Jonathan Andic, filho do fundador da Mango, Isak Andic, foi detido esta terça-feira pela polícia catalã por suspeita de homicídio do pai. Andic será levado para o tribunal de Martorell, em Barcelona, para depor perante o juiz que preside à investigação do caso, avança o espanhol El Mundo.
Suspeito pelo menos desde outubro de 2025, Andic foi detido em casa esta manhã pelos Mossos d’Esquadra e deve depor na condição de investigado. Num comunicado citado pelo El País, a família Andic declarou que Jonathan está a prestar declarações “no âmbito do processo relativo ao acidente de 14 de dezembro de 2024”, que não pode fornecer mais informações porque a investigação está sob sigilo e que a sua cooperação com a justiça “tem sido e continuará a ser absoluta”.
A Justiça definiu a fiança em um milhão de euros e esta foi paga esta tarde, garantindo que Jonathan Andic se mantinha em liberdade. No entanto, o filho do empresário ficou sujeito a apresentações semanais em tribunal e o seu passaporte foi confiscado, pelo que está proibido de abandonar o país no decorrer da investigação.
Isak Andic tinha 71 anos quando morreu depois de cair de uma altura de 100 metros durante uma caminhada na montanha em Montserrat, a 14 de dezembro de 2024, apenas na companhia do filho mais velho. O caso, inicialmente tratado como um acidente, teve uma reviravolta em outubro de 2025 depois de a polícia catalã ter detetado contradições nos depoimentos do herdeiro e recolhido novas provas que levantam dúvidas sobre a versão original dos acontecimentos.
Depois de se tornar público que as autoridades consideravam o filho mais velho do fundador da Mango o principal suspeito do caso, a família Andic emitiu um comunicado. No texto, afirmava que não faria comentários sobre a morte de Isak, mas que confiava na inocência de Jonathan. “No entanto, desejam demonstrar o seu respeito pelas investigações em curso e continuarão a cooperar com as autoridades competentes, como têm feito até agora. Também estão confiantes de que este processo será concluído o mais breve possível e que a inocência de Jonathan Andic será comprovada.”
▲ Jonathan Andic no funeral de Isak Andic, em dezembro de 2024
Anadolu via Getty Images
Durante as investigações, as filhas de Andic, Judith e Sarah Andic, prestaram declarações aos Mossos d’Esquadra sobre os aspetos mais pessoais da relação do irmão com o pai. Mas terá sido o depoimento da companheira de Andic à época da morte, Estefanía Knuth, um dos mais decisivos. Segundo a golfista, a relação entre os dois deteriorou-se bastante nos meses anteriores à morte de Andic.
Knuth lembrou aos investigadores da polícia catalã um episódio tenso entre Isak Andic e o Jonathan, depois de o fundador da Mango se ter afastado em 2012 e deixado a empresa nas mãos de diversos executivos, incluindo do filho. Entre 2014 e 2018 a empresa ficou sob a liderança de Jonathan Andic, mas o pai terá criticado o filho, alegando que a empresa teria perdido a “essência” e que a sua “má gestão” teria provocado o primeiro resultado negativo da história da marca espanhola, que em 2018 chegou a considerar a venda depois de ter um prejuízo de 61 milhões de euros. Isak Andic regressou ao comando da Mango e substituiu o filho por Toni Ruiz.
Jonathan Andic já trabalha na empresa do pai desde 2005. Licenciado em Comunicação e Audiovisual por uma universidade norte-americana, trabalhou nos departamentos criativos e de design nos primeiros anos, administrando a linha de roupas masculinas e a internacionalização. O filho mais velho do fundador da Mango também passou pelos departamentos de comunicação e design de interiores, antes de assumir funções no Conselho de Administração do grupo. Isak Andic, por sua vez, permaneceu como presidente do Conselho de Administração do grupo mesmo depois de deixar a posição de CEO, em 2012. Em janeiro de 2025, depois da morte de Isak Andic, o grupo nomeou Toni Ruiz, que assumiu como CFO em 2015 e é CEO da empresa desde 2020, como presidente do Conselho de Administração — nesta mesma altura Jonathan Andic foi nomeado para o cargo de vice-presidente do mesmo conselho. Em junho de 2025 Andic deixou a posição de Diretor Global da Mango Man, para se dedicar exclusivamente à administração dos ativos da família dentro do grupo.
Notícia atualizada às 20h09 com as medidas de coação e o pagamento da fiança