVANÇAR
Um evento fundamental sobre as doenças cérebro-
-cardiovasculares em Portugal
17 de novembro | Pavilhão do Conhecimento, Lisboa

Apresentação: João Miguel Santos, host da Rádio Observador

14h30
Boas-vindas

  • António Carrapatoso, Presidente do Conselho de Administração Executivo do Observador
  • Mourad Aboubakr, Presidente da Novartis Portugal

15h10
1 | Hospitais e centros de saúde: como comunicar melhor
A redução do número de mortes em Portugal passa pela reorganização dos serviços de saúde?

  • Cristina Gavina, Presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia
  • Francisco Araújo, Presidente da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose
  • Nuno Jacinto, Presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar
  • Vítor Tedim Cruz, Presidente da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral

Moderação: Cláudia Pinto, Coordenadora do projeto Arterial do Observador

15h45
2 | Políticas de saúde: vamos fazer contas
Os custos das doenças cardiovasculares são altos. Poderiam ser menores se as políticas públicas fossem diferentes?

  • Fátima Franco, Diretora do Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares, DGS
  • Francisco Madeira, Investigador da Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa
  • Oscar Gaspar, Presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, presidente da União Europeia de Hospitalização Privada

Moderação: Paulo Farinha, Editor de Inovação do Observador

16h20
3 | Inovação: da ciência à prática
Medicação, inovação terapêutica, meios de diagnóstico, bons profissionais. Do que precisamos mais para que estas doenças não sejam um flagelo?

  • Henrique Lopes, Diretor do NOVA Center for Global Health, Universidade Nova de Lisboa
  • João Almeida Lopes, Presidente da APIFARMA
  • Rui Santos Ivo, Presidente do INFARMED, presidente do Conselho de Administração da Agência Europeia de Medicamentos
  • Sónia Dias, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa

Moderação: Filomena Martins, Diretora-adjunta do Observador

16h55
4 | Longevidade: vivemos mais mas devíamos viver melhor
Com uma população cada vez mais envelhecida e necessitada de cuidados, como controlar as doenças crónicas e garantir reabilitação para todos

  • António Conceição, Presidente da Portugal AVC
  • Carlos Morais, Vice-presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia
  • Luís Filipe Pereira, Presidente da Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca

Moderação: Leonor Riso, Editora-adjunta de Sociedade do Observador

17h30
Encerramento

17h55
Fim

Antes de sair, temos três perguntas relacionadas com o artigo que acabou de ler. É um mini-questionário muito rápido e totalmente anónimo.
Participe aqui.

Arterial é uma secção do Observador dedicada exclusivamente a temas relacionados com doenças cérebro-cardiovasculares. Resulta de uma parceria com a Novartis e tem a colaboração da Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca, da Fundação Portuguesa de Cardiologia, da Portugal AVC, da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral, da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose e da Sociedade Portuguesa de Cardiologia. É um conteúdo editorial completamente independente.

Uma parceria com:

Novartis

Com a colaboração de:

Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca Fundação Portuguesa de Cardiologia PT.AVC - União de Sobreviventes, Familiares e Amigos Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral Sociedade Portuguesa de Aterosclerose Sociedade Portuguesa de Cardiologia