A entrega das declarações de IRS relativas aos rendimentos de 2025 começou esta quarta-feira, mas com contratempos. Alguns utilizadores têm relatado falhas mal tentam iniciar sessão no Portal das Finanças — que costuma falhar nos dias de maior sobrecarga, sobretudo no fim do prazo de entrega.

Algumas pessoas que compõem os mais de seis milhões de agregados familiares para quem a entrega das declarações ficou disponível esta quarta-feira têm encontrado mensagens de erro que as impossibilitam de submeter a declaração. O relato não é unânime: há quem consiga entrar, sem problemas, no portal.

Quem não conseguir submeter os dados esta quarta-feira tem até 30 de junho para fazê-lo. Os três meses são iguais para todas as categorias de rendimento — tanto para quem tem a declarar apenas o salário do trabalho por conta de outrem, como para quem trabalha a recibos verdes, ou para quem exerce a atividade nas duas modalidades, ou para pensionistas.

Após a declaração feita pelos contribuintes à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), o fisco calculará o imposto real que incide sobre a totalidade dos rendimentos e fará um acerto final, que poderá ter três resultados: um contribuinte recebe um reembolso; entrega mais imposto ao Estado; ou nada tem a receber nem a entregar.

No ano passado, o portal recebeu mais de seis milhões de declarações, recorda a Lusa. Em declarações à agência, a secretária de Estado dos Assuntos Fiscais, Cláudia Reis Duarte, afirmou que a “expectativa é a de que os prazos médios de reembolso sejam próximos ou similares aos do ano passado”.

Apesar de já não ser possível entregar o ficheiro Modelo 3 em papel numa repartição das Finanças, é possível que um contribuinte sem acesso à Internet agende uma ida a um serviço de Finanças para proceder ao preenchimento da declaração com o auxílio de um funcionário do fisco.