A Meta lançou na Europa a sua nova função Vibes, disponível na aplicação Meta AI e concebida para criar e partilhar vídeos curtos gerados por inteligência artificial (IA), que podem ser criados através de um pedido em texto.

A empresa apresentou a nova funcionalidade Vibes em setembro para os utilizadores no Estados Unidos da América (EUA), como uma opção para descobrir, criar e partilhar vídeos de IA num ‘feed’ concebido para procurar “inspiração criativa e experimentação”.

Esta quinta-feira, a Meta disponibilizou esta ferramenta aos utilizadores da aplicação Meta AI na Europa, que já podem usar este espaço para visualizar conteúdos multimédia criativos e aceder às funcionalidades impulsionadas pela IA na aplicação.

Conforme é dito num comunicado da Meta publicado no seu blog, a Vibes é uma secção na qual é possível criar e partilhar vídeos curtos gerados por IA, reaproveitar e editar conteúdos de vários vídeos, bem como “explorar um mundo de possibilidades imaginativas” de criadores e comunidades, que será personalizado de acordo com os interesses dos utilizadores ao longo do tempo.

Ao gerar um novo conteúdo de vídeo, os utilizadores podem solicitar sugestões de texto com o Meta AI, a fim de obter conselhos ou ideias criativas, ao mesmo tempo que dispõem de ferramentas de geração e animação de imagem.

Meta

Dois dos exemplos dos vídeos gerados por IA com a funcionalidade Vibes

A tecnológica afirma que desde o lançamento do Vibes nos EUA que os utilizadores “geraram mais de 20 mil milhões” de imagens usando as ferramentas de IA. A empresa também revela que o número de conteúdos gerados por IA se multiplicou “por mais de dez” desde setembro.

Uma vez criados os vídeos podem ser publicados diretamente no feed Vibes na app, enviados a amigos ou publicados no Instagram e Facebook.

Em setembro, a OpenAI, que opera o chatbot ChatGPT, também lançou uma aplicação independente para vídeos curtos gerados através do modelo Sora 2, que permite gerar vídeo a partir de texto. A app conta com um feed vertical, semelhante ao modelo usado pelo TikTok.

Dona do ChatGPT prepara lançamento de aplicação de vídeos para competir com TikTok