Um deslizamento de terras provocou uma enxurrada na vila de Chumnunbri, no Nepal, a cerca de 100 quilómetros da capital Katmandu. Uma quantidade grande de terra seca no distrito de Gorkha provocou o bloqueio de um afluente do rio Budhi Gandaki, que transbordou. Não há registos de mortos ou feridos até ao momento, mas cinco pessoas estão desaparecidas: duas mulheres e três homens residentes em Unglilud, que estavam num curral de ovelhas no momento da cheia repentina. O nível da água ultrapassou os oito metros.
A inundação destruiu dezenas de casas, estruturas e infraestruturas, como três pontes e equipamentos da construção de uma hidroelétrica, além de ter causado danos a duas torres de telecomunicações e 50 postes de eletricidade. Foram resgatadas com quatro helicópteros do exército nepalês 82 pessoas, incluindo um bebé e nove turistas estrangeiros cujas nacionalidades não foram divulgadas.
Uma equipa do exército do Nepal retirou seis pessoas da zona de Jagat, que está em risco de derrocadas, com o apoio de meios aéreos e terrestres, informou aquela força de segurança numa publicação na rede social X. Estão também destacadas equipas de apoio às operações de busca e salvamento em Katmandu.
बुढीगण्डकी नदीमा आएको बाढीपश्चात् खोज तथा उद्धार कार्यका लागि नेपाली सेनाको फौज हवाई तथा स्थल मार्गबाट खटिई पहिरोको जोखिममा रहेको जगत इलाकाबाट ६ जनाको हवाई उद्धार गरेको । काठमाडौँमा रहेको composite quick reaction team समेत हवाई साधनबाट उक्त इलाकामा तैनाथ भएको । pic.twitter.com/nCCqo5zdCB
— Nepali Army (@NepaliArmyHQ) October 11, 2026
A ocorrência foi registada às 6h do horário local (1h15 em Lisboa), sendo a população alertada através de SMS para deixar a região. Às 6h30, a estação hidrométrica de Budhigandaki-Arughat registou que o nível da água subiu de 2,28 metros para 3,66 metros. O nível de alerta, que é de 4,50 metros, já havia sido ultrapassado na medição seguinte, às 7h50, que marcava 5,01 metros.
“Embora tenha registado uma ligeira descida a seguir, o nível voltou a subir rapidamente, atingindo 6,22 metros às 08h30 e 8,43 metros às 08h40. Logo de seguida, a força da cheia arrastou a estação de medição juntamente com a ponte, pelo que deixaram de estar disponíveis dados adicionais”, comunicou a Autoridade Nacional para a Redução e Gestão do Risco de Catástrofes (NDRRMA) na sua página do Facebook.
“Dado que apenas se registou chuva fraca e pontual nas últimas 24 horas, é pouco provável que a cheia tenha sido causada por precipitação imediata”, afirmou a NDRRMA, que deve realizar uma análise técnica detalhada para apurar a causa exata do deslizamento de terras que provocou a enxurrada. A divisão de previsão de cheias e inundações afirmou em comunicado que a população deve manter-se afastada das margens do rio e das aldeias nos arredores “pelo menos até ao final” deste domingo. Foram mobilizados 437 elementos das forças de segurança, sendo 127 do Exército do Nepal, 133 da Polícia do Nepal e 177 da Força de Polícia Armada do Nepal.
Em 26 de agosto desse ano, aquele país asiático enfrentou um severo deslizamento de terras e enchentes na divisa com o Tibete, quando morreram mais de 1.400 pessoas (das quais apenas 105 foram identificadas) e cerca de 7 mil desapareceram — incluindo dois portugueses. Outro deslizamento de terras ocorreu a 28 de setembro, provocando a morte de pelo menos trinta pessoas.
*Notícia atualizada às 15h14 com o número mais recente de pessoas resgatadas divulgado pela NDRRMA.