Um tiroteio em Minneapolis, no estado do Minnesota, esta quarta-feira, fez “múltiplas vítimas, incluindo dois polícias”.

Não foi avançada nenhuma informação oficial sobre o número total ou o estado das vítimas, mas uma unidade de saúde local confirmou à CNN internacional que recebeu seis pessoas feridas no incidente e uma morreu dos ferimentos. A CBS News avança que um forte contingente policial se encontra perto de um complexo de apartamentos, tendo inclusive sido mobilizados veículos blindados pesados de equipas SWAT e agentes armados com armas de alto calibre.

O mesmo canal entrevistou uma testemunha que diz ter ouvido três disparos que pareciam ter vindo de uma espingarda enquanto conduzia numa avenida nas proximidades, tendo depois reparado que um dos tiros visou um agente da polícia dentro do seu carro. Este membro das forças de segurança terá perdido o controlo da viatura e acelerado a fundo contra outro carro.

A mesma testemunha apercebeu-se então de que os disparos estavam a vir de um ponto elevado num edifício próximo e que o atirador aparentava estar a tentar alvejar pessoas na rua. A partir desse momento, chegou polícia “de todos os lados”.

As primeiras informações relativas a este tiroteio foram adiantadas pela conta oficial da cidade na rede social X, publicando que “o Departamento de Polícia de Minneapolis encontra-se no local de um tiroteio na zona da 15 E Grant St., que envolve várias vítimas, incluindo dois agentes da polícia”.

A mesma publicação pede às pessoas que “evitem a zona”, que está localizada a poucos quarteirões do Centro de Convenções de Minneapolis, tendo o cordão policial sido mais tarde alargado a mais ruas.

O governador do Minnesota, Tim Walz, já reagiu ao incidente, adiantando através da sua conta oficial de Facebook que a sua equipa de segurança pública está a responder ao tiroteio e que as autoridades estaduais se encontram no local. Numa publicação subsequente, Walz disse-se grato às “forças de segurança que estão a trabalhar ativamente para garantir a segurança dos nossos vizinhos no centro de Minneapolis esta tarde”.

O diretor do FBI, Kash Patel, também já disse estar a par do tiroteio, afirmando que vai disponibilizar “todos e quaisquer recursos necessários para ajudar as autoridades locais”.