771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

António Pimenta de Brito

Convidado

Nos últimos 20 anos desempenhei várias funções de gestão em empresas e também fui empreendedor. Hoje sou professor do ensino superior na área de gestão, consultor e doutorando na mesma área. Os meus interesses são também nas áreas da arte, cultura, música e religião.

Artigos publicados

Presidente Marcelo

O caso das gémeas: proposta para escolas de gestão

Sei que os fins não justificam os meios, mas fico ao lado do Presidente: é um fim nobre e não parece beneficiá-lo pessoalmente. Ao contrário de tanta banditagem que não é escrutinada e nunca é julgada
JMJ 2023

JMJ: a melhor Igreja

É preciso que a Igreja proporcione encontros (positivos) com Cristo e, assim, a partir daí, tudo é possível. As Jornadas podem ser o início (ou a continuação) de toda essa caminhada cristã.
Recursos Humanos

Gestão de pessoas na era da IA

Se a gestão de dados de pessoas se tornar um big brother, lá se vai toda a lógica para a qual foram criadas, para melhorar a experiência do colaborador e alavancar resultados.
Emprego

Adeus, avaliação de desempenho. Olá, crescimento

“Hire talent, train skills”: muitas organizações dão valor não só às capacidades técnicas e competências objetivas, mas também a capacidades não técnicas para que o talento seja verdadeiro e duradouro
Inteligência Artificial

Os perigos da IA e a gestão sustentável

Há sempre players que desafiam e disrompem o mercado e isso é necessário, mas os “checks and balances” são essenciais. Será necessário um modelo de que assegure a transparência e justiça do sistema.
Inteligência Artificial

Oscar Wilde, Elon Musk e o futuro para as máquinas

Qual será o futuro com as máquinas? Não sou adivinho, mas há sinais. E sou um otimista: penso que será melhor. Mas temos de estar atentos aos riscos altos. Quero crer que poderemos descansar em paz.
Inteligência Artificial

O fim do texto? (2) – ChatGPT

Da minha experiência fica uma boa perspetiva das potencialidades do ChatGPT como ferramenta útil, por exemplo, para trabalho académico. Mas a tecnologia está ainda numa fase inicial de desenvolvimento
Redes Sociais

O fim do texto? (1) - redes sociais

A palavra divide, é certo, mas também orienta para um lado específico. Fruição sem um Logos é uma vida sem propósito ou sentido. É preciso existir um sentido, uma visão, objetivo, algo por que se lute
Papa Bento XVI

Bento XVI e a crise da Igreja

Como garantir que uma cultura e um legado ancestral é assegurado e renovado e que os modos de governo funcionam numa organização tão vasta, diversa e antiga como a Igreja? Bento XVI abriu este caminho
Trabalho

Do extra mile ao quiet quitting

Num tempo em que o custo de vida aumenta vertiginosamente, as carreiras não progridem, os divórcios estão em pico, as empresas têm de focar-se no que lhes permite criar valor: as pessoas.
Civilização

Elliot, Steiner e Peterson: busca da ordem perdida

Com o multiculturalismo existem culturas diferentes sem comunicação e não existem valores partilhados, o que só pode resultar em guerra. Já a cultura cristã é plural e oferece um chão comum humanista.
Comportamento

Jogo Infinito: antídoto contra a inveja e a guerra

O jogador infinito compete com ele mesmo, o finito compete com os outros. O jogador infinito quer servir o cliente – quer resolver um problema - o finito quer vencer os competidores.
Serviço Nacional de Saúde

“Resiliência”: o caso dos profissionais de saúde

O que significa resiliência? Não é ser resistente, nem forte, nem persistente. Há várias definições, mas a mais unânime diz-nos que é a capacidade de voltar ao estado original depois de uma queda.
Religião

O capelão ateu

As evidências apontam para haver um crescimento acentuado do número de pessoas que se estão a afastar da religião institucional, sem significar que abandonem preocupações éticas e espirituais.
Sociedade

Mensagens, telefonemas e conversas difíceis

Hoje, à mínima discussão, não se tenta resolver. Desaparece-se sem dar explicações, remove-se a pessoa das redes e a mesma é relegada para o esquecimento.
Igreja Católica

Uma visão de marketing da missa em latim

Na Igreja existe diversidade, não a queiramos uniforme, mas unida. Podem e devem existir posturas “conservadoras” e “progressistas”, nesta tensão existiu luz.
Pandemia

Chernobyl, Boston, Hollywood, Wuhan?

O que liga a catástrofe de Chernobyl, o escândalo na Igreja Católica de Boston e o #Me Too em Hollywood? O encobrimento. É assim tão remota a hipótese de ter acontecido aqui o mesmo?
Pandemia

O vice-almirante Gouveia e Melo e a liderança

O horror que o mundo moderno trouxe à hierarquia, tão cara à instituição militar, trouxe o caos para todo lado. Líderes exaustos, equipas desmotivadas, sem rumo, em conflito.
Ensino Superior

Aulas online na universidade: solução temporária?

O mundo do trabalho está a mudar rapidamente. Se a universidade não segue esse ritmo, arrisca-se a tornar-se irrelevante como meio de preparação para o mercado de trabalho e para a vida.
Pais e Filhos

#podiatersidoeu, caso Noah e a Psicologia Positiva

É verdade que os pais estão hoje sujeitos a uma exigência atroz e vivemos numa sociedade egoísta, mas também não estavam noutros tempos em que nem existia eletricidade e internet e também era difícil?

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos