1230,7kWh poupados 1230,7 kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Donald Trump aumentou tarifas à Coreia do Sul e acusou Seul de não cumprir acordo de comércio

Este artigo tem mais de 6 meses

Presidente dos EUA criticou o parlamento sul-coreano, que ainda não ratificou o acordo atingido entre os chefes de estado em julho. Tarifas sobem "de 15% para 25%” em bens como carros e madeira.

epa12322099 US President Donald Trump (R), and South Korea's President Lee Jae-Myung (L), during a meeting in the Oval Office of the White House in Washington, DC, USA, 25 August 2025. Lee and Trump are expected to discuss reinforcing their 71-year-old military alliance, including the construction of new US shipyards.  EPA/YONHAP SOUTH KOREA OUT
i

▲Pacto tinha sido atingido em julho pelos Presidentes de ambos os países

YONHAP/EPA

▲Pacto tinha sido atingido em julho pelos Presidentes de ambos os países

YONHAP/EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a usar a sua rede social, a Truth Social, para anunciar um novo aumento de tarifas. Desta vez, o país visado é a Coreia do Sul, com quem havia sido acordado um pacto tarifário em julho do ano passado mas que ainda não foi ratificado no parlamento.

“Os nossos acordos comerciais são muito importantes para a América. Em cada um destes acordos, agimos rapidamente para reduzir as nossas tarifas em linha com acordado. Esperamos, claro, que os nossos parceiros comerciais façam o mesmo”, afirmou Trump, tendo acusado diretamente a “legislatura da Coreia do Sul” de não estar “a cumprir o acordo com os Estados Unidos”

“O Presidente Lee [Jae-myung] e eu chegámos a um grande acordo para ambos os países a 30 de julho de 2025 e reafirmámos esses termos enquanto eu estive na Coreia em 29 de outubro de 2025. Por que é que a legislatura coreana não o aprovou?”, escreveu Trump. Na altura em que o pacto foi assinado, o Presidente dos EUA tinha definido um prazo fixo de 1 de agosto para os países negociarem um acordo especial, caso contrário as tarifas tabeladas seriam aplicadas.

Devido a esta falta de apoio dos parlamentares, Donald Trump anunciou na publicação que iria “aumentar as tarifas sul-coreanas sobre automóveis, madeira, produtos farmacêuticos e todas as outras tarifas recíprocas, de 15% para 25%”.

Coreia do Sul apresenta projeto de lei para reduzir taxas dos EUA

Na altura, Trump tinha referido que o acordo seria que “a Coreia do Sul daria aos Estados Unidos 350 mil milhões de dólares para investimentos de propriedade e controlados pelos EUA” selecionados pelo próprio Presidente. Porém, em setembro, o conselheiro de Segurança Nacional, Wi Sung-lac, avisou que o país não iria aguentar.

“A posição de que estamos a falar não é uma tática de negociação, mas sim, objetiva e realisticamente, um nível que não somos capazes de lidar”, disse Sung-lac, que insistiu que não conseguiam pagar a quantia pedida “em dinheiro vivo”.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.