Uma equipa composta por cientistas internacionais e do Equador anunciou quarta-feira ter identificado uma nova espécie de tartaruga-gigante nas ilhas Galápagos. Só há algumas centenas tartarugas daquela espécie, referiu, em comunicado, o ministro do Ambiente do Equador. A descoberta foi publicada na revista científica Plos One.

Os especialistas acreditavam há muito tempo que as duas populações de tartarugas-gigantes da ilha de Santa Cruz eram da mesma espécie, mas testes genéticos mostraram que as que vivem na parte oriental da ilha são diferentes, refere o documento.

Os cientistas, liderados por Gisella Caccone, da Universidade de Yale, batizaram a nova espécie de Chelonoidis donfaustoi, em homenagem a Fausto Llerena, o tratador de Lonesome George (que morreu em 2012), um macho de tartaruga da ilha Pinta e o único sobrevivente conhecido da sua espécie. “Estimamos que existam entre 250 e 300 elementos desta espécie”, disse o cientista equatoriano Washington Tapia, que participou na pesquisa.

O arquipélago das Galápagos, situado a mil quilómetros a oeste do Equador, é um ecossistema frágil, que abriga o maior número de diferentes espécies animais do planeta. Em 1979, a Reserva Natural tornou-se o primeiro Património Mundial da UNESCO (Agência da ONU para a Educação, Ciência e Cultura).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR